eXTReMe Tracker

sábado, fevereiro 27, 2010

Um bom dia...

Para ficar em casa.
Safa!! Este tempo é mesmo nojento.

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Voleibol


No passado domingo fui ao Pavilhão Acácio Rosa ver um jogo de voleibol da 2ª divisão feminina. Belenenses-Santo Tirso, a opôr o 2º classificado contra o 1º, numa partida que marcava o fim da fase regular.
A ida ao Belém foi o cumprir de uma promessa antiga que fizemos à Bruna, nossa colega de trabalho, e uma das voleibolistas do Belenenses.
Foi um jogo muito bem disputado, que terminou na negra, com vitória do Santo Tirso por 3-2. Houve momentos do jogo que não ficaram nada atrás do que melhor se pratica ao nível do voleibol masculino.
Já não via um jogo de voleibol ia para mais de 10 anos, quando fui ver uns jogos de Portugal à Nave de Espinho. Gostei de voltar a esses ambientes.
A partida foi emocionante. 1-0, 1-1, 1-2, 2-2, 2-3, e ambas as equipas justificaram o porquê de ocuparem as 2 posições cimeiras da tabela.
No final, embora desalentados pela derrota do Belém e da nossa amiga Bruna, fomos afogar as mágoas para os Pastéis de Belém, que num dia Invernoso souberam que nem ginjas!! :D
P.S. Atenta a fotografia, quem contar da esquerda para a direita, a partir do senhor de vermelho, os jovens que se seguem sou eu e a minha colega Rita.

Sporting

1. E ao dia 25 de Fevereiro de 2010, numa temporada que se iniciou em Agosto, apareceu o verdadeiro Sporting. Os adeptos já mereciam uma alegria assim. Pelo menos, nos próximos 3 dias deixem-nos saborear um momento como este. Não sei se esta vitória moralizadora irá decidir alguma coisa da prestação do clube pro que falta. Enfim, é uma época tão má, que há que temer o pior.
2. Costinha a director-desportivo é a melhor tirada de Bettencourt nesta época para esquecer. Porque se trata de um homem da bola, sportinguista convicto, que tem larguíssima experiência nacional e internacional, e que pode blindar o balneário, sem corrermos o risco de haver nova pancadaria com balneário. Espero que o "Ministro" seja muito bem sucedido na sua nova tarefa.
3. Izmailov parece que vai ficar. Ainda bem. É dos melhores jogadores que já passaram por Alvalade nos últimos 10 anos, e quando está em forma, muda a equipa. É um jogador fulcral, e se o Sporting quer apostar forte na próxima época, não deve vender um jogador destes.
4. No próximo Domingo vamos receber o tetra-campeão. Depois de termos sido vergados no jogo contra a Taça, segue-se agora uma boa oportunidade para nos vingarmos. Era bonito!..

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Ah Zé!

E pronto...
Depois de tanto ameaçar, ameaçar, o Zé lá conseguiu assaltar o 1º lugar do nosso mano-a-mano.
Uma excelente prestação esta jornada com 70 pontos, o seu melhor score até agora.
Fiz 55 pontos, igualmente muito bom, mas não ter posto o Falcão a capitão foi o que me tramou.
Bom, agora é recuperar o 1º lugar quanto antes. O Zé não vai ter vida nada fácil...

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Abanão

Os trágicos acontecimentos ocorridos este fds na Madeira poderão fazer retomar a normalidade política em Portugal, nesta semana e eventualmente nas próximas.
As guerrilhas passarão para 2º plano, e altos valores se alevantarão. Tomara que as imagens desoladoras que as televisões e jornais nos têm apresentado se convertam em banho de humildade para quem tem grandes responsabilidades políticas, e todos se possam entender no essencial, colocando as diferenças entre si atrás das costas.
O País há muito que merecia melhor profissionalismo destes Senhores, e é nestas alturas que os Estadistas vêm ao de cima. Embora não haja grande fé nos protagonistas, fica o benefício da dúvida, e a legítima esperança de que possam efectivamente responder à altura da responsabilidade do cargo que ocupam.

domingo, fevereiro 21, 2010

Uma capa mortífera...


sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Obrigado Susana!

Quando entrei para a Price, meu primeiro e único emprego até agora, a Susana Fino ficou responsável por me introduzir na empresa, aos seus procedimentos, e formatar-me (no bom sentido da palavra) como consultor fiscal.
Como tinha entrado na firma um ano antes, era a pessoa ideal para me acompanhar, e partilhar das minhas aspirações/desalentos. Uma espécie de "anjo-da-guarda" como se lhe referiu o Sócio quando uma vez me chamou ao seu gabinete (assim como a todos que tinham entrado nesse ano) para saber como iam as coisas.
Hoje é o último dia da Susana na firma. Vai para a Refer. É um momento emocionante para todos. Afinal de contas, é das colegas mais profissionais e competentes que por cá passaram, com uma progressão na carreira meteórica. A Susana é craque, tipo Cristiano Ronaldo.
Tive imensa sorte em tê-la como tutora. E depois, como se não chegasse, é de uma simpatia imensa, transbordando generosidade por todos aqueles que a ela recorrem. E eu recorri à Susana muitas vezes. Devo-lhe os meus parcos conhecimentos de Excel e Powerpoint, que o curso de Direito nisso, infelizmente, não ajudou a consolidar conhecimentos.
Fico com muita pena de deixar de ter a Susana Fino como colega, mas sei que poderei contar sempre com ela. É uma amiga que fica para a vida.
Ter a Susana Fino como "anjo-da-guarda" no meu 1º emprego é daquelas felicidades que devem fazer um gajo ir a Fátima acender uma vela. Porque neste mundo competitivo, começa a ser mais raridade do que regra haver pessoas que se preocupam e ocupam genuinamente com a integração de um júnior, a sua formação, ajudando-o a encontrar-se consigo mesmo e com o trabalho que serve na firma.
A Susana cumpriu isso de forma fantástica comigo, e com os júniores seguintes que me sucederam. Hoje, enquanto a Susana se despede é um pouco da nossa alegria que se vai embora também. Mas, aplicar os seus ensinamentos e coisas boas que nos fez, fazendo-as ao próximo, é o melhor tributo que lhe poderemos fazer.

O admirável mundo das seguradoras

Tenho o carro no estaleiro porque há 2 semanas uma senhora achando que era tudo dela, mandou as regras de prioridade às urtigas, e vai daí quem viesse pela sua direita que se amanhasse. Infelizmente, não tive tempo para me amanhar o suficiente e lá embatemos os 2.
Agora segue a saga das seguradoras, e o tentar assacar a responsabilidade a quem de direito. É coisa pra levar 15 dias ou mais, seguramente.
Infelizmente já vou na 2ª semana sem o carro, e embora ande muito a pé, e algumas vezes de metro, o carro dá um jeito tremendo. Sinto falta do meu cool..sniff... :´(

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Nobre causa

Fernando Nobre, presidente da AMI, prepara-se para ser o 3º candidato na corrida ao cadeirão de Belém.
A esquerda caviar está em excitex! Para uns, porque vem encostar Alegre, candidato que não é unânime na sua ala. Para outros, porque não há defeito algum a apontar ao homem, que pela sua vida pública, merece a canonização em vida, tanto voluntariado tem praticado pela AMI.
Nestas alturas, vem-me à memória um excelente artigo de Alberto Gonçalves, colunista do DN e Sábado, que passo a reproduzir aqui na íntegra. Também eu, que já li e ouvi certas declarações políticas de Fernando Nobre, não me associo de cruz às suas imaculadas qualidades.
"Gostaria de dizer algumas palavras sobre o dr. Fernando Nobre. Mas quais? A julgar pelo que se escreve a propósito do fundador da AMI, os únicos qualificativos que a lei nos permite dirigir-lhe vão de "excelso" para cima: "bom", "valente", "digno", "altruísta", etc.
Com certeza, os que assim avaliam o dr. Nobre são testemunhas oculares dos feitos realizados pelo homem nos cento e cinquenta países a que levou o espírito missionário que o embala. Eu limito-me a conhecê-lo à distância, e talvez por isso tenha dele uma ideia ligeiramente diferente da do consenso que o canonizou. Não só não segui o dr. Nobre pelos cento e cinquenta países como não li os seus produtos literários: Gritos contra a Indiferença, Viagens contra a Indiferença e Imagens contra a Indiferença, obras que na minha prioridade de leituras estão logo após a colecção encadernada de "Teleculinária e Doçaria" do chef Silva.
O que conheço do dr. Nobre fundamenta-se apenas no que o próprio afirma em entrevistas e publica no seu blogue, misteriosamente intitulado Contra a Indiferença. Isto, lamento, não me chega para perceber a canonização ou sequer a reverência generalizada que a figura suscita.
Na opinião do dr. Nobre, o grupo terrorista Hezbollah, por exemplo, "não é um movimento de fanáticos, é composto por muita gente qualificada: professores universitários, muitos médicos". O fundamentalismo islâmico deve-se à "política autista e irresponsável do Ocidente".
As acções de Israel são comparáveis às "dos nazis no Gueto de Varsóvia e nos campos de extermínio". Os delinquentes que contestam a globalização através da incineração da propriedade alheia são "altermundistas, que gostariam de ver outro mundo, onde os cidadãos são respeitados e a política e a economia têm razão de ser, porque lutam pela valorização do ser humano". O Ocidente é tão vil que "já não tem muita idoneidade para falar de democracia e de direitos humanos ao Governo birmanês". A invasão da Geórgia deveu-se ao "aventurismo (sic) intempestivo do seu pouco democrático presidente" (por contraponto, presume-se, ao muito democrático Putin). Por fim, o rematado psicopata Che Guevara inspira uma "certa admiração" ao dr. Nobre, que às vezes confessa admitir que "isto só lá vai com metralhadora". Se me permitem, os delírios acima não configuram um santo nem ao menos um médico aflito com os males do mundo: configuram um extremista ideológico com agenda definida, ardores publicitários e um discurso que, não fora uma confessa aversão a partidos e a "politiquices" ("Fujo delas!", garante), se sentiria em casa no Bloco de Esquerda, de cuja lista às "europeias" o coerente dr. Nobre é aliás mandatário."

Carnaval à portuguesa

O São Pedro este ano quis ser pouco friendly com os foliões portugueses, e vai daí, encheu os nossos dias de Carnaval com muita chuva e frio, impedindo que alguns dos corsos carnavalescos previstos pudessem realizar-se na sua plenitude. E para os que se aventuraram a ir para a rua em trajes menores, sobretudo aquelas que quiseram revisitar o espírio e ambiente que por estes dias se vivem no Brasil, não puderam dar imagem mais pífia de um evento que não sendo português, os portugueses teimam em querer fazer parecer que sim.
Em abono da verdade, note-se que há Carnavais, como os de Torres Vedras ou Ovar, genuinamente portugueses, e festejados à portuguesa, sem brasileirismos, tendo um tom de autenticidade e humildade, que os tornam simpáticos e divertidos.
Já outros, como Loulé ou Sines, em que pretendem fazer dos seus desfiles uma espécie de parada no sambódromo, verdade seja dita que quando calha um tempo como o dos últimos dias, a ridicularidade da imitação vem ao de cima. Mulheres em trajes menores, a raparem um frio dos diabos...só mesmo em Portugal!
Tá bom de ver, que o Carnaval este ano passou-me ao lado. Outros interesses se alevantaram. E nos momentos mortos, em frente à Tv, nada como a Tv Cabo, ou um bom filme, para nos tomarem as atenções.
Quando escrevo estas palavras dou por mim a pensar: a Tv Cabo e os seus múltiplos canais foram 1 benção, que nos livraram dos programas carnavalescos e do Natal dos Hospitais, que em tempos idos, à falta de alternativa, ocupavam toda a programação da televisão, obrigando-nos a valentes secas.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Pe. Sá Pereira

Este fds regressei ao estádio Padre Sá Pereira para ver o Esposende defrontar (e infelizmente perder) com o grande adversário na luta pela subida à 3ª Divisão, o Taipas.
Apesar do imenso frio que se fez sentir (apenas mitigado com algum sol que se fazia sentir na bancada dos adeptos visitantes), foi um regresso que valeu apena ou não tivesse a minha última ida a jogos da ADE há cerca de ano e meio.
Aindam faltam muitas jornadas para o fim, mas quero crer que a ADE será capaz de reassumir o 1º lugar, não mais o largando até final. É um justo prémio para o clube, e para a sua Direcção que nos últimos anos tem levado a cabo uma enorme tarefa de recuperação da equipa, que começa a dar os seus frutos, sobretudo no que toca aos escalões mais jovens.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Haja fé!


Paulo Rangel vai avançar contra Passos Coelho na disputa da liderança do PSD.
O melhor Presidente que o PSD pode ter, neste momento tão difícil em Portugal, em que a credibilidade do Primeiro-Ministro é a que é, o Governo preocupa-se mais em controlar a sua imagem pública do que as contas públicas, e as guerras a Cavaco Silva parecem importar mais do que manter 1 cooperação leal com o Presidente.
Não escondo, sempre apreciei muito as qualidades pessoais e políticas de Paulo Rangel. Alguém que tem carisma. Rangel é daqueles políticos que não se lhe conhece um passado sombrio, feito às custas do partido, e sem qualquer outra experiência de vida. É um reconhecido advogado, ilustre académico, foi um bom líder parlamentar, e em campanha surpreendeu muito pela positiva.

O completo oposto do adversário que terá pela frente. Nestes últimos anos quiseram impingir qualidades a Passos Coelho, como a de que é liberal, mas depois contradizia-se nalgumas das suas propostas. Passos Coelho nunca foi solidário com a liderança do Partido, procurou sempre condicionar a prestação de Ferreira Leite, e ainda que esse comportamento (errado) seja típico em todos os candidatos a líderes, acho que foi de mau tom a conduta que adoptou desde que perdeu a liderança do PSD para Ferreira Leite.

Por fim, Passos Coelho julga que ter sido Jota e seu Presidente é uma grande mais-valia. Mas engana-se redondamente. Para o País, isso não diz rigorasamente nada. Não é por aí que se reconhecem as qualidades para Primeiro-Ministro.

Rangel vai ter dura batalha, que Passos Coelho tem o aparelho com ele. Mas quero crer que no PSD a força das ideias vai prevalecer sobre a força do aparelho. Porque disso depende o relançar de um Partido, que já foi o maior no passado, e que hoje vegeta pelos 23%-25% nas sondagens.

Mas alguém esperava o contrário?

Noticia hoje o Diário de Notícias que 87% das mulheres que abortam não usam contraceptivos.
O ginecologista Pedro Canas Mendes, do Hospital Particular de Almada, lembra os custos que esta atitude traz ao Estado e defende a alteração de alguns pontos na lei: "O legislador devia ter previsto a penalização à reincidência. As mulheres já começam a ver a interrupção da gravidez como um método de planeamento familiar e isso não pode acontecer." Para Canas Mendes, "já se banalizou a situação". Ou seja, "muitas mulheres encaram a interrupção da gravidez com naturalidade, como algo inócuo, sem consequências".
Nem sempre é possível haver leis perfeitas. Mas antes uma lei menos má do que péssima. E aquilo que foi vendido na campanha do referendo sobre o aborto foi isso mesmo: uma lei péssima, mas que se arrogava de ser justa e humana. Ora justiça e humanidade é o que parece não estar a acontecer.
Nada disto que o DN noticia surpreende. Há falta de cultura de responsabilidade em Portugal, e a liberalização do aborto até às 10 semanas veio dar um forte empurrão para as pessoas perderem ainda mais essa noção de responsabilidade.
Portugal no seu melhor....

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

YOU

You are the sun and moon and stars are you
And I could never run away from you
You try at working out chaotic things
And why, should I believe myself not you?
It's like the world is gonna end so soon
And why should I believe myself?
You, me and everything caught in the fire
I can see me drowning
Caught in the fire.

Apenas porque o dia é nosso, mas só é nosso porque tu existes no meu mundo…

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Tristeza

Lamento amigos, mas depois de uma derrota como a de ontem, a pior da época, e que espelhou o péssimo desta temporada do Sporting (frango de Patrício, Grimi que é comido pelo Varela, e até o Mariano que marca o golo da sua vida), não tenho mais motivação para falar aqui da época futebolística, e do Sporting em particular.
Carvalhal assumiu um altíssimo risco quando aceitou vir treinar o Sporting. Ou bem que conseguia ir à luta até final das Taças, e eventualmente prolongar o interesse da Liga Sagres, ou então não. O mês de Janeiro ainda deu alento, com as 7 vitórias consecutivas, mas depois o Sporting teve um azar descomunal com os sorteios para as Taças, cujos jogos seriam num curto espaço de tempo. Porto para a Taça, e Benfica para a Taça da Liga. Como se não bastasse, havia antes um jogo contra o Braga, que arrumou de vez com a equipa, tirando qualquer interesse aos 13 jogos que faltam para o campeonato. A Carvalhal era impossível fazer mais e melhor. Esta época tá perdida, ponto. Para ele, resta a oportunidade de mostrar serviço e agarrar lugar noutro clube da Liga para a próxima época, que bem merece pelo que está a fazer agora. Quanto ao Sporting, bem, agora é os novos reforços adaptarem-se, e começar a planear a próxima temporada. Desde já fixar 2, 3 soluções para o comando técnico.
Bem, mas sobre estas movimentações a elas voltarei na devida altura, que é o defeso.
Por ora, e se não se importam, o adepto vai retirar-se. Ficam a Selecção e a Liga Record para comentar apenas. Obrigado.

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Impossible...is nothing!

Recuperei este slogan da Nike, para resumir o espírito que certamente vai por estes dias na alma do meu grande amigo Marco Claudino.
O Marco assumiu na semana passada a liderança do PSD de Torres Vedras, com apenas 26 anos.
Em Torres quem mais ordena é o PS, cor que aliás predomina no concelho desde o 25 de Abril. Em 2001, o PSD perdeu a Câmara por uma diferença de 70 votos, o seu melhor resultado até hoje. No ano passado, o PS ganhou em toda a linha. Por isso não se avizinha uma tarefa fácil o mandato do Marco à frente do PSD em Torres.
Mas pelo que conheço dele, sei que o PS não irá ter uma vida descansada. Mas isto de aceder ao poder não é apenas empreitada de um homem só, e o Marco vai precisar por um lado, de uma boa equipa a secundá-lo, e por outro lado, de algum demérito do PS e do seu Presidente Carlos Miguel, pois anos consecutivos no poder trazem sempre algum desgaste. Resta saber se será o suficiente para o PSD poder aproximar-se perigosamente e assim reunir as condições para uma possível vitória em 2013.
Em todo o caso, trata-se do momento mais alto da ainda curta vida política do Marco Claudino. Como amigo dele, resta-me desejar-lhe as maiores felicidades e torcer para que um dia possa chegar a Presidente da Câmara de Torres, como certamente será seu desejo.

Muito mau...

A censura ao artigo de Mário Crespo que deveria ser publicado hoje no Jornal de Notícias (JN).
Mário Crespo escreveu ao longo dos últimos meses artigos incómodos para o Governo, e Sócrates em particular, mas nem só do elogio vive a prosa. A Direcção do JN manteve-o sempre como cronista, e nunca houve indícios de ter censurado qualquer artigo seu, o que abonava a favor da independência e prestígio do Jornal, como espaço de liberdade e pluralismo.
Mas perante a notícia de hoje, e lido o artigo de Crespo, tão igual a tantos outros, só posso concluir que o JN capitulou. E isso não augura nada de bom quanto ao futuro....

Muito bom...

O mais recente filme de George Clooney. A estória de um tipo que passa 320 dias do ano a viajar para despedir pessoas, porque os patrões não os têm no sítio para tal. E então contratam-no. E por ele tudo bem. É cartão gold, première, executivo aqui e ali. O tipo de vida que às vezes gostaríamos de ter. Ou não. Porque isto de nunca parar por casa, também não é vida que se inveje.
As interpretações são de grande nível. O argumento idem. A realização idem idem. Um óptimo filme para ver nos próximos tempos..