eXTReMe Tracker

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Vertigo chega ao fim!!!

Este post tem a contribuição dos dois "blogueiros" porque o tema assim o exige!!!

Felgueiras:

Tudo que tem um início tem um fim... Pena que as coisas boas acabem depressa não é verdade? Mas assim foi, no passado Sábado (09-12-2006) à Vertigo Tour chegou ao fim... Não podia ter terminado melhor, com um concerto que maravilhou os fãs, num local idílico como o Hawaii.
Podia dizer que infelizmente chegou ao fim, mas como diz o Eddie Vedder, "fuck the pessimists", portanto olho para este final com saudade mas também com uma esperança reforçada depois da saída do Larry dizendo: "see you soon".
Infelizmente chegou ao fim, porque esta Tour dos U2 me marcou especialmente... Faz hoje 1 ano e 4 meses (sim porque hoje é dia 14, nem de propósito) estava eu, o Francisco, a irmã e o "Gato", assim como outras 51996 pessoas (para dar número redondo) no estádio Alvalade XXI à espera de ver o Concerto das nossas vidas.
Não existem palavras para relatar o que se vive, lembro-me de tudo como se fosse hoje... E lembro-me por exemplo de estar naquele Estádio rodeado daquela multidão e ao som da "Sometimes You can't Make it on your Own", olhar para o Céu e agradecer os momentos que ali estava a viver... É sem duvida inebriante!!! Já muito escrevi sobre esse concerto e não o vou fazer aqui exaustivamente.
Portanto vou fazer um balanço da Tour da perspectiva de fã (ou será melhor dizer fã(natico)).
A Tour começou no dia 28-03-2005 em San Diego, e a espectativa era, como sempre, muito elevada. Os U2 apresentaram-se de uma forma "pouco explosiva" (ainda estavam a desmantelar a Bomba), o Bono não se mostrou em melhor forma, mas claro estávamos no início da Tour. Com o tempo tudo foi encaixando perfeitamente até ao grande concerto de Chicago que será, como Bono diz: "This is Vertigo Tour Forever". Algumas músicas foram saindo outras entrando, foram decorrendo os concertos cada vez com mais emoção, cada vez mais explosivos... chegada a légua Europeia, "City of blinding Lights deixa de ser tema de abertura para dar lugar à vertiginosa "Vertigo"...
Portugal foi o fim desta légua Europeia, e que final, eram esperadas surpresas e assim aconteceu, os U2 brindaram o povo português com o final mítico dos seus concertos, ou seja, a '40'. É claro que eu gostaria de ouvir canções como a BAD, Walk On, Kite e muitas outras, mas ser brindado com a '40' e com a carga emocional que esta acarreta é sem dúvida fantástico.
Seguiram-se as léguas Americanas (norte, centro e Sul) e por fim Austrália/Japão e Hawaii. Aqui sim os U2 brindaram o público com uma "Elevation Tour" revisitada (só queria ter assistido)...
Apôs 2 anos e alguns meses de estrada eles voltam a casa, ao descanço merecido, mas pelos vistos para forjarem novo álbum que certamente fará as delicias de muita gente.
Para mim esta não se trata da Tour mais espectacular de sempre, mas tem muitos pontos fortes. Conseguiu trazer um pouco de Zoo Tv com aquela entrada fabulosa da Zoo Station, e marcou pelo estilo mais sóbrio fugindo às Tour's "loucas" da Zoo Tv e PopMart...
Enfim, há as bandas que vendem discos, outras que dão bons concertos e depois há os U2.

Foi difícil escolher uma música do concerto de Lisboa, mas fica uma música que me conseguiu arrepiar e quase levar as lágrimas.



Francisco:

Fico, igualmente, emocionado por ver a Vertigo Tour dar o acorde final. Ver U2 ao vivo era um desígnio, e por muito especial que planeasse, previsse ou desejasse que fosse o concerto, nunca pensei, mas mesmo nunca, que fosse ainda superior! Foram emoções que começaram bem alto, bateram no fundo, e terminaram no infinito e mais além!
Para a história ficam grandes momentos (desde a noitada pra comprar bilhetes, com o Felgueiras em sintonia madrugada fora, até à organização à última do NorteBus, passando claro, e sobretudo, pelas 2h20 de um concerto "fabulástico"). Um em particular tocou-me. Sabia que era uma música com grande pujança. A nível de disco não é das minhas predilectas. Mas ao vivo tocou-me, foi a minha favorita, e a esta distância, não só continua a minha favorita ao vivo, como creio ser mesmo a melhor ao vivo dos U2. Aqui fica:



Sem comentários: