eXTReMe Tracker

terça-feira, setembro 29, 2009

Respect


Paulo Lachado
José Pedro Torres
Pedro Sousa

domingo, setembro 27, 2009

Regresso ao Dragão

Para ver novo Porto-Sporting, desta vez junto dos meus!
Foi um ambiente fantástico aquele que antecedeu a entrada no estádio. Os adeptos concentrados, a aguardar ordem para poderem entrar na bancada que lhes estava reservada, e enquanto esperavam, entoavam os cânticos de apoio ao clube. Arrepiante! Claro está que os indefectíveis da Juve Leo, Directivo e Torcida são tão assustadores como os dos Super-Dragões, com quem vi o Porto-Sporting da época passada. Nesse aspecto para mim custou muito menos do que à Elena, que coitada, lá se via infiltrada no meio do inimigo sem poder manifestar o mais pequeno apoio possível ao seu clube.
Aliás, quando estávamos os 2 a entrar no estádio, estava um cordão policial montado e ao passar pelos Polícias com os cães-de-fila ali bem atentos, houve um bruto pastor alemão que começou a saltar e rosnar para cima de nós, que quase me arrancava o braço! Ok, arrancar se calhar é exagero, mas nunca um pastor alemão rosnara ferozmente tão perto de mim como aquele de ontem.
Entrámos na bancada já tocava o hino do Porto (nesse aspecto a organização funcionou muito melhor, porque lembro-me de na época passada a torcida leonina ter entrado já o jogo decorria há 5 minutos), e fomos para cima da bancada, para um lugar onde pudéssemos ver o jogo sentados. E nesse aspecto as coisas correram bem. Enquanto as claques estavam lá para baixo, todos de pé, nós estávamos em cima, com óptima vista para o campo, sentados, e com adeptos mais normais à nossa beira.
Quanto ao jogo, perdemos bem, porque demos 20m iniciais ao Porto. Polga uma lástima. Foi o pior em campo da equipa. Fez a falta do golo, não marcou correctamente o Falcão, e fez penalti. Pior era impossível. O Sporting ainda reagiu, teve bons pormenores, mas tal não foi suficiente. Fico com a impressão final de que poderíamos ter saído do Dragão com 1 empate, mas falta à equipa a estrela de campeão, que Benfica e Porto já mostraram este ano.
A 5min do final começaram a sair os adeptos e nós aproveitámos! Era a maneira de não ficarmos meia-hora à espera no final, o que com 1 derrota do clube ainda iriai custar mais. Não nos arrependemos porque o resultado manteve-se igual.
Foi a minha primeira experiência de ver o Sporting junto da claque no estádio de um rival, e gostei. O resultado foi o menos bom, mas depois de empate, e agora derrota, acredito que na 3ª ida ao Dragão a vitória já será nossa! :)

U2 em Coimbra

Já era mais ou menos notícia esperada, mas foi com muito agrado que se soube do anúncio oficial do regresso dos U2 a Portugal. Mais concretamente a Coimbra, e no dia 2 de Outubro de 2010.
Estranho o concerto ser só daqui a 1 ano, mas a banda lá sabe os seus timings.
O concerto calha a um Sábado, e sendo véspera de fds prolongado, é uma óptima oportunidade para passar uma belas mini-férias.
Gostava que marcassem ainda uma segunda data. Infelizmente não estou a fazer planos para ir vê-los lá fora, mas isto de ter visto 2 concertos de U2 criou um hábito que não queria perder... :)

Vimeiro

Nesta semana que passou estive no Vimeiro, quartel-general das formações da Price (desde 1979).
Foi uma semana bem passada, sempre em formação, onde deu para conhecer novos colegas e estabelecer contactos. O tempo também estava fantástico tornando penoso olhar para a praia à distância de 100m e não poder ir lá dar um mergulho.
Vale bem a pena conhecer as potencialidades do Hotel Golf Mar no Vimeiro. Um lugar de encanto onde um fds de descanso lá passado é sucesso garantido.
Gostei de lá voltar, depois da primeira ida em 2006.

domingo, setembro 20, 2009

Gato e os politicos

Politicos em programas de televisão? Natural. Politicos em programas de entertenimento puro e duro? Agora parece que sim!!! Os gatos conseguiram a proeza de levar os politicos ao "banco dos réus" do seu programa. E os politicos até não se têm saido mal. Aqui e ali, conseguem ter piada e fazer rir o próprio RAP que certamente não esperaria algum humor por parte dos mesmos. Mas agora que o Presidente da República tenta fazer Stand-Up comedy nos seus discursos e que Alberto João já por várias vezes desfilou cravado de lantejoulas no Carnaval Madeirense, aguardo para ver que piada nos trará as Legislativas.

De humor negro anda o mundo cheio...

Baptismo de Voo (2)

Ora bem, não foi bem um baptismo de voo, mas quase. A primeira vez que fui contra a lei da gravidade foi num heli, mas desta feita, foi mesmo de avião. Nunca tinha andado e faz tempo que havia curiosidade... Deveria ter sido em Julho, na ida à Irlanda, mas outros motivos falaram mais alto.
No entanto, na passada Terça-feira, aconteceu mesmo.
O catalizador foi mais uma reunião na ANA - Aeroportos de Portugal. Depois de um fim-de-semana desgastante, de uma Segunda-feira de trabalho das 8:00h às 22h e depois uma viagem até Lisboa de carro, é natural que estivesse de rastos. Para além disso, fazer Consultoria na área Aeroportuária sem nunca ter sentido realmente a sensação de andar de avião, fazia-me alguma espécie...
Ora, nada melhor que de um momento para o outro se decidir voltar ao Porto de avião, sem complicações.
Avião: Pardal, da Portugalia
Comandante: Miguel Fernandes
Viagem: Simplesmente deslumbrante, ver Portugal do ar, num final de tarde calma, acompanhar o Pôr do sol a vários pés de altitude, simplemente fantástico. E chegar e ver o Porto iluminado e pensar: "Cidade Bonita"...

Quem nunca andou, aconselho, quem já andou, faça esta viagem, no período do pôr do sol.

sexta-feira, setembro 18, 2009

Liga Record

57 pontos, 8638º lugar.

À frente na Liga Privada PwC, e à frente no mano-a-mano. Melhor estreia não podia ter!

Levezinho

Ok que o Heereenven não é nada de especial, e que o Sporting continua péssimo.
Mas o Liedson é um fora-de-série que vale por 5 (como diria JEB) ou mesmo 10!
É um atleta que vai deixar saudades e um craque no meu clube que igual só mesmo o Balakov!

Uma fraude!

Uma punhalada duríssima nas costas do ciclismo português!
Estes gajos não aprendem.
Estou muito triste porque tinha a Liberty como a minha equipa preferida, e boa impressão do Nuno Ribeiro e do Hector Guerra.
Mas isto é intolerável e não podemos ser condescendentes com os batoteiros.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Esposende TV

É já daqui a poucas horas que arranca um dos mais ambiciosos projectos jornalísticos do nosso concelho dos últimos anos, a Esposende TV.
Para arranque nada melhor do a transmissão do debate no auditório municipal entre os 5 candidatos a deputados do distrito de Braga. À falta de um bom candidato a deputado numa das 5 listas do nosso Concelho, temos pelo menos a discussão sobre as ideias e projectos para o Distrito a vir até Esposende. Pena é não haver um John Stewart para perguntar ao João de Deus Pinheiro ou ao Telmo Correia algumas questões de lana caprina sobre lugares ou pessoas históricas da região que qualquer minhoto sabe, mas que eles certamente devem desconhecer
Sobre o canal, promete ter conteúdos variados, a cobrir o concelho todo e as suas gentes, dando destaque ao que de melhor se vai fazendo por lá.
O único ponto que me faz espécie neste projecto da Esposende TV é a sua direcção caber a Carla Viana, jovem esposendense, de que não se conhece nenhuma formação jornalística, que não os comentários cor-de-rosa que faz no Jornal de Esposende.
Sempre pensei que um projecto desta envergadura requeresse pessoas mais experientes na área, e por muito que uma jovem de 24 anos revele talento jornalístico, daí a passar para as suas mãos a Direcção de um Canal vai um grande passo.
Mas diz a história que por detrás de um director muitas vezes há uma grande equipa, e até pode ser que a Esposende TV se tenha reunido de bons profissionais da área, com vontade de fazer coisas interessantes. A ver vamos o que os conteúdos do canal nos reservarão.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Liga Record

Este ano meti-me pela primeira vez na Liga Record.
Aqui no trabalho alguns colegas decidiram criar um mini-campeonato entre si, com direito a prémio e tudo. Somos 7 concorrentes, criámos a nossa própria Liga Privada e os prémios são um almoço no limite de €10 a pagar ao campeão de inverno, e um almoço/jantar sem limite de preço a pagar ao campeão nacional.
Mas a Liga Record tem também outras modalidades interessantes, como seja o mano-a-mano em que nos confrontamos directamente com 1 amigo ao longo do campeonato.
Também estou metido nessa modalidade, com o Zé Rui (ou Penta Boys), sendo os prémios acordados entre nós não menos interessantes: um jogo do clube preferido do campeão de inverno, a pagar pelo perdedor (que tem também de assisitir a essa partida); uma visita guiada ao estádio do clube do campeão nacional, a pagar pelo perdedor, que tem também de participar nessa visita guiada.
A minha equipa chama-se Levezinho do Norte, e tem na sua composição jogadores do Porto, Benfica e Sporting. O Sporting está mau de mais para só apostar em jogadores leoninos.
A época futebolística promete, e à falta de entusiasmo e pica pelos resultados do Sporting (que não tardará muito a ficar arredado do título), sempre existe a Liga Privada para me ir mantendo animado e interessado.

sexta-feira, setembro 11, 2009

À conquista da imprensa!

Primeiro um jornal económico.
Amanhã o Expresso.
E um dia A'Bola!

quarta-feira, setembro 09, 2009

Louçã, o menino

Chapeau para o artigo do Henrique Raposo no Expresso deste sábado. É obrigatória a sua divulgação!
O 'momento zen' desta campanha pertence a Francisco Louçã. Há dias, Louçã apelidou Duarte d'Orey de "menino de famílias". Esta acusação é, ao mesmo tempo, cómica e perigosa. Comecemos já pelo lado circense da acusação. É que isto dá mesmo vontade de rir. Porquê? Porque Louçã também é um 'menino de famílias'. O que é Louçã senão um baronete de esquerda? Por ser de esquerda, Louçã deixa de ser um 'menino de famílias' e passa a ser um emérito proletário com antepassados neo-realistas? Louçã sofre de uma espécie de esquizofrenia social: lança ódio contra as suas próprias origens. Louçã é um 'menino de boas famílias' com vergonha de ter nascido 'menino de boas famílias' (um complexo comum no BE). Em 'Diários de Paris' (Oceanos), Marcello D. Mathias diz que "há quem sofra horrores por nunca ter sido preso pela PIDE". Com Louçã, a coisa é um pouco diferente. O guia supremo do BE deve sofrer horrores por não ter nascido numa família humilde. Não faz mal. Eu tenho disso aos montes, e proponho já uma troca: Louçã concede-me as suas raízes aristocratas, e eu ofereço-lhe as minhas raízes plebeias. Para enorme benefício profissional, eu ascenderia à aristocracia da esquerda caviar. Para enorme benefício psicológico, Louçã adquiriria origens proletárias. Uma troca justa.

Deixando a comicidade de lado, convém dizer que este tipo de vocabulário é perigoso, porque revela um discurso político baseado no ódio. Louçã é um vendedor de ódios sociais (a luta de classes é isso mesmo: uma traficância de ressentimento). Um político que agita ódios é um perigo constante. Aliás, este comércio de licores rancorosos é a alma do populismo, e Louçã é o pior dos populistas indígenas. Louçã é tão virulento como os populistas de direita. O nível de ódio que Le Pen usa contra os 'pretos' é idêntico ao nível de ódio que Louçã usa contra os 'ricos'. O líder do BE lança racismo social contra os 'Belmiros', e, dessa forma, desumaniza os tais 'Belmiros'. E o pior é que este show de xenofobia social passa incólume. Ainda estou para perceber a razão que leva os media a proteger o político mais intolerante de Portugal.

Para o futuro do BE, importa saber uma coisa: qual é a força das facções respeitáveis do BE (aquelas que não dependem de Louçã)? A saída de Miguel Vale de Almeida não augura nada de bom a este respeito.

Momento

Só para assinalar o momento:

dia - 09/09/09
tempo - 09h09m09s

Momentos que só acontecem de 1000 em 1000 anos

terça-feira, setembro 08, 2009

Mediocridade em Alvalade

Muito perturbador o anúncio da renovação do Sporting com Pedro Silva, por mais 3 anos.
Um jogador sem qualidade pra alinhar na nossa equipa principal, e que é brindado com esta oferta. Se calhar pra compensar as ofertas com que ele brinda os nossos adversários...
Depois, não deixa de ser enternecedor o comentário do empresário de Pedro Silva, que atribuiu a instabilidade do jogador ao facto de estar no último ano de contrato e ser sondado por clubes da Alemanha e França. Resta saber de que divisão! Só podem estar a brincar connosco!
Depois da renovação de André Marques, o Sporting parece querer dar um sinal de força aos elementos da equipa mais criticados até agora.
Se quanto a André Marques ainda se aceita, pois o jogador ainda é novo e pode melhorar, já Pedro Silva, com 28 anos, não se lhe reconhece margem de progressão. Na época passada vi-o fazer algumas coisas bonitas (para muitos apenas fica a peitada a Lucílio Batista, mas no 3-2 ao Benfica o Pedro Silva jogou muito bem), mas tal não é suficiente para apagar os sucessivos erros. E vamos nós ter que aturar aquele sub-jogador por mais algum tempo.
Não havia necessidade...

Medíocre na república das bananas

Se há indivíduos com os quais não simpatizo minimamente, um deles será Alberto João Jardim. Acho-o uma pessoa inculta, que vive à custa das polémicas que o envolvem, sabendo aproveitar os dividendos disso mesmo. De tempos a tempos, lá o ouvimos a criticar tudo e todos, pegando na sua língua veperina e disparando para todo o lado, tipo Al Capone com uma tommy gun nas mãos.
Dispara contra todas as facções, contra a esquerda, contra a direita, contra o centro, contra as pessoas do seu próprio partido, contra os emigrantes e contra o Continente, como se não a Madeira não fosse Portuguesa.
Mais uma vez, Alberto João, mandou toda a gente aquela parte aquando da visita de Manuela Ferreira Leite à Madeira. Lamentável...

Ver Mais

Pena termos pessoas destas a definir os destinos de populações!

domingo, setembro 06, 2009

Fim de férias

E pronto, lá se acabaram as 3 semanas de férias. Ontem à noite, com um convívio com alguns bons e grandes amigos, onde a Selecção foi o prato forte, a par da bola da Marbela! :)
Foi um Verão fraquito, comparado com o do ano passado. Poucas idas à praia, só 2 delas não fizeram vento, e apenas 1 mergulho na água! Mas em contrapartida, houve um regresso após demasiada ausência às azenhas, onde o calor era quem mais ordenava, e tomaram-se uns banhos fantásticos no riacho. Maravilha!
Houve cinema, muita música, futebol ao vivo, bons serões em cafés vários com vários amigos, e descanso. Valeram muito a pena estas férias!
Coisa melhor que isto, não encontro em lado nenhum! :)

Levezinho quase resolveu

Numa reedição do que se passara aquando da 1ª volta, em Alvalade, ontem à noite Portugal foi muito mais equipa do que a Dinamarca, e foi inacreditável como com jogadores como Ronaldo, Simão, Deco e Liedson, em 36 remates só tenhamos feito um golo!
A história das qualificações não perdoa equipas tão perdulárias, e valha a verdade que demasiados erros ao longo desta campanha, onde só ganhámos contra Malta e Albânia, levam a que se reconheça muito honestamente que Portugal não merece ser apurado para o Mundial.
Mas será uma imensa tristeza que um naipe de tão grandes jogadores não marque presença na África do Sul.
Restam-nos 3 jogos para ganhar, mas sobretudo muitas orações para que a Suécia tropece. O que não será nada, mas nada fácil.
Quanto a Liedson, palavras para quê? É um jogador excepcional, que veio tarde para o mundo do futebol (só aos 24 anos) e tarde para a Selecção.

quarta-feira, setembro 02, 2009

"Jesusminator"

Apenas porque acho que fizeram um grande trabalho em termos de design :)



Parabéns ao jornal "Abola"