eXTReMe Tracker

terça-feira, março 27, 2007

Que seja!


Se for ... que seja
Se for pra esquentar
Que seja no sol
Se for pra enganar
Que seja o estômago
Se for pra chorar
Que se chore de alegria
Se for pra mentir
Que seja a idade
Se for pra roubar
Que se roube um beijo
Se for pra perder
Que se perca o medo
Se for pra cair
Que seja na gandaia
Se for pra haver guerra
Que seja de travesseiros
Se existir fome
Que seja de amor
Se for pra ser feliz
Que seja o tempo todo!!!

segunda-feira, março 26, 2007

Grande Portugal e os seus grandes....

Ontem um programa me prendeu ao televisor. "Os Grandes Portugueses" chegou ao fim... Acho que o programa cumpriu com a sua 1ª finalidade, dar a conhecer um pouco da história de Portugal, ou no mínimo fazer as pessoas recordarem essa mesma história. E a história deste pais, que muitos querem transparecer ser um pais pequeno e medíocre, é uma história grandiosa, feita sem dúvida de "grandes portugueses", mas feita também de gente mesquinha e hipócrita. Tal como em tudo na vida...
Orgulho-me de viver num pais que foi construído por mãos de guerreiros, que se expandiu pelas mãos de "sonhadores" e visionários, de uma pais que tem os seus feitos imortalizados pelas mãos e génios de poetas, que foi piedoso quando assim teve de ser e que fez "rolar" cabeças quando as circunstâncias o exigiam. Sinto orgulho de ser Português...
Não sinto orgulho apenas pela nossa selecção de futebol nem chego ao ponto de colocar uma bandeirinha à janela para afirmar a minha nacionalidade. Vibro todos os dias, porque todos os dias sou português.
No entanto, fico triste ao ver que ainda somos um pais com um certo "atraso" quando se colocam certas questões. E a eleição do "grande português" foi uma delas...
Concordei com a eleição de quase todos os portugueses que figuraram nos 10 finalistas, à excepção claro está de dois... Fiquei surpreso pelo aparecimento de um "desconhecido" da maioria, chamado Aristides Sousa Mendes. Também eu, desconhecendo ilustre português à partida, fiquei espantado com o seu 3º lugar, apesar de achar o seu acto de uma extrema elevação pessoal e de um imenso altruísmo. Salvar 30.000 pessoas de uma morte quase certa às mãos do regime Nazi, contra o próprio regime vigente em Portugal é sem dúvida um acto de coragem que merece todo o nosso apreço.
Mas voltando aos dois portugueses que me chocaram ver nos 10 finalistas, para já não falar na entrada do Hélio Pestana (um actor da morangada) nos 100 primeiros, ver o Sr. Álvaro Cunhal e o Sr. Oliveira Salazar deixou-me profundamente indignado.
Vamos começar pelo sr. Cunhal, e este talvez seja menos controverso para a maioria... Este Sr. ficou na segunda posição, e chegou a esta posição porque foi um defensor da liberdade, foi um oprimido, foi torturado, encarcerado na prisão de Peniche, e teve de viver no exílio durante anos devido ao regime do Sr. Salazar. Será que foi só ele o oprimido, o exilado, o torturado? O que foi da vida de tantos outros portugueses que viveram naquela época, que tinham de viver no limiar da pobreza, que não podiam expressar as suas opiniões, que mesmo não estando encarcerados não dispunham de um direito fundamental, que era a sua LIBERDADE? Seria o Cunhal maior que eles? Porquê? Porque escrever um punhado de livros sobre certas ideologias? Ou porque fazia uns desenhos? (não estou com isto a menosprezar o seu legado) O que seria de um pais que vivia sobre um regime totalitário, sair do mesmo e cair nas mãos de outra espécie de totalitarismo que é o comunismo?
E a vitória de Salazar? Em que estariam a pensar os portugueses para votar numa figura que governou o pais "orgulhosamente só", governou-o e governou-o mal... Tínhamos um pais analfabeto, um pais pobre, um pais agrícola, pouco industrializado... Um pais que no fundo se resumia a Fátima, Futebol e Fado... E que fado o nosso!!!
Protegeu-nos duma entrada na II guerra mundial, e terá sido isso benéfico? É olhar e ver a prosperidade dos países intervenientes no pós-guerra... Mas até nisso ele se saiu mal, porque Portugal teve "direito" a entrar no Plano Marshall (uma ajuda americana para a reconstrução da Europa devastada pela Guerra) e até nisso ele se alheou...
Acho "insano" quem possa ainda guardar boas recordações de Salazar, não vivi sobre o seu regime, mas não lhe guardo nenhuma boa memória, apenas a forma "desmazelada" como deixou o pais, ao mandar para o "ultramar" milhares de soldados que viram a morte de frente, por uma causa perdida, apenas porque um senhor queria segurar um império (o quinto império) que há muito estava desbaratado, tentando segurá-lo com mão firme, sem antes recorrer à diplomacia devida.
Sinto-me revoltado por ver uma figura representativa de um regime ditatorial, que se aliou a outros ditadores, sair "vencedor" deste concurso... É uma imagem indigna de um pais que foi e continuará a ser grande, se em cada um de nós houver um grande português...
Tenho a certeza que em cada um de nós, corre o sangue conquistador e guerreiro de um D. Afonso Henriques, de sonhador e visionário como D. João II (para mim, a personagem que devia sair vencedora) ou o Infante D. Henrique, de aventureiro como Vasco da Gama, de piedoso como Aristides Sousa Mendes ou audaz, forte e convicto como Marquês de Pombal e de poeta e artista como Camões ou Pessoa.
Afinal todos somos grandes portugueses, porque todos nos levantamos de manhã para mais um dia de trabalho, que no fundo é construir este nosso belo Portugal.

quinta-feira, março 22, 2007

A grande Paródia

Acabou agora uma das maiores paródias que já vi na televisão portuguesa. A grande entrevista desta semana foi sem dúvida fantástica para os amantes de "boa comédia". O major, presidente de camâra, presidente da liga, sócio de uma empresa de conservas na zona de vila do conde, presidente da metro do porto, ex-presidente do Boavista, parte integrante do Gondomar F.C. e vá se lá saber mais o quê... proporcionou um início de noite divinal. Este homem tem de ter alguma coisa de divino, afinal com tantos cargos o gajo também deve ser omnipresente e omnisciente.
Ainda não entendi como dão credibilidade a este senhor, mas que ele tem um dom especial de atacar num instante e se fazer de vitima no momento seguinte, não haja dúvida!!!
Ele acaba a dizer para não lhe "baterem" mais... É como o Santana e o menino na incubadora, ou então como o Mantorras, já não deixavam jogar o homem e agora também já nem conduzir pode.
Eu acho que juntando Vale e Azevedo, Santana Lopes, Valentim Loureiro e o Pinto da Costa, teriamos um programa de sucesso no âmbito de trapalhadas, falcatruas, pérolas filosóficas entre outros. Seria um programa de comêdia "very British" não acham?
O juíz, desembargadores, ministério público, PJ e outros orgãos que zelam pelo cumprimento da lei para este senhor são todos umas "bestas", portanto, deixem o Valentim se defender, deixam?

quarta-feira, março 21, 2007

Primavera!!!

Já há muitos anos que não comemoro o dia 21 de Março. Muitos já não se recordam do dia que é... Nós não escrevemos o "post" devido no dia do Pai, porque estavamos com eles. Portanto, desculpa pai por ter estado contigo e não ter feito um post no teu dia... ahahaha!!! Pois é, hoje comemora-se o dia da árvore e a entrada de uma nova estação, a Primavera.
Não me esquecerei de ter plantado o meu "rol" de árvores, enquanto miúdo, juntamente com amigos que tal como as árvores foram crescendo. É bom poder passar, ainda, por alguns recantos desta pacata cidade que é Esposende, olhar para uma árvore e dizer: "Olha esta fui eu que plantei".
Segundo alguns não se pode morrer sem plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro. Já fiz um terço do serviço :)
Vamos então plantar uma árvore... para podermos ter o ar para os nossos filhos respirarem... e o papel para escrever o que nos vai na alma.
P.S. - Soube agora que hoje se comemora também o dia mundial da poesia, quem sabe o livro que me falta escrever não será de poesia. Afinal todos temos veia de poeta...

terça-feira, março 20, 2007

A morte lenta do PP


Devo a Paulo Portas o meu interesse pela Política. O estilo cortante adoptado nos debates parlamentares ou televisivos, com frases curtas, incisivas, levando ao embaraço o interlocutor a quem se dirigia, terríveis soundbytes, poses encenadas, tudo isso levou-me a pouco e pouco a ficar colado à televisão, e começar a ganhar um certo fascínio por esta modalidade que se chama Política.
Quando Portas abandonou a liderança do PP, fiquei com pena, mas não lamentei a sua saída. Era altura de o PP mostrar o que vale sem ele (estava excessivamente dependente) e face à exposição pública dos últimos anos, era importante Portas passar por um período de recolecção, e dedicar-se a outras coisas. Sai de cena o protagonista, a peça continua.
Mas o protagonista não aguentou muito tempo e agora quer regressar, querendo impôr o retorno nos termos por si definidos. Está fácil de ver que muitos não gostaram e vão tentar impedir. E quando neste confronto digladiam-se duas partes já de si teimosas, e com posições extremadas, não será difícil antever o final.
O PP hoje já não é o mesmo partido, e muito o menos o será quando a corda roer e alguém ganhar. A expressão eleitoral ficou irremediavelmente comprometida, e ganhe quem ganhar, quadros importantes sairão. Terá valido a pena? Parece-me que não. Por muito que aprecie Paulo Portas, consideor que está a desbaratar o capital de simpatia que tinha alcançado e, mais grave, está a prejudicar o partido, que goste-se ou não, é importante para a democracia portuguesa.
Há alguns anos, citando Mark Twain, Portas considerou manifestamente exagerada o anúncio da sua morte (política). Creio que hoje não serão excessivas as premonições que apontam a morte política do PP, pelo menos enquanto partido com capacidade de influência, tornando-se membro de um arco governativo qualquer.

domingo, março 18, 2007

Allgarve???


À primeira vista podia tratar-se de um erro de impressão, mas não. É o advento da globalização em força. Influência muçulmana já era. Coisa do passado. Agora, rebaptizamos as nossas terras conforme elas soam lá fora. E tudo com o selo de garantia do governo português, a julgar pelo ar pouco incomodado do ministro.

sábado, março 17, 2007

Hoje quem mandou foi o leão!

Vitória justa, justíssima! Ricardo, Polga, Caneira, Miguel Veloso, Nani, Djaló, ALecssandro, grandes exibições. Seguríssimas, personalizadas. Parabéns a Paulo Bento! Não há dúvida que esta equipa, com um pouco mais de traquejo ainda vai dar grandes alegrias. Agora, toca a concentrar no que falta de campeonato. O título ainda está longe, mas o que falta de campeonato não se avizinha fácil para todos. Pode ser que a vitória no Dragão marque um ponto de viragem. Assim seja.

Quando a ficção se torna realidade

Uma das cenas memoráveis de "Sozinho em Casa" é a do diálogo entre os ladrões e um gangster, personagem de um filme qualquer, que Kevin vai rodando, criando a ideia de que de facto há alguém em casa.
Ora bem, andava a vaguear pelo Youtube, e descobri que alguém teve a ideia de fazer uma brincadeirinha do género.
Desta feita, com a voz de Jack Nicholson, o objectivo foi ligar para uma pizzaria, e pedir uma pizza. À primeira escuta, reconhecem-se frases de "Melhor é Impossível", "Compromisso de Honra", e mais um ou outro filme.
A partida resulta muito bem, é de rir até mais não, e espanta como os empregados aguentaram a arrogância aquele tempo todo. Ganhámos nós, que temos bons minutos de comédia. Como diria Borat, please you look.

quinta-feira, março 15, 2007

O pior videoclip de sempre!!! Até ver...

Estava eu a navegar pelo YouTube, quando me deparo com um vídeo no mínimo "surreal"...
Uma "bela" banda escadinava, brinda o público em geral com um vídeo de cortar a respiração, e quando digo isto é mesmo verdade, porque o público tenta suster a respiração para morrer perante tal teledisco. Eu próprio pensei cortar os pulsos... Mas pensei, não posso porque tenho de colocar isto no blog e com os pulsos cortados deve ser difícil. Pensei eu!!!
Mas um teledisco (videoclip) com coreografias no mínimo dignas de jogos olímpicos, com peitaças farfalhudas, com uma senhora de carinha ingénua e um "machão" escandinavo tem tudo para ser considerado o pior videoclip de sempre...
Ora dêem lá uma olhadela...


quarta-feira, março 14, 2007

Mas ké isto???


sexta-feira, março 09, 2007

Ondas do Douro...

Linda Donzela vem à janela que a Tuna passa
Ouve este canto que o teu encanto enche de graça
Olha p'ra Lua que a noite é tua e o trovador
Enamorado canta elevado trovas de amor

São teus cabelos, ondas que o Douro
Leva p'ró marlento o embalo de melodia que faz sonhar
Barcos Rabelo feitos de esperança do teu olhar
Que a Tuna ronda Junto à Ribeira p'ra te Cantar

Linda Donzela vem à janela que a Tuna passa
Ouve este canto que o teu encanto enche de graça
Olha p'ra Lua que a noite é tua e o trovador
Enamorado canta elevado trovas de amor


Levo nos olhos a tua imagem brando fulgor
Levo a saudade, deixo esta trova ao meu amor
Põe um sorriso não te entristeças que a Tuna passa
Que o estudante é eterno Amante virá cantar.


Linda Donzela vem à janela que a Tuna passa
Ouve este canto que o teu encanto enche de graça
Olha p'ra Lua que a noite é tua e o trovador
Enamorado canta elevado trovas de amor

quinta-feira, março 08, 2007

Dia Mundial da Mulher!!!

Parabéns a todas as mulheres, hoje é um dia dedicado a vocês. O dia mundial da mulher...
Vão-me desculpar mas agora vou ser extremamente "purista". Porquê um dia da mulher? Para elas apelarem ao feminismo? Há poucos dias tive uma conversa com uma amiga, estudante de psicologia, sobre o tema "machismo e feminismo" e ambos concordamos que as mulheres estão a ganhar o lugar que é seu por direito e mérito próprio, mas não assistimos agora ao "reverso da medalha"?
O machismo está em vias de extinção, já assistimos (e cada vez mais) à partilha das tarefas domésticas, à partilha de tarefas das mais diversas espécies, o que por si já constitui um sinal de evolução... E um sinal de evolução positiva...
A mulher é sem dúvida um "ser sublime", e o equilíbrio natural ditou que esta fosse o complemento do homem, portanto só temos que agradecer pela vossa existência.
A todas vocês um beijo e um obrigado por existirem...

terça-feira, março 06, 2007

Força cambada!!!

Vamos sonhar novamente...
Adenda: Será que o Porto será o carrasco do Mourinho? Fiquem para ver... (Ao intervalo)

sábado, março 03, 2007

Filme do ano

Departed estreou no ano passado, mas aproveitando a embalagem da grande noite nos Óscares, algumas salas de cinema cá do burgo decidiram aumentar o seu número de sessões. Assim, aproveitei para ver o filme do ano, o meu primeiro filme de Martin Scorsese.
Fiquei agradado por ver que a sala de cinema do El Corte Inglês (as minhas preferidas) estava perto da lotação esgotada. Muito giro o vídeo animado a sugerir que os espectadores desligassem os telemóveis, não perturbassem a cadeira da frente com os pés, e mastigassem as pipocas discretamente.
Quanto ao filme, é um polícia Vs ladrões do caraças. O conceito de agente infiltrado de um lado e doutro está muito bem explorado, e quando pensamos que já está tudo visto, eis que continuamos a ser surpreendidos até à última cena. Gosto de filmes assim!
Tirado de um original de Hong-Kong que, dizem os entendidos, ser ainda melhor do que este remake, Departed não deixa no entanto de ser um bom filme.
O naipe de actores é do melhor que há. Jack Nicholson está igual a si mesmo, desta vez no papel de mauzão, mas uma interpretação suficiente para que continue a ser o maior actor vivo na actualidade. Matt Damon faz igualmente um grande papel, como há muito não lhe via. Leonardo DiCaprio está também muito bem. Pela primeira vez, num registo mais dark, mas com categoria. Mark Whalberg, que não conhecia, é uma agradável surpresa. E, por fim, deixo a lindíssima Vera Farmiga, cujo papel poderia ter sido mais explorado, mas que não deixa de fazer palpitar os corações masculinos.
Praticamente o filme todo tem uma musiquinha ambiente, e de vez em quando há uns Rolling Stones ou um Comfortably Numb muito bem tirado.
Se dizem que este não é do melhor, melhor Scorsese, imagino o que não serão então as obras-primas do Mestre.
A todos os que ainda não viram Departed sugiro que o façam. Se esperam pelo aluguer de DVD, é uma opção, mas continuo a achar que este tipo de filmes é para ver primeiro no cinema que, acreditem, é "pura emoção" da primeira à última cena.

sexta-feira, março 02, 2007

E o novo disco pá??


Bono, vocalista dos U2, esteve hoje reunido com médicos e representantes do Governo norte-americano para debater o impacte da SIDA no país. ©Reuters

Adenda: Deixo-vos discurso do Bono de ontem à noite, quando recebeu um prémio qualquer. O homem é o maior...




A minha ida ao japonês


Vencendo preconceito de há muito, muito tempo, hoje fui ao japonês. Pretexto? Almoço com velhos amigos da faculdade. Da outra vez não fomos que eu embirrei, agora arranjar outra desculpa caía mal. Eles tanto insistem...
E a verdade é que gostei. Muito. Estes pequenos nacos de arroz concentrado com cenas metidas no meio enchem o estômago. E sabem bem. Ao contrário do que surge nesta imagem, não havia faca nem garfo. Apenas pauzinhos.
O que vale é que esta malta está-se a marimbar para as boas maneiras. Doutro modo, teríamos um 31..que isto de segurar nacos pequenitos com os pauzitos não é tão fácil como parece, ou se vê nos filmes.
Sendo muito caseiro no que toca a comida, estranhando tudo o que está além-Portugal, confesso que gosto de ser surpreendido. E não sendo grande "expert" estou em crer, contudo, que sou capaz de ter apreciado mais a comida japonesa que a chinesa. Pelo menos, nunca viverei na dúvida de ter comido comida de cão ou, pior, algum resto humano de um chinoca, que nunca ninguém viu um chinês ser enterrado, apesar de eles estarem cá há alguns anos, lol..
Para primeira ida, ficou aprovado. Venham as próximas!