eXTReMe Tracker

domingo, julho 29, 2007

Big Simpsons

Lembro-me perfeitamente do primeiro episódio dos Simpsons que passou na RTP. Basicamente porque...não o vi. Não porque não quisesse, até porque nessa altura teria os meus 7, 8 anos e ainda era, como hoje, fã inveterado de desenhos animados. Só que o facto de uma série animada passar à noite, a seguir à novela da noite, deixou a minha mãe intrigada do género "hum, deve ser coisa pra adultos" e assim que tavam a começar os Simpsons fui proibido de ver. Não mais me esqueço. Sobretudo, quando nas semanas seguintes, colegas da escola comentavam e chegava à conclusão que de violento ou pornográfico aquilo não tinha nada. Foi preciso convencer a minha mãe, e pô-la a ver um bocado, para ao fim de 4, 5 episódios começar a ver os Simpsons. E ganhar um culto como nunca igual. Culto esse que se mantém até hoje, o que o torna ainda mais especial, pois vamos crescendo, e a série continua a acompanhar-nos sempre actualizada (não nas personagens mas nas estórias).
Seria uma questão de dias até haver Simpsons versão cinema. Mas os seus autores não quiseram entrar logo por aí. Não. A estreia dos Simpsons em cinema teria de ser com base num argumento em grande, e com uma narrativa consistente e, não menos importante, recheada de pérolas humorísticas, sarcásticas, enfim, aquilo que fez porque amassemos os Simpsons. E a verdade é que o filme consegue-o. Aliás, o filme conquista-nos logo nos primeiros gags, em que os próprios Simpsons gozam com os espectadores. Fico-me por aqui porque é uma sequência um bocado longa e revelá-la estragaria o prazer de quem ainda não viu o filme e pretende vê-lo.
O filme não defrauda as expectativas, não é superior ao melhor da série em TV, mas também não fica muito aquém desta. O facto de terem trabalhado muitos anos no argumento nota-se, uma vez que não há momentos mortos, e os gags são bastantes.
Não sei se haverá sequela ou não, mas mesmo nesse capítulo, há um gag muito engraçado. Como também no fim, no genérico final. Deixem-se ficar porque também há intervenções bem metidas.
18 anos depois finalmente os Simpsons em salas de cinema. Valeu a pena tanta espera!

Keep on rockin`

Era só uma questão de festivais até os rapazes começarem a trazer a taça para casa. Depois de um 2º lugar em Coruche, ontem foi a noite da consagração com a vitória no VI Sons na Caixa em Famalicão. À frente dos Reckless vencedores em Coruche, cujo som também promete, e que já andam nisto há muito tempo. O que torna a vitória ainda mais saborosa. Parabéns a todos!


sexta-feira, julho 27, 2007

Porque Choras Criancinha!!!

Sem dúvida uma das músicas mais deprimentes que já ouvi nos últimos tempos... Nada como certas facções da música popular portuguesa para nos brindar com tal "poesia"!!!



Graciano Saga no seu melhor... Seja ele qual for...

Consideração "EL PIBE 1X2"

Por estes dias Esposende tornou-se o centro da justiça em Portugal. A operação "El Pibe 1X2" colocou-nos na abertura de noticiários, em especiais de informação, e montou-se um dispositivo mediático como até aqui não tinha visto junto ao tribunal da nossa comarca.
Pouco ou nenhum interesse tem saber o desenrolar do processo, o importante é saber a decisão final, até prova em contrário todos se encontram inocentes, no entanto não há fumo sem fogo, e nos últimos tempos temos visto as forças de segurança extremamente eficiente, até o homem mais procurado de Espanha foi apanhado em Portugal...
Mas o que me choca neste caso é a quantidade de pessoas que durante 3 dias e algumas horas da noite, permanecem junto a porta do tribunal, sem nada para fazer, apenas comentando o processo mediático e lançando ainda mais polémica. Pergunto-me se estas pessoas não terão trabalho, ou se, porventura, estando de férias não terão local mais aprazível para passar o seu tempo!!!
Para agravar a situação, e aqui vão-me desculpar, mas existe ainda uma quantidade enorme de gente tacanha, aquando da saída de tribunal de um dos "supostos" elementos do gang, um ex-concorrente do Big Brother foi aplaudido como se de um herói se tratasse; que mentalidade é esta em que se ovacionam pessoas que estão envolvidas num processo judicial??? Só apetece dizer: "Perdoai-lhes Senhor que eles não sabem o que fazem"!!!

quarta-feira, julho 25, 2007

O bolo da Malta!!!

A malta é do pior...

O verdadeiro Bolo de Aniversário!!!

A todo o pessoal, muito Obrigado!!!

Lion King!!!

A paixão pelo cinema, é uma coisa que se vai ganhando ao longo da vida. Alguns filmes foram tomando espaço na nossa vida, foram despertando sentimentos, foram moldando a nossa personalidade...
Existe um filme que marcou a minha infância, assim como a de muitos da minha geração; foi sem dúvida uma das grandes produções da Disney e ganhou um lugar na história...
Têm um início épico... Falo do Rei Leão!!!

segunda-feira, julho 23, 2007

Verão???

Dia 23 de Julho de 2007, mas até poderia ser 23 de Outubro, ou Novembro de 2007... Os dias andam alterados de uma forma que até aqui não se tinha visto.
O verão parece ter mudado de malas e bagagens para outra "estação". Por estes dias, devíamos saltar da cama devido ao calor que se fazia sentir, sair de casa e sentir uma leve brisa marítima a trespassar a alma (e que bem que sabia), ouvir o "Bommmm Diaaaaa" do carteiro, dar uma volta de bicicleta para verificar o estado do mar e as "babes" na praia; voltar para "enganar" o estômago, ler os mails, sair para encontrar com a malta e zarpar para a praia. Por cá, temos sempre vento, no entanto, temos também calor, sempre dava para jogar um volei, uma futebolada com malta que não vemos durante o ano, para ficar a morenar e dar uns mergulhos...
Este ano, tudo mudou, chove e faz um frio de rachar em pleno Julho, faz sol de rachar em Março, temos um mundo ao contrário. Esta esta a ser a nossa "verdade inconsequente"!!!

Onde para esse verão tão saudoso?

domingo, julho 22, 2007

Música sem fronteiras

sexta-feira, julho 20, 2007

Daydream Believer...

"The Edge", grande voz...

segunda-feira, julho 16, 2007

Sobre as eleições...

Da noite de ontem ninguém pode cantar vitória.
O PS por muito que esfregue as mãos pelo facto de recuperar a câmara n.º 1 do País, e alcançar uma vitória que igual só há mais de 30 anos, mesmo assim, teve um resultado aquém. Primeiro, porque jogando com um peso pesado não teve uma vitória folgada. Pode-se falar da dispersão de votos em Roseta, mas tal não é suficiente. Segundo, porque Carmona ficou em 2º, sem máquina de partido por trás, belo score, e sendo ele acusado como o principal causador da desgraça em que caiu a câmara, mesmo assim, o PS não conseguiu reverter tal realidade a seu favor. Por fim, a elevada abstenção revela que apesar de fartos e cansados da palhaçada em que caiu a câmara nos últimos anos, mesmo assim, o PS não foi suficientemente mobilizador para lhe confiarem um mandato largo.
Marques Mendes foi o principal derrotado. Agiu bem ao querer forçar eleições, pois a câmara estava numa situação insustentável, mas esteve mal ao não ter arranjado uma candidatura vencedora e, sobretudo, ao ter deixado que viessem para fora as suas tentativas infrutíferas em convencer Paula Teixeira da Cruz, Fernando Seara e Ferreira do Amaral (por esta ordem) em protagonizarem a candidatura. Mau de mais! Como se não bastasse, não conseguiu capitalizar o descontentamento ao governo, o que é sintomático do que realmente será capaz daqui a 2 anos quando se tratar de enfrentar Sócrates. Não tenho dúvidas de que seja ele mesmo o candidato, pois os barões do PSD são (lamentavelmente) calculistas e guardam-se para uma altura em que o vento sopre a seu favor.
Paulo Portas também teve resultado miserável. Mas nada que não merecesse. Quem tomou da forma errática e pouco elegante o poder como ele fez, não se pode queixar da memória não muito curta das pessoas, em particular dos lisboetas. Com efeito, ninguém duvida de que fosse Nogueira Pinto a candidata, e o score do CDS seria outro, para melhor. Ao invés perdeu o único representante que tinha na câmara, o que será indiciador da queda em que o partido caiu há muito.
Portas diz que vai reflectir, que algo vai mal na forma de combate político, com a contestação ao Governo a atingir níveis nunca vistos desde que tomou posse, mas mesmo assim CDS e PSD sem descolarem da cepa torta.
É difícil fazer-se oposição com um governo com maioria absoluta e a tomar algumas (boas) decisões que vão no caminho certo. Mas muito pior é serem aqueles dois a protagonizarem a oposição política. Do CDS, fosse Ribeiro e Castro ou o actual Portas, não antevejo grande diferença. Agora o PSD não se pode conformar. É preciso equipa forte, e o que o partido tem feito é dar tiros nos pés. Sócrates agradece.

As intercalares!!!

A confirmação de uma vitória esperada à Câmara Municipal de Lisboa... Uma banhada esperada para as forças políticas do "centro-direita" (como gostam de ser apelidadas) e a "saída" triunfal de um "ostracizado".
A vitória de António Costa foi uma espécie de passeio triunfal até ao dia de ontem, era uma vitória esperada e que não deixou margens para dúvidas. A campanha "anti-governamental", devido a factos que aqui e ali se vão criando, não passando na minha óptica de factos pontuais que servem para ensombrar um trabalho de fundo que está no bom caminho, que leva o Banco de Portugal a rever em alta o nosso crescimento económico, saiu derrotada. Quem estava à espera de uma votação "vingativa", tendo em António Costa, uma presa fácil, enganou-se redondamente... A fação "centro-direita", tendo no PSD e CDS-PP os principais partido, mostraram-se frouxos, o PSD por culpa das circunstâncias; quando as principais figuras não assumem uma posição de combate na conquista da Câmara da Capital, alguma coisa está muito mal, como diz o velho ditado, "Pau que nasce torto nunca mais se en'direita'"... Quanto ao CDS-PP, está a assumir, novamente, a posição de partido do Taxi e um dia destes nem de Taxi lá vão, porque agora a "bandeirada" está mais cara e cada vez são menos aqueles que querem entrar no mesmo taxi.
Mas os grandes vencedores da noite foram o Sr. Carmona e a Sr. Abestenção... E que bonito par eles fazem, se por um lado a abstenção mostra uma total descridibilização dos políticos perante a sociedade, o que demove muita gente de cumprir o seu direito e dever cívico, é uma antitese ver que o vencedor da noite eleitoral foi aquele que a bem pouco tempo atrás foi afastado do cago por ter descridibilizado a mesma, pelos factos que já conhecemos.
Alguma coisa está mal, e como diria a canção da Ala dos Namorados, "são os loucos de Lisboa, que nos fazem duvidar, que a terra gira ao contrário e os rios nascem no mar"!!!

domingo, julho 15, 2007

Imagem do dia

Vitória de Costa mais festejada em Cabeceiras de Basto do que em Lisboa. A julgar pela falange que se deslocou ao Altis munida da decoração habitual em noites eleitorais....

sexta-feira, julho 13, 2007

Novas chuteiras do Benfica

domingo, julho 08, 2007

Ahahahah

Nos últimos tempos os comentários não eram os mais favoráveis: "foi difícil rir-me", "não tem grandes momentos", etc, etc. Com opiniões assim negativas, pensei que o melhor mesmo era vê-lo apenas quando saísse em dvd. No entanto, desde o 1º que me habituei a vero Shrek em cinema, e desta vez não poderia ser diferente.
Sou grande, grande apreciador de filmes de animação, e Shrek por fugir ao figurino, e estar bem dotado de personagens/vozes e momentos de humor impagáveis, acaba por ocupar, por mérito e direito próprios, um lugar na História dos filmes de animação.
No terceiro capítulo da saga, Shrek vai em busca de um príncipe herdeiro, visto não estar talhado para desempenhar o papel de sucessor do rei. O primeiro grande momento do filme é, aliás, o falecimento do Rei, tão bem mimetizado na voz de John Cleese. É suposto ser um momento de tensão, drama, mas ninguém consegue ser indiferente e conter o riso. E que gargalhadas se deram ahah..
Outro grande momento é o interrogatório feito a Pinóquio para se saber do paradeiro de Shrek. Como Pinóquio não consegue disfarçar a mentira, à partida parecia ser canja sacar-lhe a informação. No entanto, o rapazinho de madeira começa a desconversar que é só visto! E rir à fartazana!
Bom papel o executado por Donkey (eddie murphy) que tão subaproveitado me tinha parecido no 2º filme. Aqui, volta a ser o Rei da comédia. E para quem julgasse que esse subaproveitamento resultava do facto de agora ser o Gato das Botas a assumir o papel secundário, a verdade é que desta feita, tanto um como outro partilham papéis importantes, e tornam-se uma dupla muito castiça, à qual pertencem, igualmente, momentos muito caricatos.
Penso que este Shrek 3 está melhor do que o 2º. No entanto, ia com expectativas controladas, e assim sabe melhor ser surpreendido. Já aquando de Shrek 2 ia com elas em alta, e depois saí de lá, um tanto ou quanto...desapontado.
Enfim, estas coisas dos filmes é muito subjectivo. Mas Shrek está em forma e recomenda-se!

sábado, julho 07, 2007

Cascais a "velar"...

Desde o início desta semana que decorre o campeonato do mundo de vela olímpica em Cascais, donde sairão apurados 75% dos participantes nos Jogos Olímpicos de Pequim, a decorrerem em Agosto do próximo ano.
Esta tarde dei um salto até lá, e foi muito bom. Não sendo propriamente do tipo de quem gosta de perder tempo a mirar os barcos em marinas, ou a ver o "sailling channel", não fiquei, todavia, indiferente a todo o aparato/cenário que nos últimos dias tem agitado Cascais. E quanto à competição propriamente dita, infelizmente não dá para acompanhar "in loco" as regatas, no entanto, deu para assistir à chegada de vários velejadores, e à saída de outros, e quer num caso, quer noutro, foi interessante acompanhar o domínio técnico que procuravam impôr, controlando a embarcação e, sobretudo, o vento. Deu para ver que alguns países ainda têm muita água que engolir, no que respeita ao domínio das embarcações. A julgar pela dificuldade da malta da Guatemala, ou de outros países com poucas tradições....
Mas de resto, tudo muito bem organizado, impecável. Consegui arranjar uns binóculos bem catitas, e deu para ver a malta dos 49 ir à água. Segundo me disseram, são a embarcação mais veloz, das classes todas, e aquela mais dura do ponto de vista físico, visto que os velejadores apoiam-se numa plataforma que sai da embarcação, e estão constantemente em contacto com a água, procurando o melhor equilíbrio daquela.
Portugal tem de facto uma relação umbilical com o mar, assinalável, e bom seria que este campeonato fosse o pontapé de saída para uma "escola" de vela de renome, e um campo de competição desportiva com tradição!


Stay (Far Away... So Close)

Smashing Pumpkings num cover fantástico a uma não menos fantástica música de U2!!!

quinta-feira, julho 05, 2007

Eu gosto do Verão, tirando os "avecs" (remake)

Está aí o Verão, e nesta altura há o calor, a praia, muitas vezes o amor (apesar da inconveniência de o mesmo ser feito em plena praia, antes de mais pela areia que se pode "introduzir" em locais não muito apropriados e depois pelos "mirones" que andam em cima do acontecimento). A melhor época do ano está ai, depois de vários meses a levar com a preocupação do trabalho, dos estudos eis que surge uma luz ao fundo do túnel (e felizmente não é um comboio). A partir daqui deixam de haver preocupações até porque o português já sabe onde serão as suas férias e como bom rebanho parte em direcção ao ALGARVE. Começam aqui as noites longas de café, os dias de praia (muitas vezes deitados na toalha a dormir, para recuperar do dia anterior), as festas, os "avecs" que chegam as praias... Eia pá, esta de falar em "avecs" estragou tudo, é o grave problema do verão... Não é que tenha nada contra eles, mas ouvir falar francês (já por si uma língua "amaricada") e meter o belo do português pelo meio com umas quantas caralhadas e uns quantos insultos que não lembram nem ao menino Jesus, poupe-me. É o "Michel vien icci" e o "tu vas tombe meu filho da puta", duas das mais típicas frases ouvidas por esse Portugal. Temos depois o não menos importante carro "avec", assim como os honda civic estão para os azeiteiros, assim o renault branco descapotável está para os "avecs", sempre com música nas alturas e se possível a "bombar" um bom Nel Monteiro. Mas chega de falar neles, e pensar que o verão é feito de coisas boas. desejamos a todos um óptimo verão e aproveitem porque este ano ainda há para o ano vamos ver...

Post do "velhinho" e extinto - Conspirações de Café (pertencente aqui a malta do estaminé, não plagiamos ninguém)