eXTReMe Tracker

sábado, março 03, 2007

Filme do ano

Departed estreou no ano passado, mas aproveitando a embalagem da grande noite nos Óscares, algumas salas de cinema cá do burgo decidiram aumentar o seu número de sessões. Assim, aproveitei para ver o filme do ano, o meu primeiro filme de Martin Scorsese.
Fiquei agradado por ver que a sala de cinema do El Corte Inglês (as minhas preferidas) estava perto da lotação esgotada. Muito giro o vídeo animado a sugerir que os espectadores desligassem os telemóveis, não perturbassem a cadeira da frente com os pés, e mastigassem as pipocas discretamente.
Quanto ao filme, é um polícia Vs ladrões do caraças. O conceito de agente infiltrado de um lado e doutro está muito bem explorado, e quando pensamos que já está tudo visto, eis que continuamos a ser surpreendidos até à última cena. Gosto de filmes assim!
Tirado de um original de Hong-Kong que, dizem os entendidos, ser ainda melhor do que este remake, Departed não deixa no entanto de ser um bom filme.
O naipe de actores é do melhor que há. Jack Nicholson está igual a si mesmo, desta vez no papel de mauzão, mas uma interpretação suficiente para que continue a ser o maior actor vivo na actualidade. Matt Damon faz igualmente um grande papel, como há muito não lhe via. Leonardo DiCaprio está também muito bem. Pela primeira vez, num registo mais dark, mas com categoria. Mark Whalberg, que não conhecia, é uma agradável surpresa. E, por fim, deixo a lindíssima Vera Farmiga, cujo papel poderia ter sido mais explorado, mas que não deixa de fazer palpitar os corações masculinos.
Praticamente o filme todo tem uma musiquinha ambiente, e de vez em quando há uns Rolling Stones ou um Comfortably Numb muito bem tirado.
Se dizem que este não é do melhor, melhor Scorsese, imagino o que não serão então as obras-primas do Mestre.
A todos os que ainda não viram Departed sugiro que o façam. Se esperam pelo aluguer de DVD, é uma opção, mas continuo a achar que este tipo de filmes é para ver primeiro no cinema que, acreditem, é "pura emoção" da primeira à última cena.

Sem comentários: