eXTReMe Tracker

domingo, outubro 28, 2012

Auto-de-Fé no Ano da Fé



No início do Ano da Fé, e com aproximação rápida do Natal, fica a sugestão de um bom investimento: "Auto-de-Fé: A Igreja na inquisição da opinião pública".

Trata-se de um livro-entrevista feita por Zita Seabra ao Padre Gonçalo Portocarrero de Almada, que ao longo das mais 300 páginas da obra vai respondendo às perguntas que muitos crentes e não crentes fazem acerca da sua própria fé e não-fé, das suas dúvidas e das suas descrenças. 

O Padre Gonçalo Portocarrero, que faz o favor de ser meu amigo, é um sacerdote com quem estamos 5 horas à conversa e não nos importaríamos de ficar outras 5 horas mais. Não é apenas a clareza exposta na explicação da fé, de forma muito brilhante mas ao mesmo tempo inteligível. É também o humor que vai pontuando no seu discurso, desfazendo a imagem conservadora e antiquada que associamos aos sacerdotes que ousam, nos dias de hoje, continuar a vestir a sua batina.

Estou certo que este livro constituirá um contributo importante na desmistificação da imagem que muitos fazem da Igreja e das verdades da fé, sem nunca se terem dado ao trabalho de estudar ou tentar perceber a sério as suas razões. Isto de falar mal do que não conhecemos, ou só sabemos muito superficialmente, é fácil. Já o que envolve esforço - perceber as razões dos outros - costuma dar trabalho e fica para tempo nenhum.

Espero pela apresentação do livro no Porto, onde farei gosto em estar presente.

Até lá, ficam alguns excertos do livro, aqui

Sem comentários: