eXTReMe Tracker

sábado, fevereiro 07, 2009

Flops do mercado de Inverno

Chegou esta segunda-feira ao fim o prazo limite para as transferências, vulgo, mercado de Inverno. Alguns casos valem a pena reflectir.

Ricardo Quaresma, arrisca-se a passar ao lado de uma grande carreira. Não que em Portugal, principalmente nos anos do Porto, ele não tenha mostrado ser o melhor jogador do campeonato e principal responsável pelo Porto ter-se mantido no topo, mesmo depois do desmantelamento da super-equipa da Taça Uefa/Champions.
No entanto, o jogador sempre quis tentar a sorte no estrangeiro, e aos 25 anos, poucos são os jogadores que se podem gabar de ter passado por Barcelona, Inter e Chelsea. Ora Quaresma figura nessa galeria restrita mas, infelizmente, em nenhuma das duas primeiras passagens conseguiu singrar. Segue-se agora o Chelsea, naquela que poderá ser das últimas oportunidades. Em Itália, para já, está queimado. O bidon de ouro pouco abonou a seu favor, e em San Siro os adeptos não morrem de amor por ele. Em Espanha, depois de ter queimado o Barça, não vejo a ir para o Real. Talvez para um clube de 2ª linha em termos de títulos, como Valência ou Atlético Madrid. Mas não deixa de ser uma pena, face ao seu potencial. E Chelsea? Bom, as coisas não vão bem para os lados de Scolari. O título não chega lá, e até craques que no início eram elogiados, como Deco, agora são acusados de serem favorecidos pelo sargentão. Os próximos jogos o dirão, mas Quaresma sabe que tem agora uma importante cartada na sua carreira.


Miguel Veloso foi a estrela do mercado de Inverno português. O vai não vai para Inglaterra, acabou a novela com a sua permanência em Alvalade.
Veloso é daqueles jogadores mete-nojo. E não falo do cabelo. Há 3 anos a jogar ao mais alto nível, e só fez meia-dúzia de exibições de encher o olho. Pois o rapaz acha-se um craque e então comporta-se com tiques de vedeta. Seguisse o exemplo de Moutinho e Vuk, ou Liedson, e com um pouco mais de humildade, talvez não oscilasse tanto nas exibições e assim provasse ser um jogador com grande potencial. Não o fazendo, Veloso é mais promessa de boca, porque em termos de campo não tem jogado para merecer a Selecção ou um clube da primeira linha europeia.
Querer trocar o Sporting da Champions pelo Bolton, só prova que estes jovens só pensam no dinheiro. Ok que qualquer um ficaria maluco perante uma proposta onde ganharia 6 vezes mais. Mas não ia trocar o Sporting/Porto/Benfica por um Numancia, Bolton ou Toulosse, ainda que fosse ganhar 6 vezes mais. Para disputar o meio da tabela?
Tal como Quaresma, também para Veloso a 2ª volta do campeonato será decisiva para as suas aspirações. Primeiro que tudo, há que recuperar a confiança junto dos adeptos, que neste momento não estão nada agradados com o jogador.




Por fim Fábio Paim. Para quem jogava o Football Manager era a estrela maior das camadas jovens. Promessa da Academia do Sporting, depois de Futre, Figo e Ronaldo, Paim era o jogador em quem os responsáveis leoninos depositavam maiores esperanças. Porque a técnica não enganava, tínhamos ali craque. Infelizmente, com 20 ano Fábio Paim ainda não desabrochou, e anda a perder-se de clube em clube. Paços de Ferreira, Trofense, quase Rio Ave (acabou por não assinar), uma ida pelo meio para o Chelsea B, e agora um clube russo. Paim será, dos casos aqui citados, talvez o mais talentoso dos jogadores. Mas não consegue dar o salto. É uma pena. Psicologicamente deve ser devastador. Ser considerado a próxima big-next thing e não fazer jus à fama....Há casos assim no futebol português, e também no Sporting. Mas que é uma (enorme) pena, lá isso é...


Sem comentários: