eXTReMe Tracker

domingo, outubro 26, 2008

Brincar com os adeptos...

Toda a gente sabe que sou adepto do F.C.P., já vibrei mais com as suas conquistas, já me desiludi mais com as suas derrotas. Com o passar dos anos, o futebol foi perdendo muita da sua mística, já não existem jogadores com um amor irredutível pelo seu clube, que permanecem anos a fio e que contribuem para um balneário coeso e que no fundo são os verdadeiros timoneiros do mesmo. Lembro no FCP o Jorge Costa e o João Pinto. Agora os jogadores vendem-se como coelhos nos mercados municipais, como se de uma mercadoria se tratassem e chegam mesmo a dizer que são "escravos". Não me consigo identificar com este tipo de futebol, em que o amor à camisola há muito morreu e foi enterrado. Sinto um vazio no futebol... Não é de agora, mas sim de há vários anos para cá.
As derrotas do futebol clube do Porto nestes últimos jogos vêem deixar a nu todas estas questões. É, para mim, a equipa do Porto mais desiquilibrada dos últimos anos, em que todos jogam para si e não funcionam como equipa. "Cebola" está a ser um floop e um floop muito caro. Um floop que não deve estar a causar bom ambiente no balneário devido a Pinto da Costa ter literalmente aberto as pernas para o tirar ao rival Benfica. Jesualdo Ferreira, apesar de nunca ter sido um treinador brilhante, neste momento perdeu a mão nos seus jogadores e está num barco à deriva.
Mas a coisa que me custa mais a digerir é a questão levantada por Bruno Alves após a derrota com o dínamo de Kiev. Em entrevista a Bola Branca da RR, disse que "os jogadores ainda estão em fase de adaptação ao clube e ainda precisam de entender a filosofia do Porto...". Ora isto para mim é como uma faca no coração. Jogadores que ganham cerca de 10 vezes ou ainda mais por mês que eu, ainda não se adaptaram ao Porto? Sem nenhum tipo de armanço, eu tive de me adpatar a novos métodos de trabalho, novas pessoas e novas filosofias em menos de nada com esta troca de empresa; e os jogadores de futebol, com uma pré-época, quase 2 meses de campeonato nacional ainda não se adaptaram? Mas isto é gozar com os adeptos? Ou são maus profissionais ou têm algum tipo de problema em se ajustar a mudanças. E segundo a selecção natural, os mais fracos tendem a definhar e os mais fortes a dominar. Portanto, ou muita coisa muda ou o FCP não vai longe...
Portanto, hoje vou ver o Esposende, onde ainda se sente alguma pureza de futebol!!! Será?

Sem comentários: