eXTReMe Tracker

terça-feira, outubro 14, 2008

Politik

O Diário Digital noticia hoje que a Comissão Política do PSD de Esposende apoia a recandidatura de João Cepa à Câmara Municipal para um 3º mandato, ele que se encontra à frente dos destinos da Casa Grande desde 1998.
Em termos gerais considero que João Cepa tem sido um bom presidente. A título de exemplo, as obras de requalificação das zonas marítimas/ribeirinhas de Apúlia, Fão e Esposende, que estão um primor; e o facto de Esposende ser das cidades mais limpas do país, tendo tido resultados muito bons nesse campo. Em conclusão, João Cepa tem feito um bom trabalho.
E será isso merecedor de uma recandidatura? Concerteza que sim. Contudo, acontece que João Cepa leva já uma década como mayor da cidade, o que entendo como um lapso temporal mais do que suficiente e desejável. Uma década dá para traçar um rumo, executar um plano e fazer obra. Depois disso, fica complicado arranjar motivação. Já se sabe o que a casa gasta. Daí a importância da renovação. Fecha-se um ciclo, abre-se um novo.
Entendo que João Cepa deveria recusar este apelo para uma nova corrida. A sua experiência autárquica acumulada poderá e deverá ser aproveitada para outras áreas. E sempre fica melhor sair em grande, pelo próprio pé, do que pelas traseiras da casa, em queda.
Era importante para o PSD, e bom para Esposende, que as novas eleições fossem pretexto para uma renovação de geração.
Mas tenho consciência que o apelo do conforto do lugar controlado poderá parecer mais conveniente do que a sedução da mudança na orientação profissional...

Sem comentários: