eXTReMe Tracker

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Resumidamente!

Não sei quem foi o "teórico" que se lembrou disto, mas uma certa razão não deixa de ter...

"Os problemas do nosso país são essencialmente agrícolas: Excesso de nabos, falta de tomates e muito grelo abandonado."

Sem dúvida uma boa teoria...

A minha ida ao estádio da Luz



Foi ontem à noite, no Benfica-Paços de Ferreira. A convite de um amigo lampião, que por força do seu aniversário foi brindado com um promoção de vários bilhetes (mas não de graça, que a malta do Benfica não dá nada de graça) fui pela primeira vez à "Catedral". E gostei. Fomos para lugares de categoria, no 2º anel como podem atestar pela imagem, com cadeiras muito confortáveis, e bom ambiente.
Contudo, não posso dizer que é melhor que o do Sporting. Numas coisas sim, noutras não.
É melhor por exemplo porque estamos em cima do relvado, em cima do acontecimento portanto, o que torna mais agradável o visionamento do jogo. No entanto, o estádio de Alvalade ganha em acústica, tornando mais emotivo o jogo. Porque conseguimos ouvir numa ponta os cânticos que se entoam na outra, assim como qualquer manifestação de júbilo ou apupo ganha maior intensidade.
Outro menos é o facto de as claques ficarem encostadas a um canto, enquanto que as do Sporting ou Porto estão mesmo atrás da baliza. Acho que o lugar das claques é mesmo atrás das balizas, porque desestabilizam, apoiam, é sempre uma emoção..
Por fim, o facto de todas as cadeiras serem da mesma cor (pontuadas com um branco aqui e ali) não favorece muito o espectáculo no caso de o estádio não estar todo cheio. Assim aconteceu ontem com a bancada Coca-Cola, a oposta à bancada Sagres, o que torna um bocado empobrecedor o visionamento do jogo. Em Alvalade, a mistura de cores engana melhor a ausência de adeptos.
De qualquer modo, é um bonito estádio, imponente,e foi pena o relvado estar para o miserável.
Não vi o voo da águia, porque chegámos uns minutos atrasados, mas o meu maior lamento foi não ter visto jogar o Rui Costa. Espero que ele ainde jogue mais uma época. Assim como espero poder ver, em breve, o estádio do Dragão.
P.S: Já pisei o palco de Alvalade. São coisas que nunca se esquecem, daí ser sempre o meu estádio predilecto :P

domingo, fevereiro 25, 2007

Guinness


Ontem, pela 1ª vez experimentei a cerveja irlandesa Guinness. Bem, fiquei espantado com o seu sabor e perfeitamente rendido... Com um trago pouco habitual e com um leve sabor a café esta cerveja distingue-se das demais.

Sem dúvida uma cerveja para experimentar.

Já agora esta é uma das cervejas mais apreciadas por Bono Vox, o vocalista dos U2. Agora já sei porquê...

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Para Sempre Zeca!!!

Faz hoje 20 anos... Portugal viu "desaparecer" o homem que com a sua música lutou para seremos livres. Como alguém disse, "nasci talhado para a liberdade", mas nunca me esquecerei daqueles que lutaram para que hoje me pudesse expressar de forma livre. Sem estes "lutadores" de esferográfica e de vozes timbradas certamente não estaria neste momento a escrever livremente neste blog.
"O povo é quem mais ordena", assim têm de ser, mas ordenar de forma consciente e ciente de deveres, direitos e valores morais. Certamente era essa a liberdade pela qual o "Zeca" tantas vezes se gladiou, usando subterfúgios para fugir à PIDE e de forma corrosiva ir "espetando facadas no regime".
Pena é, que ainda não seja como na canção, "em cada esquina um amigo, em cada rosto igualdade"...
Li um artigo no DN sobre Zeca Afonso, com algumas opiniões de alguns cantores "jovens", onde não lhe era reconhecido o valor, apesar de o repeitarem. Acho que existe aqui uma falta de humildade perante uma figura incontornavél da música (de intervenção) portuguesa, mas se calhar muitos destes músicos não sabem o que isso é... Será de melhor qualidade a música que "apregoam"? Ficam as minhas dúvidas... Fico consternado quando não é dado o devido valor a pessoas que o merecem...
O "Zeca" é a voz da liberdade, apesar do sinal revolucionário não se ter dado ao som do "Gândola Vila Morena" mas sim ao som do "Depois do Adeus" de Paulo de Carvalho...
Hoje tive obviamente de lhe prestar homenagem, e sinto os cabelos em pé sempre que ouço, uma "Balada do Mondengo", "Do Choupal até à Lapa", "Canção de Embalar(dorme meu menino), "Vampiros", "Venham mais cinco", "Utopia", "Índios da Meia Praia" e claro a grandiosa "Grândola Vila Morena"...
Para o "Zeca" a utopia era uma sociedade sem oprimidos nem opressores, mas tal como ele também eu acho que essa utopia se pode concretizar...

Bem hajas Zeca Afonso...

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Bravos portugueses!

Foi boa a prestação desta semana das equipas portuguesas nas provas uefeiras. Benfica e Braga estão nos oitavos-de-final e, ganhando fora de portas, tornaram ainda mais saborosa a passagem à ronda seguinte.
O Porto tendo, teoricamente, tarefa mais complicada, não ficou nada atrás de um apagadíssimo Chelsea, provando poder discutir com os comandados de Mourinho a passagem à próxima ronda.
Pessoalmente, gostaria que o Chelsea passasse só porque sei que é a competição em que apostam mais este ano, e muito gozo daria ver Mourinho ganhar a Champions, calando os invejosos do Barça, ou aqueles que querem correr com ele de Stamford Brigde, a começar, será?, pelo Sr. Abramovich.
Doutro modo, como em anos anteriores, torceria pelo Porto. Mas caírem aos pés do Chelsea é sempre melhor do que ficar fora da Champions à custa de um Spartak...

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Intervalo

1-1 é o resultado ao intervalo. O FCP mostra que não tem nada a perder, apenas a ganhar, e se uma equipa merecia sair com vantagem para o intervalo essa equipa seria o Porto. O mourinho nasceu mesmo com o "cuzinho" virado para a lua, depois de não meter o defesa que ia colocar em campo devido à lesão de Terry, faz entrar Robben que é o jogador mais do Chelsea neste meio tempo... Vamos lá PORTO!!!!!

"Special One"

Por estes dias não se fala noutra coisa... O Mourinho, o "special one", volta ao Estádio do Dragão para defrontar a equipa que o catapultou para o sucesso e para a fama.
Não se fala em outra pessoa a não ser José Mourinho, parece que o Futebol Clube do Porto ou o Chelsea são meros adereços futebolisticos e que entrarão em campo mais logo apenas para cumprir "calendário" na mais importante prova europeia a nível de clubes. Ou afinal o jogo de mais logo será FCP vs José Mourinho?
Parece que tudo se esfuma quando falamos de tal personagem... Não lhe retiremos o devido valor, ele é tal como disse, "um dos melhores do mundo", e ninguém o contesta, mas um bocadinho de humildade às vezes também fica bem, então quando se trata de ter humildade perante uma massa associativa que tanto o acarinhou e continua a acarinhar, ou perante um clube que tudo lhe proporcionou, só lhe ficava bem.
Mas o futebol é o tal jogo do "mata, mata" ou do "se não comes és comido", portanto estes "mind games" estarão sempre associados. Houvesse muitos "Josés Mourinho" em todas as actividades laborais, por esse Portugal fora .
Hoje estava a ler um pouco os jornais desportivos e deparei-me com um comentário deveras caricato. Um adepto do benfica, escrevia que o Mourinho ganhou mais estatuto em três meses que esteve no Benfica do que nos dois anos e tal que esteve no Futebol Clube do Porto pelo qual ganhou tudo o que havia para ganhar a nível interno e externo. Fico escandalizado com tamanha tacanhez e falta de visão por parte de certas pessoas que não conseguem ver o óbvio.
Sou português e espero uma vitória de um clube português, espero que este arrecade mais pontos para Portugal. Sendo o Mourinho um compatriota também lhe desejo felicidades, mas não para contribuir para a glória inglesa perante os Portugueses.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

O "bicho"

Jorge Costa é, a partir de hoje, o novo treinador do Braga.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Dia de folia


Amanhã. Em Torres Vedras. Onde ocorre o Carnaval mais português de Portugal. Sem brasileiradas, com mulheres semi-nuas, ou estrelas da globo ou tv lusa. Ali, o povo é quem mais ordena, e as matrafonas é claro. Depois conto.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Roxanne (porque velhos são os trapos)

Não me interessa que o regresso de velhas bandas, ou as sequelas de velhos êxitos cinematográficos, sejam feitas com o intuito de encher os bolsos. Passa-me completamente ao lado. Mesmo que não venha a gostar do resultado final. Porque não me é indiferente rever personagens, temas, que me marcaram, e continuam a marcar.
Vem isto a propósito do regresso dos Police, banda de Sting, para mim, das melhores vozes que há desde que inventaram a roda. Esta interpretação de "Roxanne" está deliciosa, e se a Tour que eles anunciaram mantiver o nível, então vamos ter concertos soberbos. Para já, apenas a légua americana foi divulgada. Quanto à europeia, espero que passem por Portugal. Farei por estar lá!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

OST São Valentim (em Português)

Pois bem, o dia está mesmo ai à porta...
Como o prometido é devido, as sugestões de músicas estrangeiras serão hoje complementadas pelas músicas portuguesas, ou melhor, cantadas em português.
Assim "a nossa" selecção é:
1. ADN - Tu e Eu (atenção que não é a música da novela da TVI)
2. Adriana Calcanhoto - Mais Feliz
3. Clã - Problema de Expressão
4. José Cid - Coração de Papelão
5. Tom Jobim - Corcovado
6. Chico Buarque - Valsinha
7. Toranja - Carta
8. Rui Veloso - Paixão (segundo Nicolau da Viola)
9. Marco Paulo - Mulher de 40
10. Caetano Veloso - Sei que vou-te amar
11. Trovante - Perdidamente
12. Jorge Palma - Deixa-me rir
13. Sérgio Godinho - Um brilhozinho nos olhos
14. Paulo de Carvalho - Nini dos meus 15 anos
15. António Variações - Canção do Engate
16. Pedro Abrunhosa - Tudo que eu te Dou
17. Minoria Absoluta - Chocolate Quente
A última música é desconhecida do público em geral, era uma música da banda à qual eu e o Francisco pertenciamos, para quem quiser conhecer a música, faça o favor de pedir.
Tenham um bom dia de São Valentim...

E Lisboa abalou

Não, não é dos festejos do Sim que estou a falar, mas de um abalo sísmico. O espectro que volta e meia anda a pairar sobre a capital. Acabei de sentir um ligeirinho tremor. Mas tudo continua no sítio. Como deve ser, que uma desabada monumental não vinha mesmo mesmo nada a calhar.

domingo, fevereiro 11, 2007

Mas que golo...cum catano!

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Voto Não

Voto não porque no sentido da pergunta do referendo, mais do que despenalizar a mulher (o que está bem), é desconsiderar irreversivelmente o direito do feto (o que está mal), dado não haver qualquer causa de justificação para a interrupção da gravidez. Toda e qualquer é, assim, válida.
Nesses termos, tal significa que, até às 10 semanas, aquilo que a mulher carrega no ventre vale o mesmo que nada, ou seja, nada. Porque não há qualquer tutela jurídica que o protega.
E faz-me espécie que um dia, a minha mulher ou namorada esteja grávida, e o “meu filho” nas primeiras 10 semanas não tenha qualquer dignidade à luz da lei, mas já um ovo de cegonha continuará a merecer protecção penal, e a sua destruição continuará a ser punida.

Julgo que é a posição mais equilibrada, que atenta nos dois direitos em jogo e não pretere nenhum de forma irreversível. E assim tem de ser. Somos responsáveis por nós e pelos outros. Doutra forma, porque se impõem limites no tudo o resto? Se eu gosto de andar devagar, porque tenho que impor a quem goste de andar depressa que ande até 120? Eu penso que não se deve despedir sem justa causa, mas porque estou a condicionar a liberdade empresarial, e não deixo que seja esta a prevalecer? Se gosto de escrever um artigo em jornal tenho de respeitar a lei de imprensa. Enfim, poderia dar aqui “n” exemplos.

O Estado anda bem quando quer retirar a pena de prisão às mulheres que abortam. Mas anda muito mal quando, irreversivelmente, dá o sinal de que a vida intra-uterina, até às 10 semanas não tem qualquer valor. Como se a formação do ser humano não fosse um contínuo…

Porquê do meu Sim!!!

O referendo para o aborto está ai à porta e eu vou dar a minha razão, que envolve tantas outras, para o meu SIM.
O meu sim tem como única funcionalidade dar aos outros a liberdade de optarem e não de eu estar contra ou a favor da IVG, a minha liberdade começa onde termina a dos outros, assim como o meu direito de impôr o que, para mim, é correcto ou incorrecto. Se Deus nos agraciou com o a liberdade de escolha, serei eu maior que Ele, para a retirar?
Aqui não se trata de ser contra ou a favor, trata-se de dar a oportunidade de quem um dia tiver de optar, fazê-lo com condições, num estabelecimento devidamente apropriado e não em qualquer "vão de escada"...
As questões morais, religiosas, politicas entre outras são questões únicas e não podemos contestar ou condenar, portanto, votem em consciência!!!

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

E assim acordou Lisboa...



...Como há muito não me lembrava. Bom-dia!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

OST de São Valentim!!!

Pois é, o dia de S. Valentim está ai a chegar, e como é óbvio, este pequeno espaço não podia deixar passar a data em branco. Resolvemos então fazer pequenas sugestões para esse dia, que esperamos agradem a quem dele desfruta na sua plenitude.

A nossa primeira sugestão é uma colectânea musical (apenas de artistas estrangeiros, excluindo também os de língua portuguesa, que surgirão numa colectânea futura) que poderá ser utilizada nesse dia, para tornar os momentos ainda mais especiais, assim o esperamos...

A colectânea poderá ser intitulada de "A2", sempre achei um bom nome, e é constituída pelas seguintes músicas:

1- Drive - The Cars;
2 - Elvis Presley - Love me Tender;
3- Seal - Kiss from a rose;
4 - Goo Goo Dolls - Iris;
5 - Eric Clapton - Wonderful Tonight;
6 - Semisonic - Secret Smile;
7 - Extreme - More Than Words;
8 - Prince - Most Beautiful Girl in the World;
9 - Elton John - Your Song;
10 - Bonnie Tyler - Total Eclipse of the heart;
11 - Joe Cocker - You are so Beautiful;
12 - Berlin - Take my Breath away;
13 - Spandau Ballet - True;
14 -Radiohead - True Love Waits;
15 - U2 - All I Want Is You;
16 - The Archies - Sugar Sugar;
17 - Beatles - Love Me Do;
18 - Elvis Costello - She;
19 - Chris Isaak - Wicked Game;

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

domingo, fevereiro 04, 2007

Não foi bom, foi....bueníssimo!!!

Há noites inacreditáveis.
Depois da surpresa inesperada que foi ter sabido da derrota do Porto, à entrada no estádio, o ambiente estava ao rubro. O jogo até começou bem. Entrámos forte. Depois, as coisas equilibraram-se até que veio um balde de água fria: golo do Nacional. O jogo retomou, o Sporting não atava nem desatava, e assim termina a primeira parte.
Recomeço da segunda, livre indirecto a abrir, o arrepio na espinha de poder vir aí o 2 a 0, mas felizmente que não passou disso. Pouco depois, penalty a nosso favor. Era agora que a corrente iria mudar a nosso favor. Puro engano. Tomando um balanço pouco apropriado para estes lances, adivinhei logo que Liedson iria falhar. Na mouche. O ambiente nas bancadas estava tenso. Cheirava que este fim-de-semana seria, definitivamente, atípico para os 3 grandes.
Paulo Bento nada tendo a perder faz dupla substituição. Entra primeiro Pereirinha. Fortes aplausos. Logo a seguir, Bueno. Da bancada veio a reacção. Indiferença. Completa. Aplausos, nem se ouviam. Comentei com um amigo meu "Este gajo não podia estar na maior fossa. É o primeiro jogo em que vejo esta reacção da torcida". Depois, entrou Romagnoli, e a mesma recção. Indiferença.
O jogo lá ia decorrendo para o seu final, a tensão estava em crescendo. Eram palavrões para aqui, pontapés na cadeira para acolá. Isto de ser sportinguista e sofrer não se faz a ninguém.
Até que de repente, dava início um dos 15min mais fantásticos que vi em Alvalade, uma daquelas noites que só acontece a um jogador uma vez na vida.
Carlos Bueno faz golo. Muito bom. Já valia apena a substituição. Não satisfeito, faz novo golo. Helas, mas que é isto? Depois, Liedson. Levezinho já engatou neste recomeço de época. Mas Bueno ainda não tinha fechado o contador, e voltou a fazer mais dois golos. Quando foi o 4º, a confirmação da passagem de besta a bestial. Bueno de braços levantados para o público, e uma ovação tremenda, que vinha das bancadas. Por esta noite, Bueno era o Rei, o Ídolo. Acredito que se tenham vendidos umas poucas boas camisolas. Ou se calhar não...
À saída do estádio, no metro, tudo a rir-se, satisfeito da vida. As piadas não tardaram a surgir. "Aproveitem bem esta noite, que noites assim com esta fartura de chocolate, só mesmo hoje".
Foi um final de jogo impróprio para sportinguistas. Uma noite com muitos buenos momentos para recordar!

sábado, fevereiro 03, 2007

Há dias vazios!!!

Este é pequenino, assim como o dia... Após noite mal dormida e de acordar por volta das 8:30 da manhã, o que para um sábado é um feito simplesmente heróico, o dia vai passando pesaroso, nada que se faça ou se diga faz qualquer sentido.
Enfim, são os "dias vazios"....

Non, je ne regrette rien

Non, Rien De Rien, Non, Je Ne Regrette Rien
Ni Le Bien Qu`on M`a Fait, Ni Le Mal
Tout Ca M`est Bien Egal
Non, Rien De Rien, Non, Je Ne Regrette Rien
C`est Paye, Balaye, Oublie, Je Me Fous Du Passe


Avec Mes Souvenirs J`ai Allume Le Feu

Mes Shagrins, Mes Plaisirs,
Je N`ai Plus Besoin D`eux
Balaye Les Amours Avec Leurs Tremolos
Balaye Pour Toujours
Je Reparas A Zero


Non, Rien De Rien, Non, Je Ne Regrette Rien

Ni Le Bien Qu`on M`a Fait, Ni Le Mal
Tout Ca M`est Bien Egal
Non, Rien De Rien, Non, Je Ne Regrette Rien
Car Ma Vie, Car Me Joies
Aujourd`hui Ca Commence Avec Toi


sexta-feira, fevereiro 02, 2007

De volta ao devido lugar (mas só amanhã)

Quem visse o júbilo dos meus amigos benfiquistas na segunda-feira, até parecia que tinham ganho o campeonato. Só se for o da 2ª Circular. Da minha parte, aborreceu-me muito mais não termos aproveitado a escorregadela do Porto para nos aproximarmos do 1º lugar.
Pois bem, hoje o Benfica perdeu pontos com o Boavista, imerecidamente diga-se, e amanhã se o Sporting vencer o Nacional, como espero, lá terão os lampiões de olhar pra cima outra vez. Mas pronto, é deixá-los gozar esta noite o 2º lugar, que nem aqueceram....

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

O exemplo vindo de fora

Pinto da Costa feriu de amor a sua companheira, e esta vingou-se num livro ridicularizando e comprometendo o seu "Giorgio".
Em Itália, Berlusconi "atirou-se" a umas mulheres, tendo tal facto sido testemunhado pelos "media". Teimando em não pedir desculpas, a sua mulher escreveu uma carta aberta, num jornal, exigindo-lhe um pedido de desculpas.
E o que fez o grande "Sílvio"? Pediu desculpas, claro está. Nesta bela carta de amor:
Aqui estou eu, a pedir-te desculpa. Estava recalcitrante em privado porque sou brincalhão, mas também orgulhoso. Desafiado publicamente, a tentação de me render a ti é demasiado forte. Não resisto.
Estamos juntos toda uma vida. Temos três filhos adoráveis, que tu preparaste para a vida com cuidado e o rigor carinhoso que caracteriza a esplêndida pessoa que és e tens sido para mim desde o primeiro momento em que nos encontrámos e nos apaixonámos.
Juntos fizemos mais coisas bonitas do que estamos dispostos a admitir num período de turbulência e mágoa. Mas tudo vai acabar e de uma forma doce, tal como sucede em todas as histórias verdadeiras.
Sabes que os meus dias são uma verdadeira loucura: trabalho, política, problemas, viagens constantes, estar sempre sob escrutínio público – uma vida de pressão constante.
A responsabilidade constante perante os outros e também perante mim próprio, e mesmo perante a mulher que se ama na harmonia e nas divergências, perante os filhos – tudo isto abre a possibilidade para atitudes um pouco irresponsáveis, que podem ser dolorosas, irónicas para mim, e muitas vezes irreverentes.
Mas a tua dignidade nada tem a ver com isto – acarinho-a como algo precioso no meu coração, ainda que a minha boca emita zombarias irreflectidas, galanteios ou um comentário insignificante de momento.
Mas acredita em mim, nunca propus casamento a ninguém. Por isso, suplico-te, perdoa-me e aceita esta manifestação pública de um orgulho privado que se rendeu à tua raiva como um acto de amor – apenas um em tantos.