eXTReMe Tracker

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Siga para 2010 com bom balanço de 2009

Chegamos ao dia de balanço de um ano, que no geral foi positivo por todas as experiências com que me presenteou e com todos os desafios que me foi colocando.

2009 ficará marcado como o último ano em que passei os 365 dias como solteiro, foi o ano em que vivi a experiência de um despedimento em massa (sem ter culpa nenhuma), foi o ano em que mudei novamente de emprego, foi o ano em que passei a liderar uma equipa de desenvolvimento, foi o ano em que passei a ser empresário, formando com outros colegas a nossa própria empresa, foi o ano em que praticamente não usufrui de férias, foi o ano em que mais cresci profissionalmente e muito provavelmente pessoalmente.

2009 foi sem dúvida o ano de viragem em muita coisa na minha vida, não foi o ano mais espectacular em termos de diversão, mas foi o mais espectacular em termos de pontos de viragem e de importância para o futuro.

Foi o ano em que decidi que 2010 será o ano de “assentar arraiais” e de me casar, foi o ano em que decidi comprar casa, sem dúvida das duas decisões da minha vida (que sem ti não seriam possiveis ;) ). Foi um ano calmo em que todos os que me rodeiam continuaram com saúde e a concretizar os seus sonhos, com maior ou menos dificuldade, mas o importante é que o conseguiram.

Que 2010 entre em grande e que seja ainda melhor que 2009. 2010 será um ano repleto de emoções e de eventos, portanto espera-se um ano com mais “sentimentos à flor” da pele, mas espero daqui a um ano estar a fazer um balanço positivo tal como faço agora de 2009.

A todos um grande Abraço e os desejos sinceros de um ano de 2010 cheio de saúde, sucesso, felicidade e de realização pessoal e profissional.

Adeus 2009....

2009 foi, pessoalmente, um bom ano.

Primeiro que tudo, constatar com júbilo que toda a minha família, e amigos mais chegados, passaram o ano bem de saúde, comemorando mais 1 aniversário em boa forma. No fim, é o que mais importa.

Depois, em termos profissionais, foi um ano de experiência acumulada, participando em trabalhos importantes e estimulantes, o que destaco como nota positiva. Como negativo, o facto de a crise não ter passado ao lado do mercado de trabalho, obrigando o patronato das consultoras a optar pela contenção salarial. Pese embora o descontentamento de muitos, acho que importa fazer do negativo positivo. E, no meu caso, em que estou ainda a sedimentar experiência e sabedoria profissionais, prefiro destacar os trabalhos diversos e estimulantes que tive este ano, e que no final do ano me tornam um trabalhador mais válido e profissional.

Em termos musicais, foi um ano excelente, com a minha peregrinação a Dublin para ver os U2. Não poderia ter melhor acontecimento para figurar como n.º 1 na galeria dos grandes momentos da minha vida este ano. Vi também os Muse, de que gosto muito, o que foi a cereja em cima do bolo. Em todo o caso, quero também nomear o concerto dos Oasis, que para grande pena minha parecem ter terminado de vez. Foi um concerto muito bom, o 2º melhor do ano que vi, e que irei recordar durante muitos e bons anos.

Desportivamente, foi um ano para esquecer. O Sporting brindou-me com a pior goleada vista em vida do clube, os 12-1 do Bayern, e esta época está a fazer um trajecto miserável. Agora reforça-se loucamente. Enfim, pode ser que 2010 sorria ao Sporting. Uma taça de Portugal e 2º lugar no Campeonato já não era mau!
O negativo, a crise política em que está mergulhado o País. Sócrates big culpado.
Para as despedidas, ficam aqui os tops cinema e concertos.

Top 3 cinema

1. Gran Torino
2. Quem quer ser bilionário
3. Ligações Perigosas
Menção honrosa: UP altamente

Top 3 concertos

1. U2 @ Croke Park, 24.07.09
2. Oasis @ Pavilhão Atlântico, 15.02.09
3. U2 @ Croke Park, 25.07.09
Menção honrosa: Muse @ Pavilhão Atlântico, 29.11.09

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Tarzan Boy

Hoje, uma crónica do Markl fez-me relembrar esta música. Que tesourinho deprimente.

Não dá para fazer mais nenhum comentário…

O n.º 1

Mais um ano que passa, e o Expresso continua a figurar como o n.º 1 dos semanários. Para mim, o melhor jornal português!
Gosto muito das crónicas do arquitecto José António Saraiva, e durante os primeiros números, ainda tentei entrar no Sol. Mas sem sucesso. Um jornal que pretende ser tudo e mais alguma coisa (aquela secção do Crime não lembra a ninguém) acaba por não saber a nada. A secção política e de internacional é pobre. As crónicas do Marcelo Rebelo de Sousa, que poderiam ser uma mais-valia, são simplistas. E até o Paulo Portas, que escreve muito bem, só sabia falar de cinema...e entretanto saiu. Por isso, hoje, quando quero ler o Sol, é mesmo pela Internet. Comprar jornais só mesmo o Expresso.
Nos Diários, como tenho o DN sempre à mão é aquele que acabo por ler mais. Mas só o que me interessa. O jornal assumiu muito as dores do PS. Sempre a insistir no casamento dos homossexuais, que já enjoa. Para não falar na inenarrável Fernanda Câncio. Mas, atenção, a secção cultural e desportiva é muito boa. E gosto de ler o João Marcelino, apesar de alguma partidarite. Pena é que o João Miguel Tavares tenha agora saído.
Outro de que gosto muito é o I. Pelo menos, ao nível de site, tem um site muito bem conseguido. Comprar, só comprei umas 2 vezes.
Correio da Manhã é jornal populista. Só é mesmo interessante na parte do cor-de-rosa. Ficamos sempre a saber por ele, em primeira mão, a capa da Playboy, lolol.
Nos desportivos, o Record é o que tem, actualmente, o melhor site, e bons cronistas. No entanto, continuo a ser um fiel de A'Bola.
Quanto às revistas, há muito que a Visão deixou de ser, para mim, a referência. Acho que a revista perdeu algum do seu encanto, apesar de continuar a ser a melhor. A Sábado tem bons conteúdos, mas algumas capas algo populistas acabam por a relegar para o 2º lugar.
No que toca aos jornais concelhios, saúdo o facto de o Jornal de Esposende ter recuperado da letargia onde se encontrava. No entanto, a publicação está a ser uma espécie de oposição ao Regime, pois ainda não saiu número em que não criticasse a câmara e o seu Presidente.
Quanto ao Farol de Esposende, para mim o Expresso do Concelho de Esposende, e de que me orgulho ter publicado, no último número, um artigo de opinião meu, julgo que poderia apostar mais nas secções de opinião (José Felgueiras, Penteado Neiva, Nogueira Afonso, só para citar alguns, que já nos brindaram com excelentes crónicas), e em conteúdos variados, como sucede agora com o Jornal de Esposende.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

E de repente....

O Sporting passa da belenização à benfiquização...olé!

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Feliz Natal

Este ano os afazeres natalícios fizeram atrasar a mensagem de Natal do nosso Blogue. Mas a mesma não caiu no esquecimento.

Os responsáveis por este pequeno estamine desejam a todos um Feliz e Santo Natal, recheado de alegria, felicidade, saúde e um “quente” ambiente familiar.Que o nascimento de Cristo traga uma nova luz à vida de todos e que todos consigam encontrar a sua luz para lhe iluminar o caminho de uma novo ano que ai se avizinha.

Para todos um Abraço Fraterno

João Felgueiras e Francisco Melo

P.S. – Escrevo em nome do Francisco, mas certamente, o mesmo concordará com a minha mensagem. 

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Parabéns!

Ao meu avô, engenheiro Guimarães, por completar hoje 91 anos de idade!
Quem olha para ele não dá pelo correr dos anos. Mantém-se em boa forma, e sobretudo com uma presença e frescura de espírito notáveis!
Um forte abraço vô!

terça-feira, dezembro 22, 2009

Aviso à navegação

Andam por aí balanços espalhados nos últimos dias, em revistas e jornais, sobre o melhor e o pior desta década, a 1ª do 3º milénio, do séc. XXI, que supostamente termina agora.
Nada mais errado. A 1ª década do séc XXI termina sim a 31 de Dezembro de 2010, conforme melhor explicado aqui.
Por isso, toca a acalmar que ainda faltam mais 373 dias para fechar a 1ª década do 3º milénio.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Borrar a pintura

Jesualdo Ferreira tinha tudo para lançar o Porto definitivamente na tabela classificativa este fds. Porque vinha de vitórias categóricas (em guimarães e em madrid), porque o Benfica partia desfalcado para o jogo, porque o Benfica dera mostras de grande nervosismo no jogo contra o Olhanense, e porque o Benfica só vencera por 1 vez o Porto no novo estádio...
No entanto, vá-se lá saber porquê, o Professor voltou a ter outra das suas conhecidas paragens cerebrais, e montou 1 equipa a medo no jogo da Luz. Tirou Varela, actualmente o jogador portista em melhor forma, e incluiu Guarin no 11, um jogador que está longe de convencer.
O resultado foi o que se viu. O Porto nunca conseguiu mandar no jogo, e deixou para o Benfica as principais oportunidades de golo durante o jogo.
O Porto perdeu bem, e perdeu oportunidade de ultrapassar o Benfica nesta recta final da 1ª volta. Começará 2010 a 4 pontos de distância do principal rival, e vê os seus adeptos deprimirem-se de novo, pois este Benfica já provou que vai ser osso duríssimo de roer nesta edição da Liga. Quanto a Jesualdo, foi 1 oportunidade que não podia mesmo desperdiçar, visando a sua continuidade no comando técnico da equipa para o próximo ano.
P.S: apesar de arredado destas lutas, foi positiva a vitória do Sporting na fFigueira da Foz. Termina o ano a vencer, e segue-se agora uma paragem que pode ser positiva para Carvalhal reforçar os seus métodos tácticos, e o plantel reforçar-se bem. E dispensar bem, também.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Expresso

A edição de amanhã do Expresso traz grande reportagem/entrevista com o Prémio Pessoa 2009, D. Manuel Clemente. Vale a pena comprar, porque o entrevistado é realmente brilhante, e com 1 discurso deveras cativante!

quinta-feira, dezembro 17, 2009

O meu 2º sismo

8 anos de Lisboa, já não sei quantos sismos se deram pela capital do império, e ontem à noite mais 1. O mais forte dos últimos 40 anos, e o 2º que me dei conta desde que aqui vivo. 6º escala de Richter. Foi sinistro.

Tinha acabado de chegar a casa dum jantar de Natal entre colegas da Faculdade, estava a aprontar-me pro vale, quando oiço um forte ranger das portas e barulho do chão, que ainda pensei ser o meu colega de casa. No entanto, o barulho era suficientemente forte e prolongado para ser feito por 1 pessoa. Ainda assim, a 2ª hipótese que me saltou a mente foi que alguém estava a assaltar a casa. Mas depois comecei a prestar mais atenção aos objectos do quarto e a ideia do assalto caiu logo em terra. Um cabide que tinha em cima da cómoda tremia, tremia, fazia barulho, até que caiu ao chão. Para completar a cena, olho estupefacto para o meu candeeiro a tremer por todos os lados. Pensei, isto é um tremor de terra, só pode. Depois parou tudo. Fiquei meio atordoado entre o verosímil da cena ou alguma ficção criada pela minha cabeça, ao fim de tantas horas de pé, e já suficientemente exausto.
Meti-me na cama, mas não consegui deixar de pensar no assunto. Como faltava pouco para as 2h resisti a entrar pro meu 7º sono de vez, e quando ligo o rádio fica o mistério desfeito: Lisboa acabara de sofrer um sismo, de 5,4º escala de Richter. Fiquei contente por confirmar que não era um delírio!
Hoje no escritório de manhã não se falava noutra coisa. Colegas assustadas, que foram para ombreiras das portas por exemplo. Confesso que não tive essa presença de espírito. Estava tão cansado que o apelo ao vale falou mais alto. Um bom apontamento para futuros sismos, sem dúvida.
Este sismo durou o suficiente para várias teorias me assaltarem a mente até à visualização mental final de que estava a dar-se um tremor naquele preciso momento. É uma experiência única que normalmente vemos na televisão e felizmente sem consequências de maior.
Tomara que todos os sismos de Lisboa sejam sempre assim, desta ordem de gravidade...

terça-feira, dezembro 15, 2009

Brrrrrr....

Faz imenso frio lá fora.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Breves

- A agressão a Berlusconi foi lamentável. Ponto. Por muito que não se goste do PM italiano, e da sua forma de estar e fazer política, a verdade é que as ideias combatem-se pela força do voto, pela força da retórica, e não pela força física. Mas, ainda admitindo que alguns políticos estão mesmo a merecer levar no focinho, então que se adopte a estratégia mais simpática e menos agressiva daquele cidadão francês (?) que espetava com bolos de natas nas caras de políticos polémicos. Sempre era mais doce e visualmente mais eficaz (antes um político de cara cheia de natas, do que a sangrar, pois nesse caso ninguém se vai encher de comiseração).
- Bettencourt voltou a prometer reforços. Engraçado como ainda há 4 meses, no período mais importante do ano - o defeso - não tinha tostão pra comprar 4 míseros reforços, e agora tem. De facto, a preparação da época desportiva do Sporting é um case-study.
- A Grécia está à beira da falência técnica. Cá em Portugal, Governo e Oposição radicalizam os discursos de dramatização, no que toca a orçamento e desemprego. Este caso só vem reforçar ainda mais o erro crasso do Governo de Sócrates quando afrontou Cavaco com a questão dos Açores. A esta hora, o Presidente podia estar a valher-lhes, mas não está. Este caso só ilustra bem a falta de dimensão governativa do PS. Ter tomado partido junto do aparelho açoriano contra o Presidente foi o maior tiro no pé que poderiam ter dado. Agora, estão a pagar a factura.
- Não vejo como Alegre fizesse melhor que Cavaco neste contexto. No entanto, é bom que o poeta-deputado venha a terreiro na disputa Presidencial. Ao menos vai dar luta a Cavaco, que tem saído uma desilusão como Presidente. Esperava muito mais dele, confesso.
- Tiger Woods é o desportista mais bem pago do mundo, tem um mulherão (modelo sueca) mas no seu íntimo nunca se achou suficientemente atraente, e vai daí envolveu-se com uma série de mulheres. Agora, sucedem-se as amantes, umas verdadeiras, outras falsas, que vêm abrir mais as portas, já de si gravemente escancaradas, da vida privada de Tiger Woods. Assim se abala a reserva (moral e profissional) de um grande campeão, talvez de forma irreparável.
- Depois de Lance Armstrong, agora é a vez de Michael Schumacher poder regressar à competição desportiva. Uma das manifestações de um grande campeão é saber sair de cena. Por muito que isso lhe custe. Porque o regresso nunca é a mesma coisa. Ainda que se ganhem algumas provas.
- Em devido tempo manifestei junto de quem de direito, a grave lacuna de Esposende não ter um guia turístico que se preze, com informaçã completa e actual dos seus lugares de encanto, restauração, e cultura. Sendo o Turismo o baluarte da nossa economia local, não se compreende como é que ainda não temos um guia que honre a cidade e desafie os visitantes que por cá passam.
Adenda
A atribuição do Prémio Pessoa a D. Manuel Clemente só surpreende quem não acompanha a carreira irrepreensível que o actual Bispo do Porto tem feito nos últimos anos, na Igreja Portuguesa e na sua sociedade.
Há algo de especial em D. Manuel Clemente. Seja pela simpatia e concórdia que emana da sua figura, seja pelas palavras certas que diz, no seu timbre sempre cativante. D. Manuel Clemente é uma figura carismática e tomara que chegue a Cardeal, porque a Igreja Romana precisa de pontas-de-lança da sua massa!

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Parlamento on rocks


O Presidente da Comissão que está a tentar pôr ordem na casa, mas sem sucesso, é o Presidente da Assembleia Municipal de Esposende.
Pena que não estivesse munido de cartões vermelhos para admoestar aqueles 3 tristes deputados....

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Para o ano estão cá todos

U2, Muse, Pearl Jam, e agora Metallica. 2010 promete ser o melhor ano da década no que toca a bandas consagradas a actuar em Portugal num só ano.
Já por diversas vezes manifestei aqui a minha vontade em rever os Metallica ao vivo, mas sempre sem sucesso. O concerto de 2004 no RiR foi dos melhores da minha vida. Depois disso já cá estiveram 3 vezes, e eu não mais voltei.
Gostava de ver se agora à 4ª era de vez! O Pavilhão Atlântico começa a não me encher as medidas no que toca ao som. No entanto, já ando a prometer a mim mesmo, de há vários concertos a esta parte, que o próximo terá de ser na bancada, para ver como é ver um concerto desse lado.
Enfim, fica aqui a intenção. Será?

Acertando o passo

A notícia de que Caicedo estará de saída agora na pausa de Natal, é mais um ponto positivo nesta nova direcção táctica que JEB está a imprimir nos destinos do clube.
Confesso que estou agradado com a frontalidade de Carvalhal, que sabendo ter um contrato a prazo, está a fazer tudo para provar que é muito melhor treinador do que a passagem sem sucesso por 10 clubes diz. Nesse sentido, já identificou as lacunas, e onde é preciso reforçar, bem como está a querer livrar-se dos jogadores que são rendimento nulo na equipa. Infelizmente, não será possível mandar embora metade do plantel (Abel, Pedro Silva, Grimi, Postiga, só para citar alguns), mas estas saídas já abrem espaço para a entrada de alguns bons reforços.
Enfim, com a 1ª volta da Liga ainda por dobrar, um sorteio favorável na taça, e o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa conseguido, o Sporting ainda vai a tempo de justificar alguma coisa nesta época futebolística. Assim seja!

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Não há que enganar

Esta equipa do Benfica é a segunda melhor equipa da Liga desta década, depois do conjunto do FC Porto que venceu a UEFA/Champions.
Podem nem chegar a vencer o campeonato, mas que estão a fazer uma das 1ªs voltas mais espectaculares dos últimos 10 anos lá isso tão!
P.S: Angulo foi um flop monumental e o Sporting fez bem em corrigir o enorme erro de casting, abrindo uma vaga para o mercado de inverno. Pena é não ter começado mais cedo com esses acertos e, ao invés, ter tomado decisões em sentido contrário, como foi o caso da renovação com o Pedro Silva.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Muse IV

Dia 27 no Rock in Rio, como cabeças-de-cartaz.
Dois anos seguidos a ver U2 e Muse. Há coisa melhor? ;)

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Jorge Lopes

O comentador residente do Atletismo para a RTP, a voz que nos acompanha desde que nos conhecemos como gente, o narrador dos momentos mais áureos do atletismo português, desapareceu!
Uma grande, grande perda para a nossa televisão. Era um comentador irrepreensível, com um timbre muito próprio, e que analisava as provas com um rigor doutoral. Era uma delícia ouvi-lo comentar as provas, sobretudo as que metiam os portugueses.
Quando muitas vezes se discutem os cromos narradores do futebol na nossa televisão, talvez fosse bom deterem-se no exemplo de Jorge Lopes, no exemplo de como deve ser um comentador de categoria e com autoridade!

terça-feira, dezembro 01, 2009

Uma nova Europa

Entra hoje em vigor o Tratado de Lisboa.
Um Tratado vincadamente português. Gerado durante a Presidência portuguesa da União Europeia, com o Presidente da Comissão português e com o seu nome a tomar emprestado o nome da capital do País.
Mas, mais importante que estes pormenores nacionalistas, é o facto de o Tratado arrumar a casa, que nos últimos anos viu entrar novos moradores, o que tornou ainda mais impraticável aquela regra da unanimidade para as grandes decisões sobre a construção europeia. É verdade que agora os Países pequenos perdem alguma da sua força, mas convenhamos, a construção europeia se já era complicada a 15, com 27 ainda mais ficou, e as coisas ou bem que andavam, ou então entraríamos num imobilismo sem retorno. E esta opção é a menos desejada por cada um dos 27. Por isso vem aí a maioria qualificada, e outras alterações também importantes nesse sentido.
Pode não ser o melhor Tratado daUnião Europeia, mas já representa um bom avanço, e tomara que seja bem sucedido. A bem de todos nós que também fazemos parte do Projecto Europeu.
Por isso digo boa-sorte Tratado de Lisboa!

Quando tudo parecia já ter acontecido ao Sporting...

Eis uma polémica mesmo a jeito para esta altura do ano, sobre as gameboxes do Sporting e a sua discriminação para com os casais homossexuais. Não vou discutir o tema, que já há quem se tenha pronunciado sobre ele com propriedade.