eXTReMe Tracker

sexta-feira, setembro 30, 2011

Um filme obrigatório!

Nunca vi nenhum filme de Woody Allen. Não calhou.

Mas este fds li que estava aí nos cinemas a sua mais recente obra cinematográfica "Midnight in Paris", integralmente realizada em Paris, e onde é filmada a cidade-luz no seu melhor. Ora, tendo visitado este ano Paris, uma cidade que me fascinou e conquistou, e estando o filme bem cotado pelas críticas, tornou-se imperativo ver a película. E que bem foi o tempo empregue.

Este filme é uma perdição!

Sentados na cadeira do cinema somos levados a fazer um passeio por Paris e os seus lugares de encanto. Somos igualmente levados a fazer um passeio pela história e algumas das personagens que marcaram decisivamente o século XX. Mas não vou entrar em detalhes sobre a estória do filme.

Apenas digo que está muito bem conseguido, os papéis são muito bem desempenhados, e é um filme que nos deixa bem dispostos, desde as cenas de humor, passando pela banda sonora, escolhida selectamente e que acerta na mouche.

"Midnight in Paris" é, estou certo, um daqueles filmes que nunca me cansarei de ver várias e várias vezes pela vida fora.

quinta-feira, setembro 29, 2011

Pedro Sousa

O melhor relatador desportivo da actualidade vai deixar de relatar os jogos de futebol, em particular os do meu Sporting, como fazia incessantemente há mais de 20 anos, para abraçar um novo projecto na área da comunicação social ao serviço do...Sporting!

Pedro Sousa nunca escondeu o seu sportinguismo, mas foi sempre um exemplo de rigor e transparência no modo como abordava os jogos e comentava os incidentes.

Nos últimos anos, em que o Sporting esteve na mó de baixo, nunca deixou de dizer o que pensava da equipa e da sua falta gritante de qualidade.

Como ouvinte da RR, Bola Branca e dos seus relatos, é com pena que o vejo abandonar um lugar e uma profissão que se confundiam com o próprio.

O "já está!" vai deixar saudades...

domingo, setembro 25, 2011

Assim dá gosto!

Ir a Alvalade e ver o Sporting carregar forte e bonito.

Podiam ter sido 4-0 ou 5-0, em vez dos 3-0, tantas foram as oportunidades. Mas no final valeu pela exibição categórica, e uma equipa que mostra cada vez mais estar entrosada.

A defesa ainda não está sólida, com Patrício a causar alguns calafrios, e algumas bolas serem perdidas em zonas proibidas.

Mas em contraponto, que regalo foi ver Elias e Rinaudo correrem o campo todo que nem mouros, Carrilo a serpentear-se por entre os adversários (tem uns pézinhos este miúdo) e Wolfswinkel a fazer jus aos milhões investidos.

Este Sporting ainda não é para ganhar o campeonato. Mas é claramente para fazer uma temporada que faça delete total aos dois campeonatos anteriores.

sábado, setembro 24, 2011

Lamentos

Para o fim dos REM, enquanto banda, sendo que cada músico poderá prosseguir a sua carreira a solo ou noutro projecto, e para o final da carreira de Cesária Évora, a emblemática cantora de Cabo-Verde.

Dois artistas que acompanhei e admirei desde muito novo, e que marcaram gerações. Deixam-nos músicas intemporais, clássicos que vão resistindo ao teste do tempo, e que em algum momento integraram a banda-sonora das nossas vidas.

Ficam os discos e os dvds para se irem matando as saudades, mas a música mundial ficou mais pobre...

quarta-feira, setembro 21, 2011

Entrevista do nosso Primeiro

Ontem, mais uma vez assisti à entrevista do nosso Primeiro Ministro Passos Coelho. Este tipo de entrevista pouco acrescenta ao cenário actual. Nada de ideias novas, apenas e só apelar a coesão nacional e tentar explicar as medidas de austeridade... Claro está não podia faltar "malhar" na Madeira, e bem, perante o regabofe das contas públicas.
O jornalista que o entrevistou é que me parece fraquinho, nunca deixando terminar um raciocínio ou uma explicação, já assim acontecerá com o Socrátes.

No entanto, e depois do episódio com os pavões na última entrevista feita com Socrátes ainda PM, ontem não ouvimos os pavões. Porque será???

A pergunta que se impunha seria:

- Senhor Primeiro Ministro, com tantas medidas de austeridade, também os pavões sofreram cortes? Ou estamos a assisitr a uma tentativa de calar o "bico" a certas "aves"?

Não é que muitas vezes apetece-se calar o bico a certas "aves" de rapina que ainda habitam no nosso pais.

quinta-feira, setembro 15, 2011

Toronto on rocks!

Estrearam por estes dias no Festival de Cinema de Toronto dois documentários muito aguardados: "Pearl Jam 20" e "From the Sky Down".

O primeiro aborda a história dos Pearl Jam, banda emblemática do movimento grunge. Queria aqui dizer líder, mas guardo para mim essa classificação, senão os nirvanistas caem todos em cima de mim... :P

O segundo surge na sequência dos 20 anos que passam desde a edição de "Achtung Baby", o álbum da carreira dos U2, e que foi concebido numa altura crítica da banda, em que esta estava quase para se desintegrar.

Sei que "Pearl Jam 20" estreia dia 20 nos cinemas em Portugal, sendo que a 1ª exibição já está esgotada. Espero que se mantenha no circuito mais algumas semanas.

Quanto ao documentário dos U2, espero igualmente que o passem nos cinemas e não vá parar directamente a dvd.

Ah, e ainda relativo a documentários, embora não tenha estreado em Toronto, o documentário sobre a vida de Ayrton Senna também promete ser interessante. Fica igualmente por saber se vai passar ou não nalgum cinema...

segunda-feira, setembro 12, 2011

10 anos

Cumprem-se hoje 10 anos que os blogueiros desta casa tiraram, com sucesso, a respectiva carta de condução.

O sonho e ambição de qualquer adolescente, tornara-se realidade: estávamos, finalmente, aptos a poder conduzir!

Um dia feliz que marcou o início de uma década de condução pacífica, sem nenhum incidente grave a registar (e felizmente!), à excepção de 1 ou outra mocada, mas em qualquer dos casos, sem culpa dos próprios.

Que os próximos 10 anos sejam iguais ou melhores ainda.

domingo, setembro 11, 2011

11.09.2001

O dia em que todos fomos "americanos".

Depois disso o mundo não mais voltou a ser o mesmo.

Mas numa coisa mantém-se igual uma verdade: o crime não compensa.

Ainda que a custo, algumas das vezes por erros próprios de quem conduz o combate ao terrorismo, vale apena lutar pela cultura de democracia, pelas liberdades que formaram esta civilização, e por um mundo de tolerância e respeito pelo próximo.

10 anos depois todos voltamos hoje a ser "americanos", no sentido gracioso que essa expressão assume para nós: democracia, liberdade e tolerância.

sexta-feira, setembro 02, 2011

UMA JORNADA ESPECIAL EM MADRID

Sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2, 7)”, Madrid acolheu no passado mês de Agosto a XXVI Jornada Mundial da Juventude.


Tratou-se de um grande encontro global de jovens dos cinco continentes com o Papa Bento XVI, no qual tive a felicidade pessoal de poder assistir e participar.

Durante uma semana a cidade de Madrid foi literalmente invadida. Mas não pense o caro leitor que se tratou de alguma invasão hostil, bem pelo contrário. Foi antes sim uma invasão de vida, alegria e jovialidade, colorida com as bandeiras dos mais de 170 países que aí se fizeram representar.



Por onde se andasse nas calles de Madrid era impossível ficar indiferente à festa que os grupos de jovens iam fazendo, mesmo que debaixo de um tórrido calor veraneante, mas sem nunca desmorecerem.

Estações de metro, igrejas, museus, praças, parques, esplanadas, muitos eram os lugares onde jovens oriundos dos mais diversos países do mundo se cruzavam, trocando palavras, sorrisos e ofertas entre si, muitas vezes mesmo sem falarem a mesma língua, mas seguros do denominador comum que os juntava naquele espaço por esses dias, Cristo Senhor.



Devidamente identificados pela t-shirt, mochila ou chapéu que trazíamos, sempre que andávamos na rua éramos muitas vezes abordados, ou tomávamos nós a iniciativa de abordar algum peregrino de outro país, perguntando-o de onde era, etc. Muitos deles, ouvindo que vínhamos de Portugal falavam logo de Fátima, ou porque tinham feito escala em Portugal para ir até lá, antes de Madrid, ou porque já tinham estado lá em peregrinação, ou ainda porque expressavam de ir lá um dia conhecer. Foi uma experiência muito gratificante.



Outro aspecto muito positivo foram as jornadas de catequese de terça a quinta, sendo que tivemos a sorte de uma das Igrejas onde seriam dadas as catequeses em português ficar precisamente à frente do nosso hotel. Tratava-se da Igreja de San Sebastian, um lugar muito especial, berço de Santa Maravilhas de Jesus e outros dois beatos espanhóis, para além de ter sido a Igreja onde foi baptizado....Miguel de Cervantes.



Estava sob controlo dos peregrinos brasileiros que logo no primeiro dia não conseguiram esconder o segredo bem guardado de que iriam acolher as próximas Jornadas, o que desde o início fez com que vivessem a Jornada de Madrid de uma forma ainda mais intensa, contagiando todos os presentes à sua volta. Desde as músicas de aquecimento, passando pelas catequeses dadas pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani, e pelo Cardeal de São Paulo, D. Scherer, todas excepcionais, foi tudo muito bem organizado. Até mesmo os testemunhos de fé, que sucediam às palestras foram muito enriquecedores. Histórias de vida que são exemplo de força e coragem para cada um dos presentes, mostrando ser possível levantar depois de cair, mesmo quando a queda é muito dura.



Ver o Santo Padre era um desejo e objectivo íntimos que trazíamos para Madrid. Mas quando a esta vontade pessoal se junta igual sentimento de outro milhão de pessoas, passamos para o capítulo da....missão impossível!



Dos 4 eventos presididos pelo Santo Padre, apenas num tive a possibilidade de o avistar. Em 2 apenas através dos ecrãs de televisão, e noutro, a famosa noite de adoração em Cuatrovientos marcada pela tempestade de Verão nem no recinto consegui entrar tal era a multidão que já enchia o espaço, maneiras que regressei mais cedo ao hotel conseguindo fugir à chuva que depois se veio a abater sobre a cidade, e também foi uma forma de descansar mais um pouco para melhor poder preparar a manhã intensa que se seguiria.



Não podiam ter sido mais marcantes e encorajadoras as palavras dirigidas aos Jovens pelo Papa Bento XVI na Jornada.



Logo no primeiro dia, na saudação dirigida aos peregrinos de língua portuguesa referiu “A todos convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor.” O Santo Padre apelou, depois, aos jovens para que construam as suas "vidas sobre o alicerce firme que é Cristo" e que sejam um exemplo para toda a humanidade.


Os tempos actuais oferecem acrescidas dificuldades, económicas e sociais, com particular reflexo junto dos mais novos que, saídos das escolas profissionais ou universidades, vêem, em muitos casos, as portas do mercado de trabalho fechadas por falta de oportunidades, obrigando-os a procurar alternativas que, algumas das vezes, nem o próprio país de berço ou de acolhimento conseguem oferecer.

No entanto, nem só de carências económicas e sociais se fazem as dificuldades que vão desmoronando a vida interior de muitos dos nossos jovens. Opções de estilos de vida, como o consumismo, o relativismo ou o hedonismo, são propostas que muitos optam, por à primeira vista parecerem bem mais interessantes, mas que a sabedoria que só o tempo sabe trazer acaba por demonstrar que nem aí se consegue uma felicidade plena.



É perante as adversidades que o tempo moderno oferece que ganha mais actualidade o desafio feito em Madrid pelo Papa Bento XVI “Edificando-a sobre a rocha firme, a vossa vida será não só segura e estável, mas contribuirá também para projectar a luz de Cristo sobre os vossos contemporâneos e sobre toda a humanidade, mostrando uma alternativa válida a tantos que viram a sua vida desmoronar-se, porque os alicerces da sua existência eram inconsistentes, a tantos que se contentam com seguir as correntes da moda, se refugiam no interesse imediato, esquecendo a justiça verdadeira, ou se refugiam em opiniões pessoais em vez de procurar a verdade sem adjectivos”.

Depois de uma semana intensa como aquela que foi vivida em Madrid, cabe agora a cada um dos jovens presentes na Jornada tomar acção nos propósitos que aí foram deixados, procurando mostrar que, entre tantos modos de viver que hoje o mundo parece oferecer-nos – todos aparentemente do mesmo nível –, só seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida e, consequentemente, a alegria verdadeira e duradoura.

Começar bem o dia...

Há instantes no café aonde tomava pequeno almoço:

Estava na fila para pagar quando a senhora em frente (aparentava 30 e poucos anos) é abordada por amiga que também lá se encontrava a tomar café.
Cumprimentam-se entusiasticamente, e diz uma para a outra (a que estava à minha frente):

- "Olá!"
- "Então por aqui?"
- "Sim! Regressei agora de férias. Mas passei pelo gabinete e não a vi lá. Está de férias também?"
- "Sim, não estou no gabinete. Mas não estou de férias. Fui despedida".

Cara de assombro da interlocutora

- "Como estou grávida, despediram-me".


Olho para a senhora e vejo que de facto está grávida ainda que numa fase inicial. Entretanto a empregada pergunta-me para pagar, pago, e saio meio atordoado com o que acabara de assistir...

quinta-feira, setembro 01, 2011

..............

Gonçalo Freire dos Santos, colega de curso.

Recordo-me muito bem da sua figura, nomeadamente aquando da viagem de finalistas que decorreu no Brasil, onde fizemos várias viagens de autocarro (algumas bem longas) e aí destacou-se como grande entertainer, gerando boa disposição entre os colegas com as suas cantorias e piadas.

Fez-se advogado e era colega de escritório de algumas amigas minhas.

Hoje tive a triste notícia do seu falecimento.

Um abraço sentido para a família, amigos e demais colegas que com ele conviveram ao longo destes anos.