eXTReMe Tracker

domingo, julho 29, 2007

Big Simpsons

Lembro-me perfeitamente do primeiro episódio dos Simpsons que passou na RTP. Basicamente porque...não o vi. Não porque não quisesse, até porque nessa altura teria os meus 7, 8 anos e ainda era, como hoje, fã inveterado de desenhos animados. Só que o facto de uma série animada passar à noite, a seguir à novela da noite, deixou a minha mãe intrigada do género "hum, deve ser coisa pra adultos" e assim que tavam a começar os Simpsons fui proibido de ver. Não mais me esqueço. Sobretudo, quando nas semanas seguintes, colegas da escola comentavam e chegava à conclusão que de violento ou pornográfico aquilo não tinha nada. Foi preciso convencer a minha mãe, e pô-la a ver um bocado, para ao fim de 4, 5 episódios começar a ver os Simpsons. E ganhar um culto como nunca igual. Culto esse que se mantém até hoje, o que o torna ainda mais especial, pois vamos crescendo, e a série continua a acompanhar-nos sempre actualizada (não nas personagens mas nas estórias).
Seria uma questão de dias até haver Simpsons versão cinema. Mas os seus autores não quiseram entrar logo por aí. Não. A estreia dos Simpsons em cinema teria de ser com base num argumento em grande, e com uma narrativa consistente e, não menos importante, recheada de pérolas humorísticas, sarcásticas, enfim, aquilo que fez porque amassemos os Simpsons. E a verdade é que o filme consegue-o. Aliás, o filme conquista-nos logo nos primeiros gags, em que os próprios Simpsons gozam com os espectadores. Fico-me por aqui porque é uma sequência um bocado longa e revelá-la estragaria o prazer de quem ainda não viu o filme e pretende vê-lo.
O filme não defrauda as expectativas, não é superior ao melhor da série em TV, mas também não fica muito aquém desta. O facto de terem trabalhado muitos anos no argumento nota-se, uma vez que não há momentos mortos, e os gags são bastantes.
Não sei se haverá sequela ou não, mas mesmo nesse capítulo, há um gag muito engraçado. Como também no fim, no genérico final. Deixem-se ficar porque também há intervenções bem metidas.
18 anos depois finalmente os Simpsons em salas de cinema. Valeu a pena tanta espera!

Sem comentários: