eXTReMe Tracker

terça-feira, março 31, 2009

LUA

"é que o pior castigo
é viver assim, sem luz nem paz,
sozinho com o peso do caminho
que se fez para trás..."



FEUP

Voltei aos bancos da Faculdade... Não foi para voltar a estudar (por enquanto), não foi para receber o Doutoramento Honoris Causa (espero que também por enquanto), foi apenas para recordar bons momentos que passei nesta casa.
Sem dúvida que a nossa vida académica marca para sempre a nossa vida pessoal e profissional, para o bem e para o mal. Foram nos corredores e bancos desta faculdade que me tornei na pessoa e no engenheiro que hoje sou.
Para sempre serão recordados os momentos de alegria, as frustrações, as brincadeiras, as conquistas, os cafés à meia-noite para continuar a trabalhar até as tantas, os professores e acima de tudo os colegas.
Entrei na FEUP e senti um misto de nostalgia e de alegria. As pessoas são novas mas o bulício continua igual, o cheiro, o corredor central apinhado de gente; e tudo isto me recordou os momentos que aqui passei.
Acho que nunca tinha escrito aqui no blogue acerca desta "grande" Faculdade, mas fica hoje, o meu agradecimento à mesma (com tudo o que esta me proporcionou).

quinta-feira, março 26, 2009

Gran Torino

Os grandes mestres, são e serão para sempre recordados. Existem aqueles que têm o toque de Midas e tudo o que fazem é bem feito.
Clint Eastwood é um desses casos, quem não se lembra do "do you feel lucky... punk?". Agora existe a confirmação de que Clint é um dinossauro do cinema. Realizou e protagonizou o filme "Gran Torino" com uma mestria ímpar.
Um filme em que um veterna de guerra perde a mulher e se vê rodeado, no bairro onde sempre habitou, por imigrantes da zona do Vietnam, Laus, etc. É devido a "gangues" que este se começa a relacionar com os seus vizinhos e ajuda Thao a encontrar o seu caminho. Um veterano de guerra que se torna um herói de bairro.
Aconselho a todos os leitores que vejam este filme, porque têm uma estória bastante boa, das melhores que vi nestes últimos tempos, tem grandes interpretações e termina com uma música do próprio Clint Eastwood.
Nota: 8 (escala de 10)

terça-feira, março 24, 2009

Carlsberg Cup

A final foi no passado Sábado, mas ainda muita tinta corre sobre este jogo. A decisão de Lúcilio Batista gerou e continua a gerar bastante polémica no seio do futebol Português.
Neste caso o Sporting tem razões de sobra para se queixar da arbitragem. Uma expulsão do Reyes por entrada violentissima sobre o Rochemback, o penálti "fantasma" protagonizado pelo Pedro Silva e ainda, a própria expulsão do Derlei que andou o jogo todo a fazer fitas e no final ainda falhou o penálti decisivo, ora se tivesse sido expulso não o teria falhado.
Se fosse jogador do Sporting entregaria a medalha à Liga de Clubes, mas repudio o acto protagonizado pelo jogador Pedro Silva no final do jogo.
O engraçado de toda esta polémica e para culminar em beleza, tipo cereja no topo do bolo, foram as declarações da pessoa responsável pelo departamento de comunicação do Benfica, um tal de João Gabriel, que ontem disse: "o Sporting pretende sair da Liga de Clubes porque está coligado a um clube do Norte, e assim fará cair este orgão e antecipar eleições"...
De facto, demostra um descontrolo total por parte da direcção encarnada. Primeiro - ganham um jogo que foi um roubo completo, segundo - O Porto ainda tem culpa de toda a trapalhada que se gerou em torno desta final.
Deixem o Porto sossegado e mostrem em campo aquilo que até agora não conseguiram e já agora deixem o Sporting, os homens andam a ser um bocado perseguidos em termos de arbitragens. O Benfica quer chegar a todo o custo ao 2º lugar do Campeonato, mas não o vai conseguir.

domingo, março 22, 2009

Emoção

Hoje abri pela primeira vez uma encomenda que me chegou vinda directamente da Reitoria da Universidade de Lisboa. Nada mais, nada menos que o meu Diploma. O meu canudo. É bonito como tudo!
Um dos ciclos mais bonitos da minha vida, de 2001 a 2006, que volvidos 2 anos ainda me deixa imensas saudades. Olhar pro canudo é lembrar-me de todos os bons momentos por que passei naquela Casa, onde ainda hoje gosto de lá voltar, seja para almoçar, seja para assistir a alguma conferência, ou ainda ir à sua Biblioteca estudar.
Tantos amigos que lá fiz, daqueles que levamos connosco para a vida inteira. Bons professores que lá tive e ajudaram-me a encontrar a vocação, e a definir o meu próprio estilo de cultor jurídico.
Que os anos que tenho pela frente honrem o legado que a Faculdade de Direito me deixou, e perpetuem a excelência do seu ensino posta na prática!

Palhaçada

O que vale é que a taça da Liga não salva a época nem pra Sporting, nem pra Benfica. Só o campeonato.
Por isso é que na abordagem ao jogo, quando interrogado por amigos e colega, respondi sempre que esta prova era mais uma final da Liga da 2ª circular que, valha a verdade, nesta altura já não enche as medidas. Arredados há alguns anos do título, Sporting e Benfica não podem fazer depender uma época boa de ficar à frente do arqui-rival, se quem leva o caneco são sempre os mesmos.
Dito isto, não posso no entanto deixar de manifestar a minha preocupação pela forma gritante e revoltante como ontem o árbitro Lucílio Baptista resolveu o jogo a favor de uma das equipas.
Aquele penalti inexistente não tem explicações. Só vem comprovar que Lucílio é um árbitro muito, muito fraquinho. E reconheço sem problemas que em outros tempos beneficiou o Sporting. Mas o homem é muito mau. E aquele penalti ontem marca indelevelmente a sua carreira.
Nota final para a reacção desproporcionada e injustificável do Pedro Silva. Há de apanhar uma boa suspensão. E espero que o clube seja o primeiro a dar o exemplo. Atirar a medalha para o chão não é de desportista. E o Sporting sempre se gabou de ser um Clube diferente...

sábado, março 21, 2009

Invasão

Faz-se o levantamento dos "tugas" com bilhete pra Dublin e a contagem já vai nos 30! Vai ser a loucura!

A polémica da semana


Que Bento XVI não foi feliz na abordagem ao problema da SIDA em África, não oferece dúvidas.
Que muita imprensa e intelectuais, ávidos por malhar novamente na Igreja, não perderam a oportunidade para malhar no Papa, também não oferece dúvidas.
O mais recente cartoon do Expresso, a enfiar de novo um preservativo na cabeça do Papa também já não é novidade. Sem piada alguma, diga-se.
O preservativo tem-se revelado um instrumento importante na prevenção da SIDA, mas não é exclusivamente decisivo. Outros métodos são também importantes no seu combate. A abstinência desde há muito que é um método igualmente válido. Infelizmente visto de uma maneira redutora e trocista. Quando se fala em planeamento no combate à SIDA devem-se encarar todas as alternativas.
Obviamente que no caso particular da Igreja, esta nunca poderá incentivar abertamente (sem problemas de consciência) ao uso do preservativo, sobretudo nos casos em que outras alternativas se colocam, sob pena de estar a ir contra o seu próprio princípio condutor. O que não significa que a Igreja continue permanentemente intransigente no que toca à abordagem do tema do uso do preservativo. E foi nesse ponto particular que Bento XVI não foi feliz.

Dream out loud

Eu tinha um sonho.
Ver os U2 ao vivo.
No dia 14 Agosto 2005 lá cumpri esse sonho. Nunca mais me esqueci dele!
Nesse mesmo dia voltei a ter dois novos sonhos.
Ver os U2 na Irlanda e no Madison Square Garden.
Dias 24 e 25 de Julho vou cumprir o segundo sonho.
Meu rico e-ticket é só o que vos digo...
Ir à Ilha da Esmeralda ver a banda da minha vida, infiltrado na sua tribo, é um momento pelo qual esperei a vida toda!
Vai ser Magnificent! :D

sexta-feira, março 20, 2009

Champions League

Ai está o sorteio da Liga dos Campeões.
Em sorte, calhou ao Porto o poderoso Manchester United, detentor do troféu. Quando se chega a esta fase da prova, a partida sabemos que qualquer equipa a defrontar será muito complicada.
Sinceramente, talvez seja bom apanhar um grande inglês, porque caso o Porto tenha uma pontinha de sorte e a habilidade (sem dúvida que a têm) de fazer dois bons jogos e passar a eliminatória, ficará com uma moral avassaladora para chegar à final de Roma.
Para isso teremos de passar o Manchester e depois encontrar o Villarreal ou Arsenal.
Sonho com o Porto novamente na final da Champions e passada a eliminatória com o Manchester, acredito que é possível.
Ai vão os confrontos dos quartos de final:
Villarreal - Arsenal
Manchester United - Porto
Liverpool - Chelsea
Barcelona - Bayern
50% das equipas são inglesas...

Papa e um rastilho de pólvora

Recentemente, na sua viagem a África o Papa Bento XVI acendeu um rastilho de pólvora que incendiou meio mundo. As declarações, em que o Papa vinca que a SIDA não é combatida com o uso de preservativos, mas que este é um meio para propagar ainda mais este flagelo mundial, foram do meu ponto de vista totalmente descabidas.
Estar a negar aquilo que está cientificamente provado é um grande erro da igreja católica. Num momento em que a falta de moral, a falta de educação e de sentido de ajuda estão cada vez mais em desuso, a igreja deveria ajustar-se à realidade e assim conquistar as pessoas a "aderirem" e incutir assim alguns valores.
Igreja e ciência podem coabitar de uma forma quase simbiótica, mas a igreja insiste em não se adaptar e reformular certas ideias que estão bastante ultrapassadas.
Não podemos viver numa igreja numa igreja do séc. XVIII quando estamos no séc. XXI, a igreja é feita pelas pessoas e não pelos poderes clericais, estes servem apenas como um meio de manter uma "instituição" de pé, são apenas as paredes, enquanto tudo o resto são as pessoas e Deus. A igreja não pode ir contra aquilo que prega e uma das mais bençãos que Deus colocou nas mãos do Homem; o livre arbítrio.
Espero que a igreja comece uma renovação de dentro para fora, que comece a rêver posições que podem por em causa e afastar fieis. E afastar fieis não implica que os mesmos tenham perdido a fé, mas apenas que os mesmos não se revêm nas posições retrogadas da mesma.
Para além da fé, de pregar a palavra de Deus e fazer caridade, a igreja enfrenta uma nova realidade, a igreja terá de ser educadora sem ser impositória, este é o grande desafio para o séc XXI.

quarta-feira, março 18, 2009

Ireland Wait us

Conseguimos, conseguimos, conseguimos. Estamos mais perto de concretizar um sonho. Missão cumprida, com distinção.
Vamos lá tratar do avião, de pequenos detalhes e da pousada.
Dia 24/25/25 de Julho a Irlanda será nossa....
A bandeira nacional irá ser acenada bem alto no estádio de Croke. Até o Bono se vai lembrar dela da Vertigo Tour...

terça-feira, março 17, 2009

Dublin city, Ireland

A máquina já se encontra em movimento e com ajuda divina aqui os dois blogueiros amanhã conseguiram os tão desejados bilhetes para a 360º Tour, que deixará a marca dos U2 neste ano.
Amanhã, esperemos ter a sorte de conseguir arrecadar os tão desejados bilhetes para dia 24 ou 25 de Julho, ou até mesmo para os dois dias.
Eu peço aqui a ajuda divina, para conseguir pelo menos os 4 tickets para o dia 24 de Julho. Seria simplesmente fantástico ver os U2 no dia do meu aniversário, na Irlanda e acompanhado pela minha "special one" e pelo grande amigo Melo que levará também a sua darling, ehehehehe.
Será pedir muito como prenda de aniversário?
Espero que a conjuntura esteja a nosso favor e que amanhã possamos dizer: "Fase 1 cumprida, vamos lá arranjar voo e alojamento".

"May the force be with us"

quinta-feira, março 12, 2009

Se fosse uma música dos U2 seria?

A rádio comercial, perante um conjunto de perguntas e respostas dos internautas, dão a conhecer a música dos U2 que melhor caracteriza o internauta que se submeteu ao teste.

Ora, também eu fiquei com curiosidade de saber que música dos U2 melhor me caracteriza e para espanto...

Eu seria Sunday Bloody Sunday!!!

terça-feira, março 03, 2009

1200km

Qualquer dia tenho mais milhas que o papa.
Cerca de 1200km em 5 dias, estamos perante um papa-léguas.

Visita à cidade onde nasceu Franco na Espanha, hoje visita à capital do 5º Império.

domingo, março 01, 2009

Finalmente...No Line On The Horizon!

O melhor disco dos U2 no século XXI.
Um disco em que de facto o todo é maior que a soma das partes.
Não consigo encontrar uma música fraca. Todas cumprem com os requisitos mínimos. E depois, claro está, há aquelas que levantam voo e tomam o seu lugar na galeria dos grandes temas de sempre dos U2: "Unknown Caller", "Moment of Surrender", "Fez-Being Born", "Cedars of Lebannon" e "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight". Estou rendido a elas!
Os U2 prometeram muito com este disco, e não desiludem. Não é um disco de ruptura como Achtung Baby, mas também não é preciso mudar do 8 para o 80 para um disco poder ser apelidado de revolucionário. Os U2 revisitam a sua discografia, e fazem-no sem desmerecer o passado, e abrindo novos caminhos para estes novos tempos.
No Line On The Horizon é um disco que vai-se saboreando com escuta atrás de escuta. Não é de assimilação fácil à primeira. Get On Your Boots, o primeiro single, não é de cair no goto à primeira audição, mas, ainda assim, mostra-se mais desafiante que os predecessores Beautiful Day e Vertigo. E isso é o que um fã de U2 mais quer! Que a banda desafie a normalidade, e se aventure em algo que acabe no extraordinário! E "Boots", sobretudo com as actuações ao vivo de promoção, vai ganhando o seu lugar de dia para dia. É um tema que promete!
Há um trabalho de escrita irrepreensível (Bono a compôr cada vez melhor), Edge brutal na guitarra, e a colaboração de Brian Eno/Daniel Lanois a ir muito para além da produção, com participação directa na composição dos temas. A nível vocal Bono está melhor do que nos dois discos anteriores, regressando à sua boa velha forma. Atinge novas notas que nunca lhe ouvimos, e é acompanhado em partes das músicas por Edge, Eno e Lanois, dando uma tonalidade aos coros, que dá imenso prazer ouvir.
Voltarei mais tarde ao assunto, ou não fosse este ano o ano dos U2, mas fica desde já a minha nota: 17 valores para No Line On The Horizon! Os U2 estão ainda na corrida para melhor banda do mundo.
A partir de amanhã o disco está à venda. O alinhamento é:
1. No Line On The Horizon
2. Magnificent
3. Moment of Surrender
4. Unknown Caller
5. I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
6. Get On Your Boots
7. Stand Up Comedy
8. Fez -- Being Born
9. White As Snow
10. Breathe
11. Cedars Of Lebanon

Os U2 estão de volta!

Uma noite no Dragão

Depois da minha ida ao Estádio da Luz, só ficou a faltar mesmo o Estádio do Dragão para fazer o pleno da Casa dos 3 grandes. A missão ficou cumprida ontem à noite!
O pretexto não poderia ser o melhor: Porto-Sporting. Não tanto por ir rever o Sporting de novo no Norte (ainda estou em protesto pelos 5-0 da passada 4ª...), mas sobretudo pela oportunidade de ver o clube do meu coração, juntamente com a portista mais predilecta do meu coração, a um Estádio que nenhum de nós conhecia até ontem.
O lugar para assistir à partida não poderia ser o melhor: no sector da claque portista, os inenarráveis Super-Dragões.
Está bom de ver, não pude tirar o meu cachecol verde-e-branco, nem manifestar-me. Ao longo dos 90min só me descuidei uma vez, quando o Polga fez um corte importante na grande área e soltei um "boa!", mas felizmente que ninguém reparou. Foi com dor na alma que não pude apoiar o meu clube. Mas olhava à minha esquerda, à minha direita, à frente, atrás, e era cada adepto, cada um com pior aspecto que outro. É de facto admirável a capacidade de recrutamento do Macaco, líder dos Super-Dragões, que foi buscar cada torcedor mais chunga que outro....
Bom, mas em abono da verdade, cabe dizer que no sector onde estávamos a música era uma constante, o apoio à equipa nunca faltou e, nesse sentido, a minha torcedora especial estava nas nuvens, entre os seus!
Quanto ao jogo este foi visto sempre de pé uma vez que os adeptos presentes no sector excediam largamente a sua capacidade de lotação, e então vimo-nos forçados a tal. Meu rico lugar sentado em Alvalade....
Da partida o resultado foi 0-0, para grande pena minha. Não foi um jogo com muitas oportunidades, a primeira parte deu Sporting, na 2ª houve mais Porto, mas o Sporting mostrou muita atitude, e conforme disse depois Paulo Bento, não há que ter vergonha destes jogadores. Mas o Sporting, infelizmente, dá para estas coisas: do ordinário até ao extraordinário!
Houve alguns momentos empolgantes, mas foi pena não ter havido golos, afinal de contas, o sumo do futebol.
Mas em conclusão, o Sporting ainda está na luta, e o Porto também não deve estar descansado. Com um calendário favorável na 2ª volta, não ganhou um único jogo em casa aos rivais directos...
Do Estádio, gostei muito do palco, uma vista para o relvado extraordinária, e muito bem desenhado. Parabéns aos portistas que têm um belíssimo estádio!
De futuro ficou prometido repetir a experiência, dessa feita na minha Casa! E aí nada nem ninguém me impedirá de gritar: Spooooooorrrrrtiiiinnnnnnnggggggg! :D