eXTReMe Tracker

segunda-feira, março 29, 2010

Heróis do Mar

No passado sábado, o auditório do Fórum Esposendense apinhou-se de gente para aplaudir o mais recente trabalho literário de José Felgueiras, actual Presidente da Junta de Freguesia de Esposende, e Pai do ilustre blogueiro desta casa João Felgueiras. A obra, intitulada "Sete Séculos no Mar", faz o levantamento do contributo de Esposende e Fão para a navegação marítima em Portugal ao longo de vários séculos.
José Felgueiras é um dos historiadores locais mais importantes do nosso concelho, tendo vasta obra publicada, sobretudo no que toca à temática marítima, área da sua eleição e onde o concelho de Esposende sempre teve uma importante ligação.
De todas as obras publicadas sobre Esposende e a sua relação com o Mar, faltava, porém, um tratado que detalhasse objectivamente, e de forma desenvolvida, todo o historial da ligação do Concelho de Esposende ao Mar, nas suas vertentes da construção naval e navegação marítima.
José Felgueiras assumiu essa empreitada, e todo o seu resultado poderá ser conhecido na obra que foi dada a apresentar no último sábado, em 3 volumes, numa caixa muito bonita.
Foi uma cerimónia muito concorrida, e que incluiu também o Presidente da Câmara Municipal, João Cepa, na apresentação do livro e do seu autor. Uma obra deste cariz não pode ser dissociada da cultura e da história esposendense, e a Câmara fez bem em contribuir para a sua elaboração. Parabéns também para o Fórum Esposendense, colectividade cívica emblemática, e deveras representativa do que deve ser uma sociedade civil em Portugal, e que patrocinou a obra, a par de João Nunes e Alberto Bermudes.
João Cepa propôs que as escolas esposendenses passassem a adoptar nos seus programas o estudo da história do Concelho, de que este livro é uma incontornável referência. Achei essa sugestão muito oportuna. Quando andava no 5º ano, o tema da área escola da minha turma foi dedicado ao mar e à pesca em Esposende, e fizemos várias visitas de estudo relacionadas com o tema. Não tenho dúvidas da importância que esse projecto representou para a minha formação como esposendense e informação sobre a cultura e história da minha terra. Nos dias de hoje não faço ideia se a história e cultura locais são abordadas de forma desenvolta pelas escolas, mas que é importante, disso não tenho dúvidas!
A apresentação de "Sete Séculos no Mar" foi também a oportunidade para rever a Senhora Professora Fernanda Borda, minha professora e do João de História no 5º e 6º anos, a minha disciplina dilecta, e que não via há mais de 10 anos. Foi uma Mestre que marcou de forma indelével o meu percurso escolar, e a minha relação apaixonada com a disciplina. Gostei muito de a rever!

Sem comentários: