eXTReMe Tracker

sexta-feira, junho 26, 2009

Humor Negro

Michael Jackson fez ontem a sua última operação plástica: esticou o pernil!!!

Michael Jackson (1958-2009)

Não me podendo considerar um fã na plenitude da sua obra, porque não a conhecia, excepto alguns temas avulsos, nem tendo qualquer disco seu, ainda assim, Michael Jackson era um nome incontornável da minha infância e da minha adolescência por ser, merecidamente e com propriedade, o Rei da Pop!

A notícia do seu desaparecimento faz ecoar memórias que já se julgavam guardadas no baú das recordações, e faz recordar por instantes esses momentos do passado que carinhosamente guardamos connosco.

Por isso, não posso deixar de me associar a este dia de luto, porque também é uma parte de nós que se foi.

quinta-feira, junho 25, 2009

Parabéns puto P.!

Um grande abraço pro meu primo Pedro Wörm pelo seu 15º aniversário!
O melhor imitador do mundo de Paulo Bento, jovem-promessa do rugby nacional, onde pontificou esta época como capitão dos Sub-16 equipa B, e no final da época foi premiado com a promoção à equipa A.
Agora vai para o 10º ano, momento importante da formação escolar, onde se começa a perfilar uma vocação.
O puto P. é o maior, e ainda por cima é grande maluco por Esposende!
Deve-me a mim os seus parcos conhecimentos sobre ciclismo e as suas grandes figuras! ahah
Este ano foi um grande parceiro nos (poucos) jogos que fui a assistir a Alvalade. Mas não deixa de ser ao mesmo tempo um grande pastel (adepto do Belenenses)!
Um forte abraço pastel!

quarta-feira, junho 24, 2009

Hélder Faria

Quando há 3 anos o meu antigo colega de liceu Hélder Faria, hoje com 26 anos, assumiu a liderança da comissão administrativa do Estrelas de Faro, muitos foram os que torceram o nariz. A primeira e imediata decisão do Hélder foi acabar com o futebol sénior que dava prejuízo, e apostar na formação. O objectivo, esse, era reequilibrar as contas do clube.
Volvidos 3 anos, eis que o Estrelas apresenta pelo 2.º ano consecutivo saldo positivo nas suas contas, e o trajecto de aposta na formação permitirá um dia recuperar o futebol sénior.
Para o Hélder fica a nota de parabéns pelo excelente trabalho e força para que continue a liderar o clube da sua terra, brilhantemente como o tem feito até aqui! Não é fácil pegar nos dias de hoje num clube de futebol, qualquer que ele seja, e muito menos quando se tem 23 ou 26 anos...

terça-feira, junho 23, 2009

Dublin on the horizon

Já só falta um mês!!!

Quando nos pomos a jeito

A cena passou-se neste sábado à tarde, na praia.
Estava a pôr a conversa em dia com o meu amigo Xico Velasco, que já não via há alguns meses, quando, a propósito da sua situação profissional, o Xico queixava-se de que não estava a ser bem remunerado, face ao trabalho e responsabilidades que tinha.
Então perguntei-lhe, sem querer ser indiscreto, quanto é que ele estava a ganhar. Face às hesitações em responder-me, digo de pronto ao Xico:
- Eh pá Xico, não precisas de dar um valor exacto. Diz antes: ganho entre isto e isto.
Ao que o Xico, no seu estilo inconfundível, responde-me nestes termos:
- Ganho entre pi ao quadrado e 500 milhões!
Escusado será dizer que foi logo gargalhada geral entre o grupo. Mas nisso, valha a verdade, o Xico costuma ter muita graça!

domingo, junho 21, 2009

Matigol

Não conheço nada do homem, mas quando um amigo benfiquista me diz "é uma máquina do caralhu!" então é porque é coisa séria! Sobretudo, quando o Sporting tá disposto a dar 5M de Euros! Agora, é também verdade que o primeiro e único chileno pelo qual o Sporting dispendeu tanto dinheiro - Rodrigo Tello - que era suposto ser um Recoba, nunca confirmou as expectativas, e o seu valor real acabou por ficar uns bons furos abaixo do preço de transferência. O que não invalida, ainda assim, a boa última época na equipa, a lateral-esquerdo. Mas o Tello foi um puerco, na maneira como saiu do Sporting, e os adeptos não perdoam a ingratos.

Rock and Roll stars

Ontem à tarde, antes da praia, pequena jam session na garagem do 26 com o Felgueiras. Stay, Until the End of the Worl, Pearl Jam, e Minoria Absoluta. Que saudades!

Dias de Verão

Esposende ontem teve um daqueles 5,6 dias por ano em que o tempo é de sonhos, não ficando atrás do melhor Brasil ou Tailândia ou Ilhas Pipi.
Os únicos senãos foram mesmo a água gélida, e as pedrinhas à entrada da água que podem fazer mossa aos mais incautos. Tudo o resto, just perfect!

sábado, junho 13, 2009

Impressões da semana III

O Maré Baza em Fão voltou! É o melhor sítio do Verão no Concelho para se estar com amigos. Já tínhamos saudades!

Impressões da semana II

Esposende é um Concelho apaixonante! Não é só a minha tribo, a minha casa ou o meu berço mas também um lugar onde gosto sempre de voltar.
Esposende é um Concelho rico, com muitas ofertas turísticas, que valem a pena explorar e (re) descobrir. É tudo uma questão de ir à procura desses lugares de encanto.
Esta semana fui pela primeira vez ao Santuário da Sra. da Guia, em Belinho. Um lugar místico! Apenas e só a melhor vista que se tem da paisagem do Concelho. Supera a do Monte São Lourenço. E pensar que só aos 26 anos é que descobri esse sítio pela primeira vez, depois de tantas e tantas vezes de o avistar enquanto passava de carro pela EN 13.
As azenhas em São Paio de Antas, são também um dos meus lugares preferidos, onde tantas vezes na meninice ia dar uns belos mergulhos. Ficou prometido voltar lá para os banhos de Verão.
A Foz do Neiva é um lugar surpreendente onde rio e mar se encontram. Num estado tão selvagem quanto a mão humana deixou, é um lugar onde a Natureza se nos revela e arrebata-nos pela serenidade que provoca. Vale também a pena passar por lá!

Impressões da semana I

94 milhões de Euros por Ronaldo é uma obscenidade. É o melhor jogador do mundo, sem dúvida, é o melhor Clube do mundo e a melhor marca do mundo, também não oferece dúvidas, mas numa época com a pior crise económica de que há memória nos últimos 30 anos pagar-se tanto por um jogador de futebol é a completa subversão dos valores.
Tudo bem que o Real poderá justificar com o merchandising a compra de Ronaldo. Mas trata-se de uma questão de princípio. Estão a desafiar-se os limites! E resta saber se os limites não desafiarão de volta...

quinta-feira, junho 11, 2009

Obrigado Ninja!

Derlei despede-se do Sporting, e do futebol português.
Sobre o que o Ninja significou no período mais alto da vida desportiva do FC Porto, está cá o Felgueiras para comentar, com mais propriedade do que eu.
Sobre os 2 curtos anos que passou em Alvalade, posso dizer que Derlei é um jogador que vai deixar saudades. Pela entrega em campo, pela dedicação e pelo exemplo aos mais novos, Derlei foi o típico jogador que representou na perfeição o que é ser jogador do Sporting e suar a camisola!
Foi o melhor parceiro que o Liedson teve no Sporting, entendiam-se às mil maravilhas, e jogavam de olhos fechados! Tal faz aumentar a pena de Derlei não ter vindo para o Sporting mais cedo!
Devo também a Derlei a melhor noite da minha vida em Alvalade, os célebres 5-3 na taça de Portugal contra o Benfica. Era o jogo que marcava o regresso do Ninja às convocatórias após largos meses de ausência por lesão. O Sporting já perdia a meio do 1.º tempo por 2-0 e Derlei, no banco, já ia à linha dar instruções aos colegas, qual treinador! Entrou no 2.º tempo e foi vê-lo a incitar os colegas!
Não demorou muito a dar a marcar, e a marcar. Para mim foi o melhor jogo que fez com a camisola verde-e-branca, e da sua carreira. Uma vitória memorável!
No ano seguinte, este portanto, o Ninja fez uma época ao estilo do velho Derlei. Jogou a época toda, marcou vários golos, alguns bem importantes, e acaba a carreira por cima.
O Ninja sai pela porta grande, e deixa saudades. Obrigado Derlei!

quarta-feira, junho 10, 2009

A banda do momento

Se os U2 ocupam o lugar da banda da minha vida, os Muse são, claramente, a minha banda preferida do momento, de há 3 anos para cá mais concretamente.
Se os U2 já fizeram os álbuns marcantes, e os seus membros estão a 1, 2 anos de chegar aos 50, já os Muse apenas fizeram 4 discos, e os seus membros estão agora a dar os primeiros passos na casa dos 30. Tal significa que a banda ainda está em pleno processo de consolidação, de fazer ainda álbuns geniais e inscrever o seu nome definitivamente na galeria das maiores bandas do princípio do nosso século (se já não o são..). Gosto quando estou a assistir a fazer-se História. Não tenho dúvidas de que daqui por 20, 30 anos esta será uma banda muito falada.
Já os vi 2 vezes, e foi com emoção que o meu amigo Pedro Almeida (a.k.a Gato) me deu em primeira mão a notícia do anúncio da nova Tour dos Muse, com passagem no dia 29 de Novembro por Lisboa.
Os bilhetes foram ontem postos à venda e, como não podia deixar de ser, já adquiri o meu ingresso. Estou a desafiar o maior número possível de amigos e amigas a juntarem-se também a esta peregrinação, pois esta é daquelas bandas que vale mesmo a pena conhecer!
Entretanto "The Resistance", o novo álbum chega em Setembro, e espera-se que seja um marco na carreira discográfica dos Muse. Aqueles rapazes nunca nos deixaram ficar mal!

Not so tasty as usually!


Cada novo disco dos U2 é um acontecimento, e são semanas a falar antes, durante e depois. É o assalto em exclusivo à minha aparelhagem, os novos temas a bombarem 24h lá por casa, no trabalho, no carro, sem dar qualquer espaço a outra banda, outros discos.
Comentei aqui o meu contentamento por "No Line On the Horizon", e o quanto achava que era um disco para rivalizar com outros no último lugar do pódio das grandes obras dos U2.
Infelizmente, com o passar do tempo, a apreciação tornou-se mais objectiva, mais real e, para grande pena minha, mais dura.
Tenho que confessar: "No Line On the Horizon" não durou mais que 3, 4 semanas a rodar em exclusivo na minha aparelhagem. Depois fartei-me e começei a ouvir outras coisas. Só o vou ouvindo espaçadamente. Alguma razão para o sucedido?
Continuo a achar que há lá temas ao nível do melhor que os U2 já fizeram: Magnificent, Unknown Caller, FEZ, e Moment of Surrender. De resto, no seu conjunto, é um álbum com todos os temas bem definidos e no seu sítio. Mas, valha a verdade, é um disco que não consegue surpreender, não consegue criar a pica de estar a ouvi-lo até começarem a doer os ouvidos.
O disco não está a puxar os fãs. Por toda a net quem era contra este disco continua, quem estava na dúvida já pende mais para o lado dos que não gostam, e quem gostava e dava o benefício da dúvida começa a reconhecer que o disco afinal não é tão bom como parecia.
Penso que o problema de "No Line On the Horizon" é ser um óptimo disco de U2 há 10 anos atrás. Hoje soa um bocado a datado e faz pensar que os U2 não se conseguem reinventar.
Com base nisso tudo há quem já tema pela Tour e pelo seu sucesso, em termos de ser uma Tour marcante.
Da minha parte, ainda que tenha refreado as expectativas quanto aos novos temas e o que eles poderão significar ao vivo (o que, confesso, até é bom, porque é da maneira que o concerto até acabe por ser melhor do que estava à espera), continuo a achar a presença em Dublin nos dias 24 e 25 de Julho como momentos únicos da minha vida de fã de U2.
É a oportunidade de os ver na sua tribo, de coleccionar mais concertos à minha conta pessoal e, não menos importante, conhecer uma nova cidade!
Em todo o caso, admito que daqui a 6 meses a apreciação volte a ser diferente (para melhor), mas até lá, cabe ver se os concertos fazem por isso. Têm que fazer!

segunda-feira, junho 08, 2009

Europeias 6

O mais interessante da noite eleitoral é o xadrez político que agora ficou.
Com o avanço preocupante da extrema-esquerda, o P.S. a ter arredado hipóteses da maioria-absoluta, e o PSD ainda longe da vitória, fica uma equação interessante essa a de saber como ficará Portugal governável nos próximos tempos...
Um Bloco Central poderá fazer sentido, mais do que nunca, mas é contranatura. Por outro lado, P.S. a coligar-se com CDS, precisaria sempre de um 3º partido. Que seria, obviamente, um partido à esquerda. Isto se PSD se opusesse a acordos pontuais. Mas não está fácil de configurar tal.
Assim, mais do que nunca, o papel de Cavaco será determinante. Sabe-se como Cavaco não prescinde da estabilidade governativa. Ora, para tal, será preciso que tenha uma intervenção mais directa. Mas, como estamos a ano e meio das eleições presidenciais, e com Alegre já a posicionar-se como candidato, Cavaco sabe que terá de jogar muito cautelosamente para não pôr em causa as suas aspirações a um novo mandato.
Como o conseguirá, será essa também uma novela interessante para acompanhar nos próximos meses...

Europeias 5

O avanço da extrema-esquerda, com 21%, é a nota mais preocupante do rescaldo eleitoral. Portugal está a atingir níveis que iguais só mesmo no tempo pós-revolucionário.
Mas isto é resultado, em boa parte, da falta de responsabilidade dos partidos do arco governativo.
O povo está revoltado, e o B.E e P.C.P capitalizam muito com isso.
Nos próximos tempos o grande combate será em impedir que B.E. e P.C.P transfiram para as legislativas esse score. Dois partidos anti-europeístas, demagógicos, que são o contrário do que o País é!
E depois as pessoas acham natural e graça a Jerónimos de Sousa e Franciscos Louçãs. Mas estão a ser levadas a um grande engano, pois esses líderes de moderno não têm nada, e as suas matrizes são o completo oposto do que tem sido a evolução do Ocidente, e de Portugal em particular.
Tempos importantes os que aí vêm...

Europeias 4

Sócrates teve pior resultado do que Santana Lopes! Dá que pensar...Mas nisto de eleições, quando se é arrogante e fala-se do País como se este fosse outro bem diferente do real, o acordar à realidade revela-se por vezes duro. Muito duro, neste caso.

Europeias 3

Manuela Ferreira Leite foi outra vencedora indiscutível da noite de ontem. Com um candidato da sua escolha pessoal, contra tudo e contra todos, mostrou ter fibra e perfil de líder, pois não cedeu nunca a pressões que tentavam demonstrar-lhe sempre o contrário, revelando estar segura do que achava melhor para os destinos do partido.
Esta vitória é um passo e tónico muito importante para o que se avizinha, mas Ferreira Leite não é Rangel, nem Sócrates é Vital Moreira, pelo que terá ainda um longo percurso a fazer para recuperar terreno perdido.
Mas que estes resultados trouxeram um fôlego impensável há bem pouco tempo, lá isso trouxeram!

Europeias 2

Paulo Rangel foi uma muito agradável surpresa durante esta campanha. Com discurso fresco, arrojado, soube pôr em linha o P.S. que de há muito tempo para cá vinha subestimando e espezinhando o PSD.
Rangel fez o contrário daquilo que nunca se deveria fazer em campanha e que o P.S. fez!
Falou dos problemas reais do país, não fez demagogia e, não menos importante, não trouxe a rasteirice e baixeza à campanha. Que foi o que o P.S. fez!
Foi o grande vencedor da noite eleitoral, e será sem dúvida um valor a ter em conta na democracia nacional nos próximos anos, e sobretudo no PSD.
Mas fica a pena de ir fazer retiro para Estrasburgo. O País e o Partido precisavam muito dele agora, em tempos difíceis, de grandes combates eleitorais.

Europeias 1

Motivos de força maior fizeram-me ficar em Lisboa no fim-de-semana. Não fui votar, mas fiz do voto da minha irmã (indecisa) meu, contribuindo para a retumbante vitória de Paulo Rangel! Thanks Sis! :)

Sporting 3

Um dos grandes vencedores da noite eleitoral é, sem dúvida, Paulo Bento.
A sua posição saiu reforçada, tem novo capital de confiança por mais 2 anos, e um Presidente que quer apostar mais na equipa.
Bem sei que em tempos escrevi que o tempo de Paulo Bento no Clube tinha passado, e era altura de dar lugar a outros. Mas isto de escrever sob emoção às vezes dá nisso.
Hoje, friamente, reconheço que não há em Portugal melhor técnico do que Paulo Bento para orientar os destinos da equipa. Conhece melhor do que ninguém os jogadores, a filosofia do Clube e, não menos importante, o pior resultado que conheceu até hoje na sua carreira foi o...2º lugar!
Agora importante é que os 3/4 reforços anunciados sejam, efectivamente, de (grande) qualidade!

Sporting 2

Paulo Pereira Cristóvão era o candidato ideal mas...pras eleições do Benfica! Em todo o caso, a sua candidatura trouxe uma lufada de ar fresco, na discussão sobre o que é o Sporting hoje e o que se quer do Clube nos próximos anos.
Fez críticas acertadas (por exemplo, a falta de pavilhão) e estou certo de que deixou linhas interessantes a partir das quais esta direcção e o seu Presidente serão avaliados.
No final, ficou o discurso de agradecimento, em que humildemente disse que a partir de agora JEB será o seu Presidente.

Sporting 1

Fui a Alvalade no final de sexta-feira, juntar-me à participação mais concorrida de sempre dos sócios leoninos em eleições do clube. Era, sem dúvida, um momento alto da minha ainda curta vida de sócio verde-e-branco. Infelizmente, a minha intenção não passou disso mesmo.
O facto de fazer apenas 1 ano de sócio em Julho, impediu-me de estar habilitado para poder votar. Apenas sócios com 1 ano ou mais é que podem votar.
Fiquei desolado na altura, mas o Amor pelo Sporting é ainda maior, e se não deu agora, eleições futuras haverá onde poderei exercer o meu direito de voto.
No final, ganhou Bettencourt, como seria de esperar. Era o meu candidato, a melhor opção para o Clube, e o melhor Presidente em potência dos últimos 20 anos do Sporting. Quem festejou da maneira como ele o fez (a cantar as músicas da Juve) é mesmo de quem vibra como ninguém o Clube!
Boa sorte JEB, que bem vais precisar dela, mas podes contar connosco, porque até morrer Sporting allez!!