eXTReMe Tracker

segunda-feira, agosto 12, 2013

Festival Esvoaça

Este fim-de-semana decorreu a 1ª edição do Festival Esvoaça.
Um evento dedicado à música, arte e natureza, promovido pelo Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende.
Em cartaz 4 bandas emergentes do rock nacional (Approaching Solaris de Esposende, Matilha, Riding Pânico e Dapunksportiff).
Fui aos 2 dias do certame e valeu muito, muito a pena. Tudo muito bem organizado, uma área agradável, e os concertos excelentes. 
O único senão vai para a ausência da juventude esposendense. Não deveriam estar mais do que 150 pessoas no Festival, sendo que uma adesão bem sucedida, na expectativa da organização, rondaria os 500/600 espectadores.
Nos próximos dias os organizadores terão tempo para avaliar o bom que foi feito, e as áreas que devem ser melhor trabalhadas rumo a um Festival de excelência. 
Em todo o caso é um Festival que deve ser continuado e que merece ser acarinhado pelos esposendenses. Lamento que muitos tenham optado por ficar em casa, ou no café, em vez de dar um inequívoco apoio a um evento que visa trazer mais cultura a um Concelho que ainda está aquém da oferta desejada.
Muitos poderão dizer "as bandas não me diziam nada", é certo. Mas o saber não ocupa lugar, e aquelas 2 noites nunca seriam noites perdidas. Para além de que uma boa adesão e o impacto económico que isso representa, contribui para reforçar o cartaz em futuras edições.
Gostamos de nos queixar que não há cultura, ou que só sabem trazer o David Carreira e afins. E quando algumas almas se lembram de dedicar o seu tempo e dinheiro em nos proporcionar algo de diferente e com qualidade, o nosso "troco" é...não ir. 
De qualquer forma, acredito que este aspecto poderá ser muito bem revertido já na próxima edição. Não têm, portanto, que desanimar os organizadores, pois a primeira impressão chegou suficientemente para ver que Esvoaça (muita) qualidade.  

1 comentário:

D.Quixote disse...

Fui assistir ao bom concerto de Aurea em Esposende e ao lindo fogo piromusical,no final circulavam milhares de pessoas junto ao rio nas magnificas zonas pedonais,os sons e ritmos que saiam das enormes colunas eram convidativos a juntar naquele local para uma super noite , apenas faltava o respectivo DJ para incentivar todos que passavam ao lado ,creio que uma cuidada iniciativa poderia mobilizar milhares de pessoas neste magnifico local...