eXTReMe Tracker

sexta-feira, maio 16, 2008

Da semana que chega ao fim

1. Fábio Rochemback, primeiro reforço anunciado. É um jogador muito apreciado pela torcida, em campo do melhor que já vi passar por Alvalade nos últimos anos, e o selo de garantia que traz consigo é de confiar. Prevê-se que a sua vinda visa colmatar alguma saída do meio-campo. João Moutinho ou Miguel Veloso. Julgo que o Sporting não pode facilitar neste aspecto, e a não ser que venha proposta milionária, não sai ninguém. E a sair, que saia o Miguel Veloso. Por outro lado, cogita-se em Alvalade por Hugo Viana e Caneira. Outros dois belíssimos reforços. Já estive mais longe de renovar a gamebox...

2. Directas no P.S.D. Em conversas de corredor avisam-me que Manuela Ferreira Leite não vai chegar lá. Com o decorrer do tempo, começo a levar a sério a previsão. Por um lado, são as bases mais militantes e com maior peso (Porto e Lisboa) que se afastam dum apoio à ex-ministra das Finanças. Por outro lado, desde que entrou na corrida, que não se ouve uma única ideia de MFL que a diferencie dos outros candidatos. Como se não bastasse, quando lhe perguntam o que a distingue de Sócrates, responde "sou uma pessoa séria". Se é assim que pensa tirar a maioria a Sócrates, então MFL bem pode ficar em casa, a tomar conta dos netos.

3. Sócrates apanhado a fumar. Tal como Ricardo Costa refere na sua crónica de hoje no D.E. era de prever que isto viesse a acontecer. O Estado não prima propriamente pelo cumprimento das suas leis (rigor na execução de obras públicas, viaturas do Estado cumprirem os limites de velocidade, etc), pelo que esta não iria ser excepção. Sócrates devia ter sido menos ingénuo, mas também não saiu bem com aquela promessa de que doravante irá deixar de fumar. Mas a quem é que isso interessa?

4. Porto fora da Champions. O assunto da semana. Para Portugal, poderia significar a possibilidade de 3 equipas na Champions (Sporting e Guimarães entrada directa; Benfica cabeça-de-série na pré-eliminatória). Assim como está, com Guimarães a poder apanhar Barcelona, Arsenal, Atlético Madrid ou Liverpool, é muito provável que só fiquemos com 2 equipas na fase de grupos.
Mas quanto à polémica propriamente dita, julgo que não vai dar em nada. Em todo o caso, não deixa de ser preocupante que o Porto, não tendo recorrido da condenação sofrida, para todos os efeitos práticos, assumiu ter (tentado) corromper árbitros no campeonato, o que por si já é grave. Como tal, deveria arcar com as consequências. Não é boa imagem um clube corrupto poder participar nas provas uefeiras. Aquando do calciocaos foi um escândalo o Milan ter ido à taça Uefa, que agora ir o Porto à Champions, não vejo onde é que está a diferença.
Eu se fosse portista ficaria irritado pelo Porto não ter recorrido. Assim, fica para sempre a mancha da corrupção.

5. Presidenciais norte-americanas. Está mais do que visto que vai ser Obama o candidato democrata. Ainda bem! Agora, é esperar até Agosto/Setembro, que é quando a corrida propriamente dita vai começar a carburar.

6. Teresa Portela. Jovem canoísta de Esposende, tenta este fim-de-semana em Milão o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim. Seria fantástico que o conseguisse! Seria então, se não estou em erro, o 2º atleta do concelho a ir ao mais importante evento desportivo do Mundo. Por outro lado, seria o tirocínio, para os Jogos seguintes, em Londres, onde então, com 24/25 anos, a Teresa poderá tentar lograr grandes resultados!
Natural de uma família de desportistas, gostaria de evocar a sua irmã Sílvia, minha colega no ciclo, também ela canoista, e durante muitos anos campeã na especialidade. Sempre pensei que a Sílvia fosse tentar os Jogos. Mas não sei o que se passou. A certa altura a sua carreira eclipsou-se, e terá largado a carreira cedo demais. Também por isso, porque a família Portela teve grandes resultados na canoagem, era merecido que uma representante sua fosse aos Jogos. A torcer então pela Teresa este fim-de-semana.

P.S: A Anabela parece ter regressado da sua jornada italiana. Bienvenu!

Sem comentários: