eXTReMe Tracker

quarta-feira, agosto 28, 2013

A onda que ainda não veio

«Eu cá, como diz o nosso hino, acredito que "uma onda há-de vir dar mais voz à juventude"!»
Confesso que foi com muita expectativa que aguardei pela divulgação, por parte dos partidos candidatos aos órgãos autárquicos de Esposende, das suas listas. Seria, finalmente, o momento dos jovens?
Percorrendo as listas e os nomes propostos, fica a sensação de que os partidos continuam a querer jogar pelo seguro.
No PSD, na lista para a Assembleia Municipal, o primeiro candidato sub-30 só surge apenas no...21.º lugar! Nos primeiros 20 lugares, apenas 3 candidatos têm menos de 40 anos, mas nenhum deles com menos de 35 anos.
É certo que na lista para a Câmara Municipal, surge um candidato a vereador na 6ª posição com 33 anos. Se o PSD conseguir recuperar esse vereador, será a única tónica jovial na equipa camarária. Todos os outros vereadores eleitos terão mais de 40 anos. Claro está que no 7.º e 8.º lugares aparecem dois jovens com 28 anos, mas não sendo eleitos, ou não vindo a ter oportunidade de integrar, ainda que de forma temporária, a equipa camarária, o seu impacto será neutral.
No PS, quando se esperava uma renovação de alto a baixo da sua equipa, verificamos que o candidato proposto vence por ser o candidato mais velho de todos os 4 que se propõem liderar o executivo, e vence por ser o único repetente. Por outro lado, a aposta para vencer a junta unida de Esposende, Marinhas e Gandra, recai em Losa Esteves, um veterano em eleições autárquicas. É certo que se vislumbram algumas caras novas, mas de forma genérica não houve integração substancial de novos quadros. Se o PS mantiver os 2 vereadores, serão os mesmos de há 4 anos. 
No caso do CDS, quanto à lista à Câmara Municipal, no que ganha ao PSD pelos 6 primeiros candidatos serem sub-40, perde no facto de não apresentar um único candidato sub-30, enquanto o PSD apresenta ao todo 5. Onde o CDS faz a diferença é por apostar em candidatos muito novos às Juntas de Freguesia. Nas 4 a que concorre, todos têm menos de 35 anos, e uma das candidatas tem, até, 25 anos. 
Durante algum tempo Esposende tinha o presidente de câmara mais novo do País. João Cepa, aliás, várias vezes fez questão de o recordar. No entanto, parece ter-se verificado um princípio que uma vez Marcelo Rebelo de Sousa comentou numa aula: os assistentes mais novos, acabados de terminar o curso, são os mais lixados na avaliação dos alunos, numa forma de não querer dar parte de fraco ao Professor mais velho. Ora, no caso de Esposende e do partido cronicamente vencedor, João Cepa, não querendo dar parte de fraco, não fez muito por atribuir responsabilidades maiores aos seus jovens.
Quando há 4 anos, João Paulo Torres se demitiu com estrondo da liderança da JSD de Esposende, chamando a atenção para a falta de aposta na juventude, admiti que fosse a tónica que faltava para que os Partidos maiores olhassem para dentro de casa e para os seus jovens, e se propusessem a querer surfar uma nova onda.
No entanto, passado esse tempo todo, verificamos que ainda há um longo caminho a percorrer. Ou, para usar uma terminologia mais marinha, o mar da renovação política do concelho de Esposende ainda está um pouco "flat".

terça-feira, agosto 27, 2013

Por estes dias...

O sportinguismo está em alta!
Primeiro lugar na Liga, vitórias com goleada, a equipa a jogar bem, não podíamos ter melhor começo!
Este sábado começa uma saga que vai testar bem de que massa é feita a equipa: Benfica, Braga, Guimarães e Porto, deslocações muito complicadas para os leõezinhos. Mas sonhar com bons resultados nesses jogos não paga imposto :)

segunda-feira, agosto 12, 2013

Festival Esvoaça

Este fim-de-semana decorreu a 1ª edição do Festival Esvoaça.
Um evento dedicado à música, arte e natureza, promovido pelo Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende.
Em cartaz 4 bandas emergentes do rock nacional (Approaching Solaris de Esposende, Matilha, Riding Pânico e Dapunksportiff).
Fui aos 2 dias do certame e valeu muito, muito a pena. Tudo muito bem organizado, uma área agradável, e os concertos excelentes. 
O único senão vai para a ausência da juventude esposendense. Não deveriam estar mais do que 150 pessoas no Festival, sendo que uma adesão bem sucedida, na expectativa da organização, rondaria os 500/600 espectadores.
Nos próximos dias os organizadores terão tempo para avaliar o bom que foi feito, e as áreas que devem ser melhor trabalhadas rumo a um Festival de excelência. 
Em todo o caso é um Festival que deve ser continuado e que merece ser acarinhado pelos esposendenses. Lamento que muitos tenham optado por ficar em casa, ou no café, em vez de dar um inequívoco apoio a um evento que visa trazer mais cultura a um Concelho que ainda está aquém da oferta desejada.
Muitos poderão dizer "as bandas não me diziam nada", é certo. Mas o saber não ocupa lugar, e aquelas 2 noites nunca seriam noites perdidas. Para além de que uma boa adesão e o impacto económico que isso representa, contribui para reforçar o cartaz em futuras edições.
Gostamos de nos queixar que não há cultura, ou que só sabem trazer o David Carreira e afins. E quando algumas almas se lembram de dedicar o seu tempo e dinheiro em nos proporcionar algo de diferente e com qualidade, o nosso "troco" é...não ir. 
De qualquer forma, acredito que este aspecto poderá ser muito bem revertido já na próxima edição. Não têm, portanto, que desanimar os organizadores, pois a primeira impressão chegou suficientemente para ver que Esvoaça (muita) qualidade.