eXTReMe Tracker

terça-feira, julho 23, 2013

Década dos meus 20...

O dia de amanhã será um dia de viragem, um dia de deixar para traz uma década e entrar numa nova, deixar os 20 anos e entrar nos 30.
O tempo é um comboio que faz do futuro o passado, é bem verdade, parece que esta década passou bastante rápido. Mas costumamos dizer que só passa rápido aquilo que é verdadeiramente bom, e em súmula estes anos 20 foram realmente bons.

A década dos 20 anos é sem dúvida aquela que mais "impacto" tem na nossa vida futura, não a nível de desenvolvimento cognitivo mas a nível de desenvolvimento social e pessoal. É uma década de mudanças radicais.

Para mim esta década trouxe muita coisa, umas boas, outras menos boas. Como em tudo na vida, não há rosas sem espinhos.

A década dos meus 20, trouxe-me a licenciatura em Engenharia, trouxe-me desafios profissionais, trouxe-me uma pós-graduação, trouxe-me uma aprendizagem constante de um conhecimento que vai muito para além das cadeiras da faculdade e muito para além da secretária do escritório.
A década dos meus 20 trouxe-me novos amigos, novos amigos que ficam certamente para a vida e que farei de tudo para manter. Alicerçou os amigos antigos, aqueles sem os quais eu não seria eu, aqueles que desde de que me conheço estão lá para me apoiar e sei que continuaram até ao meu último suspiro.
A década dos meus 20 trouxe-me amores e desamores, como a todos que por ela passam, mas trouxe-me a mulher da minha vida e com a qual decidi lançar os pilares do meu futuro como família, a década dos meus 20 anos presenteou-me com a Ana que é sem dúvida a minha companheira para a vida.
A década dos meus 20 anos trouxe-me viagens, trouxe-me festivais e concertos, trouxe-me noitadas com os amigos (não foram muitas, mas foram muito boas), trouxe-me muitos risos e trouxe-me paz, trouxe-me ponderação, trouxe-me ainda mais vontade de viver...

Acima de tudo, a década dos meus 20 anos trouxe-me mais riso que pranto, trouxe-me mais momentos de alegria que tristeza, trouxe-me mais prazer do que amargura.
Hoje posso dizer que me despeço da década dos meus 20 anos com o sentido de dever cumprido, com o sentido que a aproveitei a minha maneira.
Podia ter feito algumas coisas diferentes? Podia, mas o futuro não se faz olhando para o passado.

Que a década dos meus 30 tragam agora os novos desafios que tenho traçado, que seja uma década em que tudo o que foi construído fique cada vez mais sólido e que traga tanta ou mais felicidade que a década dos meus 20.

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
Mas não esqueço de que minha vida
É a maior empresa do mundo…
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
Se tornar um autor da própria história…
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
Um oásis no recôndito da sua alma…
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “Não”!!!
É ter segurança para receber uma crítica,
Mesmo que injusta…
 
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
 
(Fernando Pessoa)
 
 
A todos os que tornaram a década dos meus 20 anos especial apenas posso agradecer e esperar retribuir na mesma medida.
A todos: "Obrigado"

João Felgueiras

1 comentário:

Francisco Melo disse...

Na autoridade de quem acompanhou e testemunhou de muito perto os cerca de 10900 dias da tua existência, confirmo que te tens portado bem e que és um bom rapaz, pelo que mereces as graças que te afortunam a vida :)
Pena é que no capítulo desportivo, o teu avô Felgueiras não tivesse conseguido passar-te totalmente os clubes do seu coração, mas também ninguém é perfeito, n'est ce pas?:)
Amigo João, amanhã fecha-se um ciclo, inicia-se outro, mas o denominador comum vai estar lá sempre, e nós contigo para as noitadas, os concertos, a palavra amiga, etc, etc!
Muitas felicidades para os novos "20" que aí vêm e Long Live John! :))))