eXTReMe Tracker

domingo, fevereiro 01, 2009

Finalmente a solo!

E à 4ª vinda a Portugal os Kaiser Chiefs deram, finalmente, o seu 1º concerto em nome próprio, com a casa apenas por sua conta.
Das vezes anteriores vieram integrados em Festivais (Paredes de Coura e Rock in Rio), sendo que a estreia no País foi para abrir os U2 (melhor cartão de visita não poderia haver...).
Este fim-de-semana é de dose dupla: ontem foi o concerto no Porto, e hoje actuam em Lisboa.
Sobre o Porto, tratou-se do meu terceiro concerto de Kaiser. Há poucos meses vi os Kaiser no Rock in Rio. Tocavam no mesmo dia de Muse, Offspring e Linkin Park. À primeira vista tinha-me parecido muito forçada e desajustada a sua inclusão num cartaz desse tipo, temendo que os Kaiser fossem apenas encher chouriços. Nada mais errado. Não só deram um dos "concertos" do Festival todo, como me surpreenderam e muito pela entrega, dedicação e energia. A mim e a muitos que nunca os tinham ouvido tocar. Basta ver os comentários que se foram escrevendo nas semanas seguintes no Youtube, a comentar a actuação de LP ou Muse, onde o pessoal acrescentava o nome dos Kaiser como uma das revelações desse dia e do Festival.
Depois dessa actuação, ficou a vontade de ver nova actuação, e ela anunciou-se no final do ano passado. Bilhete adquirido, novo álbum já à venda, foi começar a preparar a ida ao concerto. E que dizer do concerto de ontem à noite?
Muito bom! Ricky Wilson estava rouco, notou-se nalgumas partes, mas a actuação foi sempre a abrir do princípio ao fim, e "Everyday i love you less and less", "Never miss a beat", "Oh my God" ou "I predict a riot" foram hinos que deitaram o Coliseu abaixo. Justificaram plenamente o dinheiro empregue. Kaiser são daquelas bandas que muito provavelmente andarão sempre na mesma toada no que a discos respeita, mas ao vivo é que eles se transcendem e uma pessoa nunca se cansa dos concertos deles. Ricky Wilson esteve mais comedido do que no R.i.R mas ainda assim proporcionou um momento agradável quando foi ao encontro do público, na bancada, e de lá mergulhou para quem estava em baixo, num surf-crowd muito pedida e desejada pelo público.
Do alinhamento, 18 músicas que souberam a muito rápido. 1h20 de concerto a pedir mais canções! Todas elas excelentes, sendo que para remate final do post deixo aqui uma que nunca me farto de ouvir e trautear. Entra no ouvido e de lá nunca mais queremos que saia!

Sem comentários: