eXTReMe Tracker

terça-feira, abril 10, 2007

E assim de repente umas notas sobre o País e o Mundo

1. Infeliz a atitude dos marinheiros britânicos feitos prisioneiros no Irão que facilmente confessaram terem entrado em águas iranianas. Uma atitude que fica bastante aquém dos grandes exemplos de estoicismo e resistência que muitos e muitos soldados britânicos deram ao longo das décadas em conflitos igualmente complexos e adversos.
Não só é um mau sinal para as tropas que ainda combatem, como também dá que pensar acerca da fibra dos soldados nos dias que correm, uma vez que sempre se esperara que estes fossem dotados de grande preparação psicológica e talhados para enfrentarem com disciplina momentos como os vividos no Irão.
2. A par da reforma da Administração Pública ou das Finanças (sempre anunciadas como os grandes desígnios dos Governos ou dos partidos candidatos a Governo), há uma bastante esquecida mas não menos importante: a Reforma do Ensino Superior.
Seria bom que a polémica da Independente servisse para repensar o estado do Ensino Superior. São os cursos que há aos mil e que continuam a subsistir, é a fraca competência pedagógica ministrada em algumas Universidades privadas, é a ausência de critérios na avaliação dos docentes, a ausência de informação sobre as valências/saídas profissionais dos cursos/universidades, etc, etc..
Bom seria haver um ministro com pulso que levasse a cabo uma reforma de grande envergadura.
3. Cada vez mais começo a achar que o Man Utd vai ser a grande surpresa do ano. Não só conseguirão ganhar a Premier League (merecidamente, diga-se), como são neste momento grandes candidatos a vencer a Champions. Neste ponto particular continuo a torcer pelo Chelsea cujo futebol, lamentavelmente, é do mais soporífero que se vê por aí.
4. Nancy Pelosi, presidente da Câmara do Congresso norte-americano, esteve no passado fim-de-semana em Lisboa para uma curta visita. À saída do encontro com Jaime Gama pôs-se, em plena rua, a comentar as perguntas que os jornalistas lhe iam fazendo, com a maior das descontracções. Um estilo a registar, e a imitar por alguns políticos cá da praça sempre de semblante carregado.
5. Está a decorrer a campanha para a chefia do PP. Ribeiro e Castro acossado não tem papas na língua. Pena que esse impulso tenha ficado adormecido ao longo dos últimos anos. No entanto, merece a minha simpatia dada a forma pouco dignificante com que lhe querem pôr na rua.

Sem comentários: