eXTReMe Tracker

sexta-feira, junho 18, 2010

This is the end...

A vida é feita de ciclos, onde o maior deles é a própria vida. Começa, desenrola e termina. Assim são os ciclos da nossa vida, começam quando menos esperamos, desenvolvem-se com todo o empenho que colocamos no mesmo e terminam de forma esperada ou inesperada.
Quando há pouco mais de um ano comecei o ciclo de trabalho na empresa onde desempenhei o meu trabalho até hoje, coloquei o meu total empenho nas tarefas que fazia, coloquei muitas vezes a minha vida pessoal em 2º plano para concretizar objectivos, dei muitas horas de trabalho a mais à casa, fiquei a dever muitas horas de sono à cama, fiz bastantes viagens, tive momentos alegres e momentos menos alegre.
Tudo começa com espectativa, e sem dúvida a espectativa no inicio era bastante elevada, tentei mudar a forma de fazer certas coisas e de certo modo consegui, consegui fazer mudanças estruturais a nível de organização que ainda hoje continuam. No entanto, no decorrer dos dias a espectativa foi-se transformando em desilusão com atitudes de certas pessoas e por final em total descredito para com alguns colegas de trabalho e sobretudo sobre as pessoas que tem maior responsabilidade a nível de gestão.
Quando as coisas não estão bem há que tomar atitudes, há que fazer mudanças, não se pode estagnar e viver numa paz podre. Assim foi, a mudança deu-se e hoje será o meu último dia como consultor para a VP Consulting.
Um ciclo termina onde outro começa, portanto agora não serei mais o consultor VP para passar a ser o CEO ou Business Partner da BioPixel RDS.

Que o ciclo que começa seja melhor que o anterior, assim o será...
Gostava de deixar ainda neste post a referência a estes pequenos versos tirados de uma canção bastante conhecida. Adivinhem qual e de quem...

This is the end
Beautiful friend
This is the end
My only friend, the end

Of our elaborate plans, the end
Of everything that stands, the end
No safety or surprise, the end
I'll never look into your eyes...again

3 comentários:

Anónimo disse...

ola. boa tarde!

pq deixaste a vp? cansaço? trabalhas em Porto ou Lisboa?

Felgueiras disse...

Olá Anónimo,

Deixei a VP porque existiram vários factores internos que contribuiram para a minha saida. Trabalho no Porto neste momento. És trabalhador da VP ou já passaste por lá?

Cumprimentos

vi disse...

Um exemplo a não seguir: A Vilaverde & Pratas Consultores também conhecida por VP Consulting é uma empresa Portuguesa de consultoria liderada pelo Eng. Carlos Pratas. Atua essencialmente em áreas de gestão, engenharia de processos, certificação e é também uma software house. Sendo uma empresa em crescimento desde a sua criação, então porque é que é um exemplo a não seguir? Se está a ler este texto é provável que mantenha uma ligação de negócios com a VP Consulting ou talvez seja apenas um candidato a um posto de trabalho. Pois bem... Então para quem não conhece: esta empresa até meados de 2010/2011 mantinha cerca de 80% dos seus colaboradores a contratos a (falso) recibo verde. Com um horário das 8:00 às 18:00 (1h de almoço) nos escritórios do Porto ou 9:00 às 19:00 em Lisboa em termos práticos apresenta desde logo uma carga horária de 9h diárias, mas calma! 

Aquilo que espera um colaborador da VP é bem mais que isso! Desengane-se aquele que pensa que irá sair antes das 18.30. Talvez às 19h se correr bem. Não raras vezes é até às 20h, 21h, etc. Bom... Claro que isto até nem seria mau se houvesse um bom ambiente de trabalho. Pois bem, Carlos Pratas, CEO da VP não raras vezes insulta e humilha aqueles que com ele trabalham: desde incompetente, burro, imbecil a outros adjetivos piores é aquilo a que um colaborador se habilita ouvir nesta empresa. Acompanhado por sua partner, Isabel Fonseca, que em termos teóricos representa os RH da empresa, são os criadores de um método e ambiente de trabalho insuportavel, que versa o insulto, a humilhação e a falsidade. 

Não se admirem de ouvir historias de um colaborador que soube hoje às 19h que teria que estar noutro continente amanhã pelas 15h! Afinal, na altura de assinar o contrato (ou falso contrato) estão a vender a vida ao diabo. E o que dizer dos gritos que se houvem pela empresa? Sim! Está de regresso ao jardim de infância. Possuindo um conjunto de programadores de software a VP tem o seu produto principal, iBPMS, espalhado por algumas grandes empresas como Galp, EDP, PT Telecom e outras de menor nome. Embora seja uma equipa talentosa (sobretudo com grande espirito de sacrifício) são aqueles que de um dia para o outro (ou às 18h da tarde) recebem a informação que têm que desenvolver um modulo de software novo em tempo record! É assim que CP e IF concebem o trabalho! Para quem tem familias é bom que tenha consciencia que isso passará para segundo plano! Para uma empresa que em termos teóricos tem por objetivo ajudar outras companhias a serem melhores, Deixa muito a desejar! 

Ah... A pérola no topo do bolo: lembram-se de ter dito que são pelo menos 9h de trabalho diário? Pois não se atrevam a chegar atrasados de manhã ou estar mais de 10 minutos no lanche... Isabel Fonseca tratará logo de enviar-vos um e-mail a alertar para o sucedido esquecendo-se "claramente" que ela sai sempre às 18h quando não é mais cedo e que todos os outros às 19h ainda estão a trabalhar. Mas bom, Afinal ela é a esposa do CEO! Claramente... Como eles costumam dizer!

http://pastebin.com/g6e3xhA6