eXTReMe Tracker

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Antevisão OE

O artigo em que colaborei. O título é da minha autoria... :)

Boa noite

Escrever a mesma ideia de 3 ou 4 formas diferentes, resumida ou alargada, com base numa Proposta de Orçamento fresquinha e acabada de sair quando passavam das 23h, é forte! Muito forte!
E dito isto preparo-me pra voltar pra casa. Fomos os últimos a acabar. Mas esses, diz o povo na sua sabedoria, são sempre os primeiros. Assim seja!
Boa noite!

terça-feira, janeiro 26, 2010

Um País à parte!

Já não bastava o Orçamento de Estado para 2010 ser apresentado em finais de Janeiro, e a sua aprovação global estar prevista apenas para Março, como a proposta de lei foi hoje entregue quando passavam das...22h! :S Não digam que isto é de um País normal, porque não é...
Um longo serão espera-me pla frente...

Foi bonita a festa pá!

O jogo de ontem à noite de homenagem às vítimas do sismo no Haiti, foi também uma oportunidade única e emocionante de rebobinar a cassete do filme da nossa vida para trás e recordar os primeiros anos em que nos deliciávamos com esse fenómeno de massas que era novo para nós, o futebol.
Embora não seja benfiquista, não fiquei indiferente aos minutos em campo de Schwarz, Magnunson (a estrela da noite), Valdo, Mozer, Dimas, para citar alguns. Foram jogadores que estiveram nos melhores momentos do Benfica, que ganhavam sempre ao meu Sporting, e por isso não os recordo lá com muita saudade lol, mas vê-los em campo, foi recordar as tardes de domingo em que ficava preso à rádio para ouvir os relatos da bola, ou a ver à noite os primeiros jogos que eram transmitidos pela Tv. Bateu uma saudade imensa!
Gostava que o jogo de homenagem ao Iordanov fosse também uma oportunidade para rever as estrelas do Sporting! Faço questão de ir ao estádio ver essa partida!
O amor do jogador à camisola infelizmente já se perdeu há uns bons anos. Mas ver esta malta voltar ao campo, e aplaudi-los no campo não é apenas um tributo aos ídolos da nossa juventude que nos deliciavam em campo. É também um tributo ao espírito que eles representavam e que tanto significado tinha para nós, o amor à camisola, em que defendiam o nosso clube até à morte! Obrigado All-Stars do Sporting, Benfica e Porto!

domingo, janeiro 24, 2010

1ª Taça

Andava aqui a vasculhar algumas fotografias antigas e deparei-me com fotografias da minha “meninice”, não é que ela tenha acabado à muito tempo, mas senti umas certas saudades destes tempos.

A equipa do Largo dos Peixinhos, constituida aqui pela malta do burgo foi a primeira a vencer uma competição entre bairros. Estas competições fizeram parte de páginas de jornal aqui na terra. Era uma altura em que os miúdos inventavam brincadeiras para andar na rua até altas horas  da noite, sem existir telemóveis com os quais eramos controlados, mas onde os nossos pais sabiam sempre que estavamos em segurança (tirando umas nódoas negras que iamos acumulando de quando em vez).

Este primeiro torneio foi disputado em “casa dos rivais” do bairro sudeste, os apelidados ‘olimpic tunks’. As equipas participantes, ‘olimpic tunks’, ‘largo dos peixinhos’, ‘os correios’ (a malta que morava perto dos correios, como é bom de ver), os da ‘ribeira’ (que moravam ali na zona do rio, mais a norte, junto da capela do S.João) e depois uma equipa constituida por malta que morava para lá da estrada nacional.

No entanto, o primeiro torneio foi disputado pelas 4 primeiras equipas referidas, das quais se destacaram a equipa da casa e o largo dos peixinhos (da qual fazia parte), foram estas que disputaram a final, da qual a equipa do largo dos peixinhos se sagrou campeã.

Aqui deixo a fotografia dessa 1ª taça e da equipa que a conquistou.

image Em cima: João Felgueiras, André (badaró), Rui Pedro, Bruno Ferreira, Francisco Velasco.

Em baixo: João Ferreira, Huginho (badarozinho), João Diogo, Roskas

Esqueçam..

No Code, Yield, Binaural, Riot Act, Pearl Jam...
Backspacer é o melhor álbum do quinteto de Seattle dos últimos 15 anos. 37 minutos apenas, mas músicas eternas como Just Breathe ou Got Some. Os Pearl são uma banda à parte, e pese embora os bons anos que levam em cima, continuam a fazer grandes canções como se fosse a sua primeira vez, o que é de louvar! Keep on rockin in a free world Pearl!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Escutas

Estão aí no youtube (não sei por quanto tempo) as escutas telefónicas no âmbito do Apito Dourado.
Primeiro ponto: é lamentável que as escutas tenham sido divulgadas, numa gravíssima violação do segredo de justiça. Pinto da Costa, e demais visados, têm todo o direito em indignarem-se, e assiste-lhes total razão para processarem os autores desta violação. Por essa razão, decidi não divulgá-las aqui, nem fazer qualquer referência ao respectivo link.
Segundo ponto: o conteúdo das escutas, que já se sabia dos jornais, é demasiado grave para que os seus protagonistas não tenham tido consequências maiores no âmbito deste processo. Combinar árbitros, pedir sumaríssimos ao Liedson, é francamente muito mau.
É óbvio que há aqui uma campanha clara para atingir o FC Porto e o seu Presidente, que já começara com o famigerado caso do túnel da Luz. Só por esta coincidência estranha, é que o combate que se deveria travar contra a corrupção no futebol perde muita da sua força e está inquinado à nascença.
Mas que não pairem mais in dubios pro Pinto da Costa e Major. Estes senhores foram o Sistema.

Nova Modalidade

Por estes dias em Alvalade parece que vamos assistir à criação de uma nova modalidade do clube. Parece que Sá Pinto continua a aperfeiçoar o seu upper-cut e será o primeiro a levantar a bandeira do Boxe do Sporting.

Agora foi o Liedson, mas o esquecimento do treinador Carlos Carvalhal no último encontro, aquando confrontado com o número de golos marcados por Liedson, deixam agora suspeitas que também ele terá levado um bom “supapo” do director Desportivo, perdendo a memória de curta duração…

pri

Será ele o substituto do nosso saudoso Tarzan Taborda?

terça-feira, janeiro 19, 2010

Este País não anda bem

Primeiro a discussão do casamento gay, o único projecto que se conhece ao Governo desde que foi empossado. Durante semanas, foi o assunto que dominou a agenda nacional (como se fossem milhões os gays em Portugal...), apesar do défice dos 8%, o crescimento económico de 0,5%, e o desemprego que chegou aos 10%.
Agora é o anúncio da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, quando falta....1 ano! Não se fala de outra coisa. E o défice continua nos 8%, o crescimento económico abaixo de 1% e o desemprego nos 10%.
Este País não anda nada bem. Estamos em crise económica séria, o Governo mantém a vontade de fazer investimentos muito discutíveis, mas os assuntos que dominam a agenda são de uma expressividade/relevância realmente nulas. Sejamos francos. Quando falta 1 ano para as Presidenciais, é gozar com as pessoas discutir-se agora, com esta amplificação toda quem é melhor, se Cavaco, se Alegre. Que interessa qual será o próximo corta-fitas? Alegre diz que falta cultura. De economia/finanças não dá 1 pra caixa. E o que assola Portugal é precisamente a economia/finanças.
Às vezes tenho pena dos portugueses. Querem-nos fazer passar por parvos, e vão assim conseguindo anestesiar-nos, sem darmos conta do aumento dos impostos, das portagens na A28, ou no desemprego que não baixa. É aguentar a corda até Junho. Depois, o Mundial ocupa-se da tarefa..

domingo, janeiro 17, 2010

Força Conan!

Ultimamente, as coisas pela NBC não têm estado nada fáceis para ele....

Olha, olha...

Queres ver que os populares Casamentos de Santo António vão passar a incluir os casais homossexuais?A Câmara de Lisboa já se apressou a desmentir a notícia. Mas o lobby gay diz que não vai tolerar essa discriminação. Depois de se ter apropriado da noção de casamento, só falta mesmo o Governo apropriar-se das festas religiosas e dos seus Santos...

sábado, janeiro 16, 2010

Parabéns

Completa hoje 100 jogos como redes da baliza do Sporting.
Desde as camadas jovens que todos lhe auspiciavam grande futuro. O futuro n.º 1 da nossa Selecção, diziam. Um redes ao estilo clássico de um Damas.
Rui Patrício ainda tem a imaturidade própria dos 21 anos. Mas já não oferece dúvidas. É o melhor guarda-redes português da actualidade, e vai dar um redes excelente na Selecção.
Também não tenho dúvidas que não ficará muitos mais anos no Sporting. Parabéns Rui!

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Campeão de Inverno

Terminou a 1ª volta da Liga Record, e é chegada a altura de fazer o 1º balanço.
Na Liga PwC, com colegas da empresa, estou num honroso 4º lugar (em 7), a 32 pontos do 3º classificado, mas a 56 do 2º e a mais de 100 do 1º. Tanto 1º como 2º são jogadores que formaram os seus plantéis à base da equipa do Benfica, beneficiando com a óptima forma da equipa da Luz. Para a 2ª volta o objectivo imediato é o assalto ao 3º lugar, e pelo menos ficar aí até final da temporada.
Quanto ao mano-a-mano com o meu grande amigo Zé Rui, 15 jornadas consecutivas em 1º não deram quaisquer hipóteses! Ganhei direito a jogo do Sporting de graça, hehe! :)
No entanto, cabe notar a grande recuperação encetada pelo Zé nas últimas jornadas, começando a 2ª volta a pouco mais de 20 pontos de mim. Nada está garantido!
Para a 2ª volta, vou fazer pequenos ajustamentos na equipa. Os principais vão para o ataque. Os meus 4 goleadores marcaram 8 golos ao longo da 1ª volta. Muito pouco. Então Liedson, nem se fala. Uma desilusão.
Mas está a valer a primeira participação na Liga Record. Para principiante, acho que não está nada mau.... :)

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Ter atitude

terça-feira, janeiro 12, 2010

Ridículos...

Nos últimos tempos, portistas e benfiquistas têm mostrado grande animosidade entre si.
Enquanto os da Luz, entusiasmados por uma temporada como não viam há muito, apregoam um novo slogan pelos estádios por este país fora intitulado "Carrega Benfica!", o qual é inspirado na veia goleadora da equipa, já os rapazes do Dragão, acossados pela perda da liderança à dobragem da 1ª volta (o que não se via há muito tempo), e sentindo-se provocados pelos festejos dos lampiões, apregoam que vão conquistar o penta "Contra tudo e contra todos!". Qual deles o mais ridículo...
Relativamente ao Benfica, estão a fazer uma 1ª volta sensacional, com muitos golos marcados e poucos sofridos. É legítima esta confiança reforçada. No entanto, cabe dizer que o Benfica não é nem foi o líder incondicional da Liga durante a 1ª volta. Quando muito, este à frente do campeoanato, 2, 3 jornadas no máximo. O mérito, esse, vai por inteiro para o Braga. Por isso, faz um pouco confusão quando se ouve "Carrega Benfica!". Porque indicia que o Benfica está a demolir os adversários (o que só é verdade para Setúbal e Nacional), e que em consequência lideram incontestavalmente a Liga, o que também não é verdade. Por isso, a frase acaba por perder boa parte do seu encanto quando se vê que nem mesmo carregando forte o Benfica consegue ser 1º no campeonato! Além de que já está eliminado da 2ª prova mais importante em Portugal, a Taça...
Já quanto ao Porto, o grito de revolta "Contra tudo e contra todos!" é argumento jurássico, que não convence ninguém. O Porto se acaba a 1ª volta em 3º é porque não conseguiu ser superior ao sensacional Braga e ao sensacional Benfica. E não reconhecer o mérito do adversário fica (muito)mal, sobretudo a quem foi campeão nos últimos 4 anos.
O Porto até que fez mais 1 ponto que no período homólogo, mas quando os rivais são mais fortes, nada há a fazer, que não respeitar (primeiro) e tentar contrariar (segundo).
Agora, retomar a já gasta e velha guerra contra Lisboa é argumento que deu jeito a Pinto da Costa e ao Porto há 15 anos atrás, mas que nos dias de hoje já ninguém leva a sério.
O Porto tem que se convencer que ninguém é 1º eternamente. Os campeões também perdem. O Porto, que se saiba, ainda não perdeu. Mas tentar contrariar isso fora do campo, em vez das 4 linhas, que é a sede própria, é mais um tiro no pé, como foram as contratações de Prediguer ou Guarín.
Por isso, o Porto tem que se concentrar antes em melhorar o nível da sua equipa, e não embandeirar com mais pseudo-guerrilhas Norte-Lisboa, porque se serve para desviar as atenções, pode não ser suficiente para ganhar jogos em campo.
P.S: amigo meu lembrava-me hoje ao almoço que nos 5 anos que o Dragão já leva como casa do FCP, não se lembra de ver um penalty marcado contra o Porto já em descontos, e quando o Porto ganhava por 1 golo de vantagem. Estive a pensar e também não me lembro. Elogiámos a coragem do árbitro (quem mais se atreveria na casa do Porto a marcar um penalty nesse momento do jogo?). Se alguém souber quando é que foi marcado o último penalty contra o Porto no Dragão a partir do min 85 (e com vantagem de 1 golo ou empate do Porto), a gerência agradece...

segunda-feira, janeiro 11, 2010

A demagogia do pluralismo..

A saída de Marcelo Rebelo de Sousa da RTP era uma questão de tempo....
Desde há muito que o comentador político vinha mostrando o seu desagrado para com a redução do seu espaço de comentário, que associava a uma estratégia do Governo em calar as vozes críticas que peroravam contra as medidas por ele adoptadas.
Marcelo é o melhor analista político, o único político-comentador que consegue falar mal do seu partido, sem estar a prestar fretes (ao contrário do que sucede com António Vitorino). Além de que tem um discurso/cadência cativantes.
Por isso faz mal a RTP em encostar uma mais-valia da sua programação como é Marcelo. Ao que tudo indica a TVI poderá ser o próximo destino do Professor, no que seria o regresso à casa do filho pródigo.
Esta ideia da RTP em que os comentários/debates políticos deverão passar a ter incluídas todas as sensibilidade políticas é um tiro no pé. Porque nem todos os partidos têm expressão eleitoral para tal, assim como a lógica do comentário de Marcelo ia muito mais além da mera defesa dos interesses do partido da sua cor. Marcelo analisava os factos, da sua perspectiva, mas nunca sendo faccioso. Era por essas, e mais razões, que foi mantendo ao longo dos últimos 9 anos esta presença habitual na televisão sem nunca cansar.
À falta da sua falta de vontade em retomar os combates políticos em sede própria, espero que Marcelo não esteja muito tempo afastado da televisão. Porque os próximos tempos políticos prometem, e o contraditório deverá continuar a ter lugar.

Dias de modernidade

Dentro de pouco tempo será muito normal que uma criança tenha dois pais ou duas mães (a luta pela adopção vai continuar), consuma livremente "drogas leves" na adolescência (não tardará…), opte nessa altura pela interrupção de uma gravidez que de repente deixou de desejar, ou não desejou de todo, e até se poupe razoavelmente cedo à luta contra uma doença apelando à eutanásia (outra discussão que não falha).

Um texto para reflectir.

Uma verdade inconveniente

"Nem o melhor Benfica dos últimos 15 anos consegue ser superior ao Braga", Nel.
A outro título, uma crónica muito assertiva de Júlio Magalhães este fds.
Mas os portistas que não se fiquem a rir. Esta polémica do José Diogo Quintela com o Miguel Sousa Tavares está a aquecer. Estou muito curioso para ver a resposta do MST ao contra-ataque do Gato Fedorento.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Gostei de ler aqui a tomada de posição do João sobre este assunto. Mostrou ser possível ser -se socialista e ter as ideias no sítio, algo muito raro nos dias de hoje no PS. Quando vemos que o Partido está entregue aos Sousas Pintos, Ricardo Rodrigues, e Fernandas Câncios, cabe perguntar se este é o mesmo Partido que teve Sousa Franco, Guilherme de Oliveira Martins ou António Guterres nos seus quadros.
Sobre o tema, uma inevitabilidade nos dias de hoje, assim como a adopção por parte de casais do mesmo sexo o será um dia mais tarde, fica a satisfação por uma discriminação injustificada - casais homossexuais não poderem beneficiar do regime sucessório e outros direitos, como sucede nos casais heterossexuais - terminar, mas ao mesmo tempo o lamento por achar-se que o nome que se dá ao vínculo entre homem/homem é a mesmíssima coisa que o vínculo homem/mulher, porque não é. O casamento, na sua génese, teve por base a união fértil homem/mulher e assim se deveria manter. O conceito foi criado por causa de e para esse vínculo. Não é agora um conselho de ministros iluminado a achar que pode alargar o conceito e modernizá-lo.
Depois do aborto, divórcio na hora, eis mais uma medida a modernizar Portugal. E o desemprego já vai nos 10%. E o défice nos 8%. E o crescimento económico esta década nos 0,5%. Não sei como quererá José Sócrates ficar para a história do País. Mas diz a História que quando abusas da sorte esta abusa de ti a dobrar. Espero que os meus receios sejam manifestamente exagerados...

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Parlamento Vs País Real

Bom artigo de opinião de Ricardo Reis.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Mr. Bean "atacou" Zapatero


O conhecido personagem de comédia Mr. Bean, interpretado pelo actor britânico Rowan Atkinson, surgiu hoje no site da presidência espanhola da União Europeia. Uma falha no sistema de segurança da página permitiu que a página fosse atacada por hackers que conseguiram bloquear o site e inserir uma imagem de Mr. Bean, a substituir a fotografia do primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero. Mr. Bean surgia no topo da página com a mensagem “Hi there” (Olá a todos). Apesar de a imagem não ter permanecido muito tempo online, os utilizadores das redes sociais não demoraram a passar a mensagem. A página voltou ao normal pouco tempo depois, com a mensagem de boas-vindas de Zapatero. No entanto, a página deixou de estar disponível, mantendo-se inacessível durante a tarde., notícia do I

Comentário: ahahahah, ele há ataques terroristas com muita graça!

Ora deixa cá ver se percebo isto...

1. O PS, BE, e PCP, dizem que o casamento gay já está mais que confirmado pela população portuguesa que, na sua maioria, votou nestes partidos, logo, aderindo aos respectivos programas.
2. Por isso, a petição para o referendo que hoje vai dar entrada no Parlamento vai ser chumbada.
3. A esta hora, o PS irá decidir se dá liberdade de voto aos seus deputados para a votação sobre a possibilidade de adopção por parte dos casais homossexuais.
4. A adopção por parte dos casais homossexuais, cabe recordar, não veio nos programas do PS, PSD e CDS, que juntos fazem mais maioria que PS, BE e PCP coligados.
5. Caso o PS dê liberdade de voto nessa matéria, há boas possibilidades de a adopção pelos casais homossexuais ser aprovada em Parlamento.
6. Temos, portanto, que o referendo ao casamento gay jamais porque a possibilidade de casamento vinha nos programas e o povo votou a favor (como se fosse possível no boletim de voto deixar alguma declaração de voto....).
7. Mas aprovar em Parlamento a adopção por parte dos casais gay, mesmo que o PS não o tenha previsto no programa e até há bem pouco tempo tivesse dito que estava fora de hipóteses, não há problema.
É minha impressão ou anda aqui alguém a querer tomar-nos por parvos?...

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Avatar

A estreia para o 1º filme do ano foi muito fácil: "Avatar", o novo de James Cameron, aclamado realizador de filmes de ficção científica (com grande relevo para os 2ºs tomos das sagas "Alien" e "Exterminador Implacável", que são os meus preferidos, e os de muita gente também), e do campeão Titanic.
"Avatar" reúne os condimentos adquiridos por James Cameron ao longo da sua carreira: uma grande estória de amor, uma narrativa que a todos prende desde a primeira sequência de acção, e imagens/gráficos de outro mundo.
"Avatar" é filmaço e não tenho dúvidas que será um grande candidato aos Óscares 2010. As expectativas eram altas e superou-as! James Cameron regressa às lides em alta, e prova porque é um dos melhores realizadores da sua geração.
Agora que os Óscares se aproximam, e com eles os grandes filmes da temporada, nada melhor que começar a temporada com Avatar, um filme incontornável no ano de 2010.

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Olá 2010!

O ano novo já cá canta, e com ele todo o entusiasmo, expectativas e sonhos, como não pode deixar de acontecer no 1º dia de cada ano!
A passagem-de-ano ontem à noite, no Porto, foi fantástica. Muito boa música, com anos 80 a marcarem a toada, um espaço agradável onde se dançou à vontade e, a primeira de todas as razões, a melhor companhia do mundo ao meu lado, com quem dei as boas-vindas a 2010! Um começo com os 2 pés!
2010 será um ano de grandes decisões para a minha vida, e que espero superar com sucesso. Deus me dê a graça para tal, e a Família e os amigos, o apoio sempre presente, como nunca faltou até aqui!
Tenho o exame final da Ordem dos Advogados, no que será o meu mata-mata deste ano. Por seu turno, a minha namorada tem o exame da especialidade (mais para o final do ano), onde também estarei dedicado a 200%.
Será um ano em que um primo meu e 4 grandes amigos vão dar um golpe de estado nas suas vidas. Um deles, porque aqui já referido, merece de novo ser lembrado: é o casamento do meu mais velho amigo, parceiro de brincadeiras desde os 3, 4 anos, e que ainda hoje continuam, João Felgueiras!
O João e a Ana tomaram uma atitude muito corajosa nos dias de hoje, que é casar (pois os tempos não tão fáceis para tal, e os últimos Governos que passaram, em particular este, não mostraram particular cuidado em valorizar e proteger a instituição da Família), e merecem ser Felizes, pois do que nos foi dado ver até aqui, fazem o chamado casal perfeito! Muitas bençãos para os 2!
2010 será um ano, musicalmente falado, marcado de novo pelos U2. Desta feita, o concerto do dia 2 de Outubro antevê-se como o momento mais alto do ano. Espero que seja o meu melhor concerto de sempre. Será também o ano da edição do novo disco da banda, Songs of Ascents, que espero que seja o melhor da década!
Desportivamente, falhada esta época, gostaria que o Sporting vencesse a Taça de Portugal, e a ADE subisse à 3ª divisão. O Benfica será o mais que provável campeão nacional, e a bem da quebra da monotonia da nossa Liga, até é positivo que assim se confirme. Quanto à Selecção, espero os quartos-de-final, como a qualidade do nosso 11 assim o exige!
Em 2010 estreia o 3º tomo da saga Toy Story, o meu filme de animação preferido de sempre. Expectativas altíssimas!!
Por fim, mas não menos importante, quero aqui deixar o desejo de que 2010, a exemplo do que aconteceu em 2009, seja um ano em que todos os meus familiares e mais queridos amigos passem bem de saúde, comemorando em forma mais 1 aniversário. Seja também um tempo em que quem tiver para tomar importantes decisões a nível profissional encontre dentro de si o conforto suficiente para tomar tais decisões, e para aqueles que procurarão o seu 1º emprego, que a Graça não lhes falte para serem bem sucedidos!
Em 2010 cá continuaremos a dizer de nossa justiça, sobre o que se passa no nosso mundo e no País! Que 2010 seja um ano melhor que 2009, e pior que 2011. É frase feita, bem sei, mas nestas alturas sabe sempre bem ouvi-la! ;D
Bom Ano a tutti!