eXTReMe Tracker

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Grande Esposendense

Hoje, logo pela manhã, recebo uma daquelas notícias que ninguém gosta de ler, sobretudo quando se trata de alguém que nos diz muito "morreu o Sr. Braga!". 
Um dos maiores e melhores amigos da vida do meu avô, presença regular  lá em casa, e de quem me lembro desde tenra idade. Ainda muito recentemente, nas eleições para a Santa Casa da Misericórdia de Esposende estava eu sentado na mesa de apoio ao acto eleitoral e o Sr. Braga, na fila, aguardando pela sua vez de votar, a saudar-me amigavelmente, como sempre o fizera, "Olha o Melinho! De barba?".
Alguns anos atrás o Sr. Braga tivera uma grave complicação de saúde que, no entanto, ultrapassou com sucesso. Mas esta quadra de festas foi, infelizmente, madrasta. Na véspera de Natal, um grave problema no coração levou a que fosse internado com urgência. O estado inspirava cuidados, sendo o prognóstico reservado. Aguardava-se a todo o instante pelo momento em que pudesse ser operado. Momento esse que, infelizmente, já não vai mais acontecer.
Com o falecimento do Sr. Braga assaltam-me à memória as mais variadas recordações da sua figura, a maior parte deles sempre na companhia do seu grande amigo que era o meu avô, mas também noutras situações, como a ADE, instituição de que tanto amava e ajudava, a Festa do S. João onde numa ocasião, em que participava num peditório e enquanto nos aproximávamos do Sr. Braga, diz-me um colega já rodado nessas andanças "Eh pá, este senhor costuma ser muito generoso e dar grande contributo!". E aconteceu tal e qual ele previra...
Generoso. Talvez a palavra que mais se comente por estas horas em Esposende quando se fala do Sr. Braga. Um homem que sempre gostou de ajudar uma terra que, embora não sendo o seu berço, fez dele um dos seus filhos dilectos.
Nesta hora de dor, em que mais um grande esposendense nos deixa, fica o desejo de que saibamos cada um ser na nossa condição de membros da sociedade civil um "Senhor Braga", sempre disponível para o próximo, e de ajudar de forma desinteressada e amiga, mantendo, se possível, refinada boa disposição que a todos conquista, e com quem dá gosto falar e conviver, como era no caso do SENHOR Braga.

Sem comentários: