eXTReMe Tracker

domingo, março 01, 2009

Finalmente...No Line On The Horizon!

O melhor disco dos U2 no século XXI.
Um disco em que de facto o todo é maior que a soma das partes.
Não consigo encontrar uma música fraca. Todas cumprem com os requisitos mínimos. E depois, claro está, há aquelas que levantam voo e tomam o seu lugar na galeria dos grandes temas de sempre dos U2: "Unknown Caller", "Moment of Surrender", "Fez-Being Born", "Cedars of Lebannon" e "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight". Estou rendido a elas!
Os U2 prometeram muito com este disco, e não desiludem. Não é um disco de ruptura como Achtung Baby, mas também não é preciso mudar do 8 para o 80 para um disco poder ser apelidado de revolucionário. Os U2 revisitam a sua discografia, e fazem-no sem desmerecer o passado, e abrindo novos caminhos para estes novos tempos.
No Line On The Horizon é um disco que vai-se saboreando com escuta atrás de escuta. Não é de assimilação fácil à primeira. Get On Your Boots, o primeiro single, não é de cair no goto à primeira audição, mas, ainda assim, mostra-se mais desafiante que os predecessores Beautiful Day e Vertigo. E isso é o que um fã de U2 mais quer! Que a banda desafie a normalidade, e se aventure em algo que acabe no extraordinário! E "Boots", sobretudo com as actuações ao vivo de promoção, vai ganhando o seu lugar de dia para dia. É um tema que promete!
Há um trabalho de escrita irrepreensível (Bono a compôr cada vez melhor), Edge brutal na guitarra, e a colaboração de Brian Eno/Daniel Lanois a ir muito para além da produção, com participação directa na composição dos temas. A nível vocal Bono está melhor do que nos dois discos anteriores, regressando à sua boa velha forma. Atinge novas notas que nunca lhe ouvimos, e é acompanhado em partes das músicas por Edge, Eno e Lanois, dando uma tonalidade aos coros, que dá imenso prazer ouvir.
Voltarei mais tarde ao assunto, ou não fosse este ano o ano dos U2, mas fica desde já a minha nota: 17 valores para No Line On The Horizon! Os U2 estão ainda na corrida para melhor banda do mundo.
A partir de amanhã o disco está à venda. O alinhamento é:
1. No Line On The Horizon
2. Magnificent
3. Moment of Surrender
4. Unknown Caller
5. I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
6. Get On Your Boots
7. Stand Up Comedy
8. Fez -- Being Born
9. White As Snow
10. Breathe
11. Cedars Of Lebanon

Os U2 estão de volta!

1 comentário:

Anónimo disse...

os U2 estao de volta e ha que começar desde ja a fazer os preparativos pra ir a Dublin 24 de Julho... :))