eXTReMe Tracker

segunda-feira, junho 24, 2013

Contra a corrente

Neste fim-de-semana que passou, evocando S. João, o Papa Francisco exortou os cristãos a pugnarem pelos seus valores, ainda que isso signifique, em muitos casos, ir contra a corrente do pensamento instalado.
Uma muito sugestiva e oportuna evocação, curiosamente no mesmo fim-de-semana em que o Governo assinalou 2 anos de exercício.
Olhando para os 24 meses que passaram, o sentimento de frustração e desalento não poderia ser maior. A impreparação da equipa governativa, a falta de sentido de Estado (de que o caso relvas foi expoente máximo), e o desdém com que (não) se procuraram consensos sobre matérias fundamentais, levam-me a sentir desiludido para com aqueles em quem confiei o meu voto.
Em várias ocasiões pedia-se que o defensor da causa pública fosse contra a corrente que lhe era imposta de fora.
Nunca, como agora, se torna imperioso batermo-nos pelos nossos princípios, pela causa da nossa vida, Portugal.

domingo, junho 23, 2013

TPC e Provas

Sempre ouvi falar nas várias desculpas que os estudantes dão sobre não ter feito os trabalhos de casa. Ou porque o cão comeu os trabalhos, ou porque o caiu agua em cima dos mesmos, ou porque o papão apareceu e os trabalhos desapareceram.
Há muitas e variadas desculpas para ocultar alguma preguiça ou falta de tempo.
Agora parece que estas questões estão a escalar e sair fora do âmbito escolar. O vice-presidente da câmara de Portimão "comeu" provas que iriam integrar o processo que lhe esta a ser movido...

Ora já nem é preciso o cão comer qualquer os TPCs ou as provas, o próprio indivíduo se encarrega desse feito.
Será fome? De poder, isso se, dúvida....

sexta-feira, junho 21, 2013

Merece Leitura

Gostava de ter escrito...
Não foi escrita por mim, mas pelo blooger e amigo Manuel Pereira e merece partilha e leitura.

Portugal contesta demais!

É, infelizmente o estado das coisas.

segunda-feira, junho 10, 2013

Dia de Portugal

Hoje comemoramos o dia de Portugal.

O dia no nosso belo país, o dia de um povo que anda amargurado pelos "imprevistos" da vida, pelas incertezas e pelas, cada vez maiores, dúvidas.
Hoje, tal como todos os dias devemos ter orgulho em ser portugueses, hoje é o dia de nos sentirmos os "heróis do mar", de nos sentirmos o nobre povo (que continuamos a ser, quer queiram quer não queiram) de sermos a nação valente e imortal. Já perdemos uma vez a soberania, estamos a perde-la, de outra forma, mas seremos capazes de a resgatar.

Vamos levantar de novo o esplendor de Portugal...

Muitos portugueses conhecem apenas a 1ª parte do hino nacional, mas "A Portuguesa" tem mais versos, e logo a seguir aos que usualmente se tocam/cantam, surge aquele que hoje se eleva e devemos trazer na mente:

"Desfralda a invicta bandeira, 
À luz viva do teu céu, 
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu" 

Esperemos que isto aconteça, esperemos que a Europa brade que Portugal não pereceu à crise e a todas as injustiças que estão a acontecer. Mas isso só acontecerá com aqueles que "fazem" Portugal, aqueles que sentem  a sua nação, que se arrepiam quando ouvem o hino, que tem respeito pela nossa bandeira e que dizem: "Portugal é o melhor pais do mundo". E esses somos nós, os portugueses!!!



Hoje, conjuntamente com o dia de Portugal comemora-se o dia de Camões e das comunicadades de Lingua Portuguesa. E Camões, o expoente da nossa literatura, o cantor dos nossos feitos, antecipou aquilo que Portugal sofre. No final da maior obra da língua Portuguesa (os Lusíadas), a última palavra resume tudo aquilo que Portugal sofre, interna ou externamente.

"Ou fazendo que, mais que a de Medusa, 
A vista vossa tema o monte Atlante, 
Ou rompendo nos campos de Ampelusa
Os murros de Marrocos e TRudante, 
A minha já estimada e leda Musa
Fico que em todo o mundo de vós cante, 
De sorte que Alexandro em vós se veja, 
Sem à dita de Aquiles ter enveja,"


Viva Portugal, Viva o seu povo!!!



domingo, junho 09, 2013

Tempo e Rating

"Doem-me as costas, deve ser do tempo"
"Estou aqui com as articulações que nem posso, deve ser deste tempo"
"Estou cheio de sono, deve ser do tempo"
"Hoje não me apetece trabalhar, deve ser do tempo"

São vários os ditos populares que associam alguns dos nossos problemas quotidianos ao tempo, não ao tempo que o tempo tem, não ao tempo espacial e que nos "rouba" o tempo, o tempo de viver, o tempo de fazer coisas. Não, não estamos a falar desse tempo, mas do tempo metereológico, do calor, do frio, da chuva, do nevoeiro...

Parece que esse tempo, só por si, já não bastava para as "maleitas" quotidianas, mas afecta a nossa economia e o investimento no nosso pais, segundo diz o nosso ministro Gaspar.

Sendo assim, o rating do tempo passou a ser C (pior, só mesmo não ter).

Afinal temos culpado, o tempo...

sábado, junho 08, 2013

Sara Norte, Droga e Entrevista

Passou a pouco na RTP uma entrevista à Sara Norte, antiga actriz, que conhecemos de uma das séries da nossa juventude: Médico de Familia.
Desde muito nova Sara Norte conheceu a fama, muito também, porque provinha de familia de actores como Carla Lupi e Vitor Norte. Parece que Sara nunca se deu bem com os meadros da fama e deixou-se levar pelo que de pior esse mundo apresenta. Sara enveredou por caminhos pouco ortodoxos, como as drogas, e há quem diga, que até "vendia" o corpo.

Apanhada na teia da droga, segundo ela para arranjar dinheiro fácil, foi apanhada uma primeira vez em Espanha como passadora e na segunda vez foi mesmo para a cadeira, tendo sido apanhada, desta feita, com 800g de droga no "bucho".
Bem, o que me indigna é que depois de toda esta mirabolante história, depois de ter sido colocada em liberdade, tenha lugar uma entrevista na televisão pública a uma jovem que arruinou a sua vida e que agora possivelmente irá voltar a ter o "seu momento de glória".

É uma alerta às pessoas dos malefícios da droga? Sim, mas há informação bem mais relevante e há acções de sensibilização bem melhores. Num mundo em que a fama se tornou alvo de toda a "cobiça", onde qualquer jovem quer ser cantor, artista ou dar a conhecer algum talento, as interpretações que podem advir desta entrevista é de que se fizerem igual, também eles terão o seu momento de fama. É isto o serviço público? Não!!! E não atirem areia para os olhos aos portugueses.

Já dizia Andy Warhol: "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama". Tenham, mas assim é mau demais.