eXTReMe Tracker

sábado, maio 03, 2008

01/05/1994


Há 14 anos atrás o Mundo assistiu chocado ao brutal desaparecimento de Ayrton Senna. O ídolo das massas, o campeão dos campeões, morria em combate, por uma das maneiras mais estúpidas que existem em perder a vida, num acidente.
No dia 1 de Maio de 1994, tinha eu 11 anos, recordo-me de assistir impávido e incrédulo ao embate violento de Senna contra um muro da pista de Imola, e aí ficar inanimado no seu Williams, sem qualquer sinal de vida.
O fim de semana de pesadelo em Imola, como é possível esquecê-lo passados estes anos todos? Tudo começou nos treinos livres de sexta-feira, com o arrepiante acidente de Rubens Barrichello. No sábado, nos treinos de qualificação, a morte regressava às pistas da F1 com o trágico acidente que vitimou Roland Ratzenberger. Nessa altura, o ambiente era o pior, e as críticas à segurança dos monolugares começavam a ganhar uma inesperada amplitude. Senna começava a por em causa a sua participação na corrida.
Mas os interesses em jogo eram muitos, Senna não tinha terminado qualquer corrida desde que a época se iniciara e, por outro lado, fazer a corrida talvez fosse a melhor homenagem que os corredores poderiam fazer a Ratzenberger. Infelizmente, aquela era uma corrida para acontecerem todos os horrores.
E quando pensávamos não haver nada de mais trágico que ainda nos pudesse surpreender, eis que na corrida de Domingo, um brutal embate de Ayrton Senna numa curva gera momentos dramáticos por todo o Mundo. O nº 1 estava em apuros. Momentos de pânico seguiram-se com o estado inanimado de Senna. O tempo passava, e quanto mais passava, mais refreavam as esperanças de que pudesse estar tudo bem com o corredor brasileiro.
Nada se conseguiu fazer nas horas que se seguiram, e perto do final da tarde anunciava-se a morte de Ayrton Senna. A Lenda desaparecia!
A corrida de Imola fica tatuada nas nossas memórias de um modo dramático. A morte entrou-nos em casa, como nunca antes visto. Só muitos anos mais tarde é que pude passar por semelhante sensação com os ataques do 11 de Setembro. Mas até então, o fim de semana de Imola ficara gravado nas nossas memórias pelos piores motivos possíveis. Foi um luto que custou certamente muito a fazer, onde uma multidão imensa acompanhou o cortejo fúnebre de Senna, onde milhares de adeptos da modalidade se foram desligando a pouco e pouco da modalidade, perdendo o interesse, onde ainda hoje antigos corredores, responsáveis técnicos e, particularmente, fãs, se continuam a referir ao antigo campeoníssimo brasileiro, cujas façanhas e glórias desportivas continuam bem presentes.
O luto deu lugar à saudade, e 14 anos depois, a Lenda continua bem viva!
Recentemente, mergulhei no youtube em busca de vídeos sobre Senna e encontrei um em especial, que escolho como homenagem à memória do ídolo da F1. Trata-se de uma animação em 3D com os carros pilotados por Senna ao longo da sua carreira desportiva.
Senna forever!


1 comentário:

Unknown disse...

Se é Há 14 anos, ja é atrás