eXTReMe Tracker

sexta-feira, abril 10, 2009

PS e Barroso

Vai para aí uma pequena polémica no PS sobre se devem ou não apoiar Durão Barroso a presidente da Comissão Europeia. Alguns são acusados de não serem patriotas se não defenderem a recandidatura de Barroso.
Para mim é claro: os socialistas podem não morrer de amores por Barroso, mas que é preferível o Presidente da CE ser português, do que de outra nacionalidade, não oferece dúvidas. Então como resolver o dilema? As regras no Parlamento Europeu há muito são conhecidas: o Presidente da CE é indicado pelo grupo parlamentar com maior representação no Parlamento.
Ora o PS vai lutar para ter a maior votação possível, juntamente com os seus congéneres socialistas, na Europa fora. Não fica fácil então decidir entre ganhar o PPE e assim ser Barroso o nomeado, ou ganhar o PS e assim um português ficar de fora da Presidência.
Em todo o caso, parece-me ridículo apontar os socialistas que defendem Barroso, e apontar os socialistas que defendem a vitória do PS em toda a linha para a Europa. Em primeiro lugar, o PS deve lutar pelo melhor resultado possível em Portugal, e depois logo se vê. Se tiver ganho o PS na Europa, então certamente devem indicar o seu candidato. Se ganhou o PPE, então acho que devem apoiar sem reservas Barroso, dada a sua condição de português.

Sem comentários: