eXTReMe Tracker

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Os maiores!


Este fim de semana tive, finalmente, a oportunidade de ver o documentário sobre os Pearl Jam, feito por Cameron Crowe, um dos bons valores do cinema norte-americano da actualidade e que, no início da sua carreira, era jornalista especializado em música, acompanhando de perto o aparecimento e afirmação do movimento "grunge", de que os Pearl Jam foram um dos mais emblemáticos embaixadores.

O documentário revisita os 20 anos de carreira dos Pearl Jam, nos seus aspectos fundamentais. O surgimento da banda, a descoberta de Eddie Vedder, a rivalidade com os Nirvana, passando pela contenda com a Ticketmaster que levou ao isolamento da banda, e não deixando de abordar o momento mais delicado da vida da banda de Seattle: a morte de 9 fãs em pleno concerto, no Festival de Roskilde.

Pearl Jam é muito mais do que um filme sobre uma banda que, por mérito próprio, conquistou o seu lugar no panorama rock mundial. 

É, igualmente, um documento histórico importante sobre o grunge, movimento que marcou uma geração, e continua anda hoje a conquistar novos ouvintes que descobrem nos riffs rebeldes uma manifestação das suas alegrias e tristezas.

É um belíssimo documentário, e como fã de Pearl Jam fiquei muito contente. Enche por completo as medidas, e apresenta-se sem quaisquer pretensiosismos. Mesmo a actuação mais embaraçosa da carreira do grupo não ficou sem ser comentada no filme. Aliás, sublinho que um dos aspectos que mais me surpreendeu, e agradou, no documentário foi o facto de este estar muito preenchido de imagens e filmagens históricas.

Pearl Jam são uma banda incontornável dos anos 90, e que ainda continuarão a fazer a diferença no início deste novo século.

É uma banda que nunca traiu a sua história, e manteve sempre uma relação de grande cumplicidade com os seus fãs. Será, certamente, por essa razão que continuam a ser uma das bandas mais desejadas para se ver ao vivo. A par de uma outra, não menos importante, que é o facto dos alinhamentos mudarem bastante de concerto para concerto. Nisso, os Pearl batem ao "largo" as outras bandas.

"Pearl Jam Tweenty" é um grande documentário sobre uma grande banda de rock. Não o ver é... um grande disparate!

Sem comentários: