Bem, lá vamos nós (re)começar com o uma espécie...Agora é que vai ser! Mas uma espécie de quê? Nem eu sei, mas parece que é uma espécie de porra nenhuma...Um blog onde nada fica por dizer!
domingo, maio 24, 2009
Refeições de encanto
Fim da Liga
sábado, maio 23, 2009
Indecisão 2009
Já são conhecidos os 3 principais candidatos à Câmara Municipal de Esposende: João Cepa (PSD e presidente em funções), João Nunes (P.S.) e Hercília Brás Marques (CDS).
No PSD é a aposta na continuidade. Em candidato vencedor não se mexe, e Cepa recandidata-se a um 3º e último mandato. A curiosidade desta vez está em saber quem o acompanha na equipa de vereação. Haverá muitas mexidas? Quem será o n.º 2 e putativo sucessor daqui por 4 anos? Não será fácil para um partido que nos últimos 10 anos se foi moldando à imagem e semelhança de João Cepa preparar a sucessão a esta distância sem as intrigas normais que vão queimando um partido por dentro. Certamente haverá personalidades interessadas no segundo lugar, e as tendências poderão confrontar-se.
No P.S., depois das 3 tentativas infrutíferas de Tito Evangelista, a aposta agora vai para João Nunes. Não é um candidato mobilizador, pelo que um bom resultado neste caso será manter o n.º de vereadores eleitos e subir um pouco a votação. Não é uma candidatura com dinâmica vencedora, e o P.S. disso tem consciência.
O grande problema do Partido Socialista reside no facto de não ter uma 2.ª figura mobilizadora a nível concelhio. E não tem desde o dia em que Tito Evangelista passou a pertencer ao Partido. Não cito aqui José Felgueiras ou Losa Esteves, porque as suas guerras são outras.
Mas para ganhar o Concelho, o P.S. precisa duma figura notória, carismática e que mobilize. Tito Evangelista tinha esse perfil, mas a sua ligação ao PSD e o modo como saiu desse partido para depois entrar no PS, acabou por criar anticorpos desde o princípio junto de algum eleitorado, pelo que nunca conseguiu aproximar-se da vitória.
Para tal era preciso o P.S. fazer um trabalho bem mais fundo, de base. Preparar figuras, dar a conhecer para depois as lançar. Isso era o que o CDS estava a fazer bem com Areia de Carvalho até este sair do partido. Está bom de ver que o P.S. ainda não fez esse trabalho de casa.
João Nunes é uma figura para concorrer a estas eleições, e a mais nenhuma. Se o P.S. tem vocação a governativa tem de preparar um candidato com perfil a tal. E isso, por agora, não se vislumbra.
Por fim, o CDS. Areia de Carvalho fez um bom resultado há 4 anos, recuperando o vereador perdido. Disse que era para ficar e apostar forte para daqui a 4 anos. Entretanto meteu-se na Assembleia da República o que lhe deu maior notoriedade ainda. Só que a determinada altura Areia de Carvalho por divergências com o próprio partido (e também a nível concelhio) começou a aparecer pouco, acabando uns anos depois por sair. O CDS estava a preparar bem uma candidatura, mas os planos acabaram por sair gorados.
Toma agora a dianteira a líder concelhia, Hercília Brás Marques. Não é uma candidata forte suficientemente para conquistar um segundo vereador (se fosse Areia de Carvalho era possível), e resta saber se consegue manter a votação de há 4 anos. Penso, no entanto, que deverá conseguir manter o vereador eleito. O contrário seria uma tragédia e o toque de finados do CDS (porque a nível nacional, as legislativas vão ser um forte rombo).
Para já conhecem-se os candidatos. Aguardemos pelas respectivas equipas, e programas. Será uma indecisão interessante de acompanhar.
Eleições no Sporting
Não é só na política que os bons se afastam, e não estão para perder tempo e dinheiro para arranjar montes de chatices. Também no futebol se passa o mesmo.
Felizmente que o Amor a um Clube é muito maior que a um partido, e por desilusões que a equipa muitas vezes nos dê, somos incapazes de deixar de gostar menos dela!
Assim se passou no Sporting, com José Eduardo Bettencourt (JED).
Desde o 1º dia em que entrou em Alvalade, para integrar a SAD, escreviam os jornais tratar-se dum administrador do Santander, com grande nível de vida e que....adorava o Sporting! Seria mais um queque na administração do Sporting. Mas puro engano. Além de queque, JED gostava de futebol e percebia da poda. E só não ia mais longe na dedicação ao Clube porque não podia (filhos pequenos, etc). Mas os amigos sempre disseram: o maior sonho da vida dele era ser Presidente do Sporting.
Depois de muita pressão, JED lá acabou por ceder e assumir-se como candidato a Presidente do Clube. À chegada para o anúncio, dizia estar tão nervoso e emocionado que paralelo só mesmo no dia do seu casamento. É do caraças!
Não acho nada que JED quisesse impressionar com essa frase. Quando o ouvimos falar do Sporting, percebe-se logo que o homem vibra efusivamente com o Clube. Só quem não gosta de futebol é que não atinge estas coisas.
Reconheço-me muito em JED. Também adoro o Sporting, e o maior sonho da minha vida é umd ia pertencer ao Clube e ser Presidente! Jamais se esquece de uma tarde assim!
Acredito sinceramente que com JED teremos um Presidente que percebe da bola, e vai dedicar-se 24h ao Clube. Mais, a Presidência não será nenhum tranpolim. Para JED é o auge da sua carreira.
As palavras de apoio a Paulo Bento "forever" são um bom indício! É o homem certo para o lugar certo. Haja mais um pouco de paciência e o 1.º título vai aparecer...Estou certo!