eXTReMe Tracker

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Comentadores desportivos

Ontem o jogo Rangers-Sporting transmitido pela Sport Tv tinha como comentador o ex-guarda-redes leonino Nélson.
Um procedimento normal este dos canais desportivos convidarem ex-atletas para comentarem jogos, sobretudo se relacionados com clubes que representaram no passado.
Na maior parte dos casos, estes ex-jogadores prolongam para o comentário desportivo aquilo que já aparentavam nas flashes-interviews: banalidades na análise do jogo, alguns tropeções gramaticais/verbais, e de vez em quando certa dificuldade em construir raciocínios mais elaborados. Enfim, nem todos podem ser como o Luís Freitas Lobo, António Tadeia ou o José Nunes.
Bem, mas tirando esses pormenores, o que me chamou a atenção ontem à noite no caso do Nélson foi o facto de o rapaz não conseguir dizer os "r". E foram muitas as expressões com "r" que ele usou durante os 90m de comentário. Ao final da 10ª, já começa a fazer impressão.
Acho que as televisões, neste caso a Sport Tv, deviam ser mais exigentes no que toca aos comentadores que seleccionam para os seus jogos. A par de deverem saber falar em bom português, devem também dizer direito os "l" ou os "r".
Já basta ouvir o Nuno Morais Sarmento na Renascença ou Sic Notícias!!

Sem comentários: