eXTReMe Tracker

quarta-feira, dezembro 31, 2008

2009: O ano que aí vem

Não gosto particularmente de anos ímpares. Mas que temos que passar por eles, lá isso temos. Este ano que se avizinha, tenderá a ser, segundo escreve-se, comenta-se e fala-se de há longa data para cá, um ano de crise, em que ninguém sairá ileso dela. O conflito israelo-palestiniano destes últimos dias é disso exemplo. Ainda reina a turbulência por muito desse mundo fora. Em todo o caso, fica o desejo de que Portugal saia o mais ileso possível desta crise, e que, como se costuma dizer neste dia, que 2009 seja o melhor ano de sempre, e o pior de sempre face aos que lhe seguirão.
Dito isto, deixo apenas algumas sugestões de acontecimentos apetitosos para 2009:
(1) U2 - O regresso do quarteto irlandês. No Line On The Horizon está a ser promovido como o melhor disco de sempre da banda. Bono foi bem claro quando adiou o seu lançamento para 2009 "Queremos que 2009 seja o nosso ano".
Para além da curiosidade imensa em ouvir o novo material, 4 anos e alguns meses depois de How To Dismantle An Atomic Bomb, de que se diz assemelhar-se muito a Achtung Baby, logo o disco preferido dos escritores cá do burgo, fica, não menos importante, o desejo de uma nova Tour a passar cá pela Europa e, obviamente, Portugal.
Queremos, contudo, poder assistir a mais do que um concerto da banda ao vivo, pelo que fica desde já, o primeiro objectivo para 2009: ver 3 concertos dos U2.
(2) Sporting/Liga - No dobrar de ano, os 3 grandes estão perigosamente pertos uns dos outros. Cada um depende de si próprio para alcançar o título.
Será um campeonato a disputar-se taco-a-taco, como há já alguns anos não se via.
O Benfica foi a equipa que mais se reforçou este ano, a que tem mais adeptos, melhor imprensa, mas no campo é capaz do melhor e do pior. Notam-se algumas fragilidades. Ainda não tem o chamado estofo de campeão. É o 2º favorito à conquista.
O FC Porto surge no 1º lugar da pole position. Depois de um período muito mau, com derrotas consecutivas, a equipa ganhou novo embalo, acabou catagoricamente a prestação na Champions a liderar o Grupo, e parte para a 2ª volta a receber os outros 2 grandes em casa. Depois, tem os hábitos de conquistas, leia-se, os últimos dois títulos, daí que o capital de confiança e maturidade lhe venham a ser úteis mais para a frente. Será preciso um Super-Benfica ou um Super-Sporting para deixar o Porto para trás.
O Sporting é o menos favorito dos 3 grandes. Não só porque gastou muitíssimo menos, como também é o único onde sistematicamente saltam cá para fora os problemas de balneário com jogadores importantes do 11. Assim, fica (muito) complicado. Paulo Bento já teve maior estado de graça do que tem hoje. No ano passado, o recomeço de época foi péssimo (raro era o fds, entre Jan-Fev, em que ganhávamos um jogo). Se este ano é pra ser diferente, então Janeiro tem que abrir, continuar e acabar a ganhar. Por outro lado, a Champions e o jogo com o Bayern serão um duro teste às capacidades de Paulo Bento e da equipa. Mas só perante provas destas é que veremos o estofo da equipa. Em conclusão, direi que se o Sporting souber aproveitar o seu trabalho de formiguinha, como nos anos anteriores, em que acabou em 2º, este ano, em que só depende de si para o título, poderá conquistar esse objectivo. Mas vai ser muito exigente.
(3) Eleições - Será um ano de 3 eleições: Europeias, Legislativas e Autárquicas.
Conseguirá o PS a maioria absoluta? Irá a esquerda crescer como as sondagens o indicam? E a Direita, que será dela 4 anos depois? Questões interessantes e a valerem a pena acompanhar. Mas tudo só para o último trimestre do ano.
Mais assuntos interessantes valerão apena o comentário, aplauso ou insulto críticos, e cá estaremos para o escrever no novo Ano 2009 que aí vem.
Da minha parte é tudo. Que entrem com o pé direito, são os meus votos para os leitores deste burgo. Um abraço!

Sem comentários: