eXTReMe Tracker

domingo, janeiro 25, 2009

Filme de fim-de-semana

Já era para ter sido no fim-de-semana passado. Acabou por ser neste. As 13 nomeações divulgadas a meio da semana apenas aumentaram a expectativa no seu visionamento.
"O Estranho Caso de Benjamin Button" é um filme que anda a meias entre a comédia e o drama, mas com maior pendor para o drama. Afinal, uma fábula de alguém que nasce ao contrário, ou seja começa de velho para novo, não deixa de levantar questões interessantes. Aqueles com quem vamos convivendo também vão morrendo, e é curiosa a abordagem ser feita no sentido contrário. Ou seja, aquele que vai rejuvenescendo vai vendo os que estão em seu redor a envelhecerem.
As interpretações estão muito boas. Brad Pitt faz um grande papel. Cate Blanchett, lindíssima, mais uma vez a dar provas de ser uma senhora actriz. E as caracterizações estão irrepreensíveis.
18 valores para "O Estranho Caso de Benjamin Button". Estou curioso para ver os restantes nomeados, mas 13 nomeações é de facto obra. Muitas vezes isso não quer dizer nada, e o filme até pode ser uma desilusão na altura de se conhecerem os vencedores. Mas uma coisa é certa. Vale muito a pena a ida a um cinema perto de si para o ver.

Afinal não veio

Ontem era esperada a visita da líder da oposição ao nosso mui belo e hospitaleiro burgo. O pretexto era a inauguração da nova sede do Partido.
Mas afinal a Dra. Manuela não tem por hábito visitar as sedes do Partido. E assim não passou por Esposende. Foi pena.
Manuela Ferreira Leite (MFL) pode revelar falta tremenda de jeito para líder partidária, mas ao menos imprimiu um estilo completamente contrário ao populista e errático de Luís Filipe Menezes. No entanto, julgo que estas atitudes de não visitar sedes de campanha não contribuem para a dinâmica das gentes locais do partido em seu torno. Não estou a ver Marques Mendes a não o fazer. A Sede concelhia é do Partido, independentemente de quem esteja a liderá-la. E isso deveria motivar MFL. Porque primeiro está o Partido.

sábado, janeiro 24, 2009

Nova embrulhada

Percebo o desconforto de Sócrates. Isto de notícias sobre tráfico de influências e corrupção, que envolvam a sua pessoa, virem sempre que estamos em ano de eleições cheira a esturro. De facto, não se percebe como é que o caso "Freeport" esteve em silêncio tanto tempo para ressurgir agora de novo em força.
Hoje no Expresso alguém escrevia sobre esta coincidência temporal e lembrava vários escândalos políticos que nunca tiveram consequência. A título de exemplo, os casos relacionados com Paulo Portas. Eles foram os casos dos sobreiros, dos submarinos, o tempo passou, nada aconteceu, e não admira que mais dia menos dia, quando o homem voltar a estar em alta, os casos ressurjam novamente.
Neste caso de Sócrates, assim como o do curso da Independente, impõe-se que tudo se esclareça o mais rapidamente possível, a bem da verdade. Mas em Portugal reza a história que os grandes escândalos nunca resolvem nada, e tudo fica como dantes, quartel-general em Abrantes.
Noutra latitude, e ainda quanto a Sócrates, parece que o nosso PM e secretário-geral do PS vai propor na sua moção ao Congresso a institucionalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Enfim, o País e o Mundo numa grave crise, e aqui a política que marca a agenda são estes temas. Mas Portugal sempre foi aquele circo. Valha ao menos a sabedoria de Mário Soares que chamou a atenção dos seus correligionários para não gozarem com a cara do povo, que há coisas mais importantes do que essa.
Mas Sócrates, no que toca a desviar as atenções, sempre foi um guru...

Que ecoe a liberdade

Na véspera da tomada de posse de Obama, uma série de artistas celebraram o acontecimento num evento denominado "We are one". Como não poderia deixar de ser, a banda preferida dos escritores cá do burgo também participou, ou não tivesse uma das suas músicas sido escolhida por Obama para banda-sonora da sua campanha. Fica aqui a actuação. Let freedom rain!

Good luck Mr. President!

Já várias vezes escrevi que a América é um País à parte.
Depois do ciclo mais tenebroso dos últimos 30, 40 anos, com a Administração de George W. Bush, em que o respeito, consideração e empatia pelo País atingiu níveis nunca antes imaginados, segue-se agora a vez de Barack Obama, o primeiro Presidente negro.
Nestes últimos 2 anos, com a sua candidatura à corrida à Casa Branca, assistiu-se a um crescendo de esperança, fé e confiança do mundo em geral, e americanos em particular, na regeneração do País. Tomara que Obama seja bem sucedido. Vai precisar de sorte é um facto. Mas se a sorte protege os audazes, Barack Obama nesse capítulo, não precisa de receber lições de ninguém quanto a audácia.
Para já começou com o pé direito ao decretar o fim da prisão de Guantánamo de tão má memória para os americanos. Vamos assistir a História...

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Realmente...

"If debugging is the process of removing bugs, then programming must be the process of putting them in."

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Sem Freio

Uma grande música, uma grande letra. Quem nunca ouviu faça o favor. Certamente irá gostar.

Como garranos num prado
como criancas no recreio
sem culpa sem pecado
sem decoro nem asseio

como cometas lustrosos
numa overdose de luz
como dois cristos formosos
juntos e ao vivo na cruz

fomos amantes sem freio
na curva dos dias
derrapando sem receio
na triste curva dos dias

como um poente na praia
em queda livre de Outono
como o dançarino da noite
cheio de fumo a de sono

como o sonho adolescente
que embate no mar real
ao ver a paixao ardente
perder-se no areal

fomos amantes sem freio
na curva dos dias
derrapando sem receio
na triste curva dos dias

como o acto teatral
da peça que tudo diz
um Shakespeare total
onde ninguém fica infeliz

porque o amor se cansou
acabar é então o preço
só a tragédia é bonita
só ela traz outro começo

fomos amantes sem freio
na curva dos dias
derrapando sem receio
na triste curva dos dias

Sem freio - Clã
álbum - Kazoo (1997)

segunda-feira, janeiro 19, 2009

GET ON YOUR BOOTS

E eis que ela volta e em jeito de redenção... Portanto:
Get on your boots AQUI.

Muito bom senhores colegas do blog, muito bom. Não se habituem, que não ouvirão muitas vezes estas palavras da minha boca. :P

domingo, janeiro 18, 2009

É já amanhã

Que ecoará mundialmente o primeiro single de avanço do novo disco dos U2, Get on your boots. Em Portugal, numa rádio perto de si a partir das 8h00. Diz quem já ouviu o tema que soa a Zooropa/Achtung Baby. Deixas deste tipo só servem pra aumentar a ansiedade. Fã sofre hehe

Campanha eleitoral eu? Jamais

O Expresso deste sábado traz uma notícia deliciosa. O Ministro Mário Lino fez circular um pedido pelo Ministério para que o informassem das inaugurações de obras previstas para este ano. Diz que é por razões de agenda, para não ficar sobrecarregado.
Só mesmo uma mente maldosa para achar que isto cheira a oportunismo eleitoralista, ou não viessem aí 3 eleições...

As palavras do Cardeal

D. José Policarpo não deve nada a ninguém em termos de tolerância, respeito e boa vontade. Basta acompanhar os seus textos ou mensagens de que a imprensa e televisão costumam dar amplificação nacional, para concluirmos que estamos perante uma individualidade de grande craveira: intelectual, moral e ética.
As declarações do Cardeal, ou melhor, as suas recomendações às mulheres portuguesas para que pensem duas vezes antes de se casarem/juntarem a um muçulmano não oferecem nada de grave. É um facto que são culturas (bem) distintas, e o conselho para que as pessoas pensem conscientemente do passo (importante) que vão dar, não cedendo ao primeiro impulso que tenham, é um conselho natural, que qualquer pai, mãe ou irmão daria. Repare-se, o Cardeal não disse que era contra essas uniões. Apenas recomendou um pouco mais de atenção. E isto, sejamos franco, não é racismo, intolerância ou algo assim parecido.
Mas a nossa esquerda (radical) que se diz bem pensante e muito liberal ficou em polvorosa com estas palavras. Nada que não fosse de esperar. Afinal de contas, o anti-clericalismo continua a ser modo de afirmação e promoção política de alguma dessa gente, que só não levamos a sério, porque não fazem a menor ideia do que estão a falar. Por um lado, porque não têm autoridade para falar da pessoa do Cardeal. Quantos é que já leram os seus textos ou o ouviram? Por outro lado, a santificação que fazem da cultura muçulmana é também ela ridícula, pois querer fazer passar que a cultura muçulmana valoriza a mulher, em plano de igualdade com o homem, só pode dar azo a uma sonora gargalhada.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Informação

Para quem como eu tinha curiosidade de saber quem ficou no pódio juntamente com o Cristiano ronaldo e ontem não teve oportunidade de saber... É que em Portugal existe um jornalismo de alta qualidade, falou-se do Ronaldo durante horas, mas ninguêm se preocupou em dizer os outros lugares do pódio.
Então aqui vai:

1º - Cristiano Ronaldo
2º - Leonel Messi
3º - Fernando Torres

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Tradições

Ontem durante a tarde, uma tarde calma e fria de domingo, depois de bem "abastecido" com almoço em familia, fui dar uma volta pelas ruas da minha cidade.
A cidade mudou, e muito, não só no sentido urbano, mas também nas pessoas que nela habitam. Dei por mim no Largo Rodrigues Sampaio, a olhar para os centenários bancos da igreja onde "jaziam" impavídos e serenos os "velhos e velhas do jardim", a apanhar um bocado dos raios solares que nos aquecem o corpo no meio deste gélido tempo.
Recordei-me de uma tradição que morreu, que me leva aos tempos de menino. Não é que esses tempos sejam longiquos, mas são tempos que foram e não voltam mais, são tempos que fazem parte do grandioso livro de recordações.
Refiro-me ao "Bazar do Menino". Muitos de vocês nem saberam do que se trata e se calhar nunca assistiram a nenhum.
Acontece que há uns anos atrás, quando nas igrejas existiam verdadeiros presépios (agora existem, mas sem o destaque de antigamente, na minha modéstia opinião, mas são contas de outro rosário), aqui em Esposende existia a tradição de se depositar prendas para o menino. Consistia isto em deixar pequenos presentes, dos mais variados genéros no presépio da igreja. Esses presentes eram então recolhidos e depois pelos primeiros dias de Janeiro, durante as tardes de Domingo era feito o "leilão" dessas prendas. O dinheiro revertia a favor da igreja, para ajudar nas mais diversas despesas.
Na porta virada a Sul da Matriz, aglomerava-se uma verdadeira multidão, pessoas que muitas delas já não se encontram entre nós, que faziam daquele momento uma verdadeira feira, com várias peripécias à mistura. Vendia-se de tudo, desde sapatos até chouriças... E no final toda a gente saia agradada com aquilo que tinha leiloado, mesmo que não soubesse o que se tratava antes de leiloar o "produto".
São tradições que desaparecem, que nos torna mais pobres socialmente, porque era ali na rua que as pessoas se juntavam e falavam e brincavam e muitas se zangavam...

O tempo não volta para trás, mas algumas das tradições podiam voltar para bem de todos!!!

O primeiro Post de 2009 vai para ...

Vai para dar os parabéns aos meus pais :)

Parabéns pai por mais um ano, feito ontem...
Parabéns mãe por mais um ano, feito hoje ...