eXTReMe Tracker

domingo, janeiro 19, 2014

Ary

Um dos grandes poetas da nossa língua, o "poeta do povo".
A homenagem a Ary é a lembrança das suas palavras, das suas palavras que se traduzem na nossa liberdade, das palavras que ecoaram para a eternidade.

DA MINHA TORRE DE NARCISO

"Ao sol, ao vento, à música, levanto
Esta voz que não tenho. A Deus imponho
A obrigação de me escutar o canto
E entender o que digo e o que sonho.

A mim me desafio. Aos outros ponho
A condição de me odiarem tanto
Que não descubram nunca o que suponho
O meu secreto e decisivo encanto.

Contra o que sou me guardo e quando oiço
Falar do que pareço, posso então
Encher o peito de desprezo e riso.

Pois só eu me conheço e só eu posso
Subir até àquela solidão
Onde me incenso, amo e realizo."


(José Carlos Ary dos Santos)


P.S. - Mas o video abaixo retrata o poema que me arrepia a espinha sempre que ouço, declamado pelo próprio Ary.


Sem comentários: