eXTReMe Tracker

domingo, dezembro 28, 2008

2008: Os filmes do ano

Foi um bom ano de cinema, este o de 2008. Muitos bons filmes que valeram bem a pena os 5€ (ou um pouco menos, consoante o cartão jovem..) empregues.
Houve anos em que via 15 a 20 filmes por ano no cinema, mas isso foi nos tempos áureos. Em todo o caso, este ano até que acabei por voltar mais vezes às salas de cinema, e cabe dizer que foi um regresso feliz, na medida em que as películas foram de muito boa qualidade. Segue-se o meu top:
(1) Este País Não É Para Velhos (18,5v)- Para mim, o melhor filme do ano. Javier Bardem é o melhor psicopata que vi de há largos anos para cá e faz um papelão. A estória é muito boa, aventureira, divertida, dramática. Mereceu os Óscares conquistados.
(2) Tropa de Elite (18v) - Brutal. É um filmaço que na senda de A Cidade de Deus, alerta para o drama que se vive nas favelas e no duro trabalho que a polícia tem para impor algum respeito.
(3) Wall-E (17,5v) - Depois de Toy Story, À Procura de Nemo, Os Incríveis, ou Ratatui, a Pixar a mostrar o porquê de ser ela a mandar no que toca a filmes de animação. Grande argumento, a merecer disputar o Óscar com os filmes de carne e osso. Fiquei fã!
(4) Batman - O Cavaleiro das Trevas (17v) - Não sei se é o melhor Joker de sempre, mas não tenho dúvidas que o papel de Heath Ledger é imortal. O melhor Batman de sempre, a bater aos pontos outros filmes de super-heróis (e atenção que gosto muito do Homem-Aranha I).
(5) A Turma (17v) - Um filme feito por não-actores que narra o ambiente escolar. Sem pretensiosismos, radicalismos, ou moralismos, a Turma foi uma belíssima surpresa.
(6) Tempestade Tropical (16v) - Ben Stiller no seu melhor. Foi o filme que mais me fez rir este ano, e que teve uma estória muito divertida, que permitiu até recuperar o brilhantismo da carreira de Tom Cruise e relembrar ao mundo que o homem é um Senhor Actor!
(7) Filho de Ranbow (16v) - Outra agradável surpresa. Um filme a relembrar os tempos áureos da infância, em que influenciados por Rambos, Schwarzennegers, A-Teams, fazíamos brincadeiras inspirados por essas personagens. Neste caso a ideia era recriar um filme inspirado no Rambo. Com muita piada, divertido, ternurento, Filho de Ranbow foi a grande revelação deste final de ano.
(8) Indiana Jones - A Craveira de Cristal (15v) - A expectativa era elevada. O regresso de Indy tantos e tantos anos depois. Sem deslumbrar críticas, ou fãs da velha guarda, fui com expectativas em baixo, mas não saí defraudado. Pelo contrário. Achei bem conseguido o filme, não desmereceu o passado e a memória de Indy, e valeu apena o regresso. Conta-se que há um 5 na forja...tomara!
(9) Haverá Sangue (14v) - A melhor actuação artística do ano pertence a Daniel Day-Lewis. Soberbo. A estória é interessante, mas no panorama global, não é a melhor estória do ano.
(10) The Darjeeling Limited (13v) - O primeiro filme a ter visto no ano, pertence a Wes Anderson, autor de Um Peixe no Aquário. Trata a saga de 3 irmãos pela Índia. Engraçado, espirituoso, e com um final arrebatador com os Champs Elysées de Joe Dassin como pano sonoro de fundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Escolha De Filmes