eXTReMe Tracker

segunda-feira, junho 10, 2013

Dia de Portugal

Hoje comemoramos o dia de Portugal.

O dia no nosso belo país, o dia de um povo que anda amargurado pelos "imprevistos" da vida, pelas incertezas e pelas, cada vez maiores, dúvidas.
Hoje, tal como todos os dias devemos ter orgulho em ser portugueses, hoje é o dia de nos sentirmos os "heróis do mar", de nos sentirmos o nobre povo (que continuamos a ser, quer queiram quer não queiram) de sermos a nação valente e imortal. Já perdemos uma vez a soberania, estamos a perde-la, de outra forma, mas seremos capazes de a resgatar.

Vamos levantar de novo o esplendor de Portugal...

Muitos portugueses conhecem apenas a 1ª parte do hino nacional, mas "A Portuguesa" tem mais versos, e logo a seguir aos que usualmente se tocam/cantam, surge aquele que hoje se eleva e devemos trazer na mente:

"Desfralda a invicta bandeira, 
À luz viva do teu céu, 
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu" 

Esperemos que isto aconteça, esperemos que a Europa brade que Portugal não pereceu à crise e a todas as injustiças que estão a acontecer. Mas isso só acontecerá com aqueles que "fazem" Portugal, aqueles que sentem  a sua nação, que se arrepiam quando ouvem o hino, que tem respeito pela nossa bandeira e que dizem: "Portugal é o melhor pais do mundo". E esses somos nós, os portugueses!!!



Hoje, conjuntamente com o dia de Portugal comemora-se o dia de Camões e das comunicadades de Lingua Portuguesa. E Camões, o expoente da nossa literatura, o cantor dos nossos feitos, antecipou aquilo que Portugal sofre. No final da maior obra da língua Portuguesa (os Lusíadas), a última palavra resume tudo aquilo que Portugal sofre, interna ou externamente.

"Ou fazendo que, mais que a de Medusa, 
A vista vossa tema o monte Atlante, 
Ou rompendo nos campos de Ampelusa
Os murros de Marrocos e TRudante, 
A minha já estimada e leda Musa
Fico que em todo o mundo de vós cante, 
De sorte que Alexandro em vós se veja, 
Sem à dita de Aquiles ter enveja,"


Viva Portugal, Viva o seu povo!!!



Sem comentários: