eXTReMe Tracker

domingo, outubro 31, 2010

"Aquilo, pois, que Deus uniu não o separe o homem." Mc 10,9

Este sábado que passou tive o último de 7 casamentos para que fui convidado este ano.
Foram 7 ocasiões de enorme júbilo, onde testemunhei, juntamente com dezenas de familiares, amigos e amigas, o compromisso que os meus amigos Sílvio&Sofia, Zé&Leonor, João&Ana, Graça&Carlos, André&Ana, Ricardo&Frederica e Marco&Paula, deram perante Deus, o de quererem construir uma vida a 2, até ao fim das suas vidas, com aqueles que elegeram para pais e mães dos seus filhos.
Que os votos trocados nesses dias festivos pelos meus amigos de prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida ecoe no seu dia-a-dia de forma vincada, principalmente naqueles momentos em que a falta de paciência, egoísmo, irritação ou outro menos agradável vier ao de cima. Porque por cada momento mau que um casal está a viver, parece que se apagam da memória 5 momentos bons por eles passados.
O namoro é um percurso de construção de uma relação, marcado por bons e maus momentos, e se os maus momentos souberam ser superados, pois então, no casamento não tem por que ser diferente.
Não deixa, em certa medida, de ser paradoxal que em tempos de trevas (perda de poder de compra, falta de políticas de apoio à natalidade, apertar de cinto, etc), tantos jovens se tenham decidido a aventurar numa jornada única e irrepetível das suas vidas, quando a prudência, porventura, aconselhava a manterem-se no conforto dos seus lares, sem preocupações de maior ordem.
Mas, como dizia o poeta, e que mantém toda a sua actualidade, em certos momentos das nossas vidas há altos valores que se alevantam, e seguramente que foi o caso dos meus jovens amigos. Por isso, há que dar continuidade à festa do matrimónio que celebrámos com eles, e prolongar o apoio e amizade que contaram nesse dia, e que devem sempre contar, principalmente nos momentos em que as coisas estiverem menos bem. Faço esta reflexão, porque nos tempos que correm, a mentalidade de muitos é a de que o casamento é para durar enquanto se mantiver o estado de alma que leve a tal. Depois, quando chega o desinteresse e perda de vontade, rompe-se a relação e parte-se para outra.
Causa-me muita impressão esse modo de vida e estar de muitos casais, e num ano atípico para mim, em que tive tantos casamentos, não posso deixar de torcer para que todos eles sejam exemplo e testemunho contrários, provando que as palavras que selaram o seu compromisso matrimonial não serão levadas pelo vento.
Hoje, dia de Todos-os-Santos, não pude deixar de reter as palavras marcantes do sacerdote que proferia a homilia: Qual é o meu caminho de Santidade?, perguntava. É o meu esposo, é a minha esposa, respondeu. Uma máxima que faz todo o sentido.
Se escolho alguém para mãe dos meus filhos, para construir a minha família, principal alicerce da minha relação com Deus e o resto do mundo, é nela que reside o meu caminho para a Santidade. Da generosidade, amor e fortaleza que cada um emprega na relação dependerá tornar esse percurso rumo à Santidade mais plano ou inclinado....

sexta-feira, outubro 29, 2010

Lembram-se do antigo nome do TWIX?

Educação Física

Uma observação feita por um médico. Com toda a razão, no entanto, não se pode menusprezar todas as outras disciplinas, não vamos agora formar apenas atletas, tudo tem de ser "medido" e executado com ponderação.
No entanto, um artigo que deve ser tomado em conta.

Educação Física deve ser disciplina prioritária | DNOTICIAS.PT

quinta-feira, outubro 28, 2010

Boliqueime

Atenção, este blogue teve duas visitas directamente de Boliqueime. a familia do Cavaco já nos anda a espiar...

quarta-feira, outubro 27, 2010

Trapalhadas Negociais

Nunca como agora tinha acompanhado a apresentação e aprovação do Orçamento de Estado. E nunca como hoje tinha assistido a tanta trapalhada junta...
Sinto que Portugal está mesmo a ir pelo cano, e ao contrário do que seria de esperar toda a gente quer pressionar o botão para que a "descarga" seja completa.
Temos o Orçamento de Estado possivel para nos tentarmos manter à tona. Não é um bom Orçamento, certamente que não. Poderiam ter cortado mais do lado da despesa? Não sei, não sou economista para saber, mas gostaria de ter visto mais ambição nesse lado, deixando a caça aos rendimentos dos portugueses. Parece uma caça às bruxas...

Esta ronda negocial que sentou à mesa Governo e PSD estava ferida de nascença, estava condenada a morrer como tinha começado, sem acordo. Não passou de uma atitude de "charme" por parte do governo e do maior partido da oposição para tapar os olhos a muita boa gente.

Que aprovem o Orçamento para não entrarmos numa crise ainda mais profunda, por favor, mas tenham vergonha na cara e não andem a gozar com aqueles que todos os dias contribuem activamente para manter este Pais "vivo".

terça-feira, outubro 26, 2010

Walkman

Um objecto de culto que desaparece...
Tive muitos leitores de cassetes, mas nunca tive um Walkman. Mas quando uma marca consegue massificar o nome de um objecto e toda a gente deixa de conhecer o leitor de cassestes pelo seu nome próprio e lhe passa a chamar Walkman, é um objecto de culto que nasce.

Ver

Infelizmente, ou felizmente devido à evolução, o Walkman acaba de morrer...

Polvo Paul


We will never forget you.

Ditadores e Portugal

No passado fim de semana, tivemos novamente por terras Lusas o muito conhecido e controverso Hugo Chavez, presidente Venezuelano, que veio a Portugal numa visita de estado relâmpago para assinar uma mão cheia de contratos.

Chavez esteve na bela localidade de Viana do Castelo para assinar contrato para a manufactura nos Estaleiros Navais de dois navios para a Petrolifera Venezuelana e como se não bastasse levou consigo também (ao que parece) o ferry que por ali estava, ferry esse destinado ao Açores mas que se tornara o "elefante branco" dos Estaleiros Navais.
Ora bem, isto cai como mel na sopa para os Estaleiros Navais, já de si moribundos em termos financeiros e os quais apenas tinham contratos com o Estado para a renovação da nossa marinha de guerra. É engraçado, que outros que fizeram contratos milionários para a compra de submarinos com contrapartidas zero para o estado Português e que apenas levaram até Viana investimento estatal, não abram agora a boca para o "diz que disse" politico. Então Senhor Deputado Paulo Portas, o senhor anda esquecido de alguma coisinha???

Como se não bastasse, Chavez ainda assinou contratos para a exportação de tecnologia eólica para a Venezuela e ainda mais uma catrafada de computadores Magalhães.
Chamem manobra politica, chamem o que bem entenderem, mas a verdade é que os investimentos estão cá, são para ser produzidos cá e o resto é letra.

Se o outro ditador (Oliveira Salazar) foi o maior português de todos os tempos (segundo a votação) e se Chavez é também ditador, Portugal parece ter encontrado o seu caminho entre ditadores e parece que desta se esta a dar bem.

P.S. - Qualquer dia em vez do Caramuru em plena Praça da República de Viana do Castelo ainda vou ver uma estátua do Chavez, ou então o Chavez vestido de lavradeira nas festas da Agonia...

sexta-feira, outubro 22, 2010

Só na Europa

O Sporting só sabe vencer e marcar muitos golos nas competições europeias.
Sinceramente, trocava todos estes golos por vitórias consecutivas no campeonato.
Vamos lá ver se há continuidade já este domingo.
Parabéns ao Liedson, que reforça a sua marca na História do Sporting. Mas tem de ganhar um campeonato, que já era tempo de o conquistar.
O Postiga tá a merecer o excelente momento por que passa. A dúvida é se só aguenta até ao Natal, ou temos carteiro pra época inteira.
O redes do Sporting, lá deu o seu perú. Se Paulo Sérgio o queria ver a fazer defesas fantásticas, coisa que não viu, pelo menos ficou a saber que na churrascaria de Alcochete o frango alemão sabe como o português.

quinta-feira, outubro 21, 2010

O efeito do IVA

Por despacho do Ministério da Educação, o pacote de leite chocolatado distribuído aos alunos do 1.º ciclo, vai ser substituído por pacote de vinho branco/tinto PORTA DA RAVESSA. (Taxa do IVA assim mantêm-se nos 13%)

terça-feira, outubro 19, 2010

O meu país inventado

O titulo é tal e qual o nome do livro da grande escritora Isabelle Allende. Enquanto no livro se retrata um país como o Chile, que estes últimos tempos teve sobre si os olhos do Mundo, num resgate fantástico, no qual se vê que juntando esforços tudo é possível, este post será para retratar o meu Portugal, o meu país que não é inventado mas necessita de se reinventar muito rapidamente.
No meu país, ainda existe fé, ainda existe esperança, mas existe muita comodidade. No meu país, ainda existe pessoas de bem, mas existe mais meio mundo a tentar dar cabo de outro meio.
No meu país existem politicos que nunca serão estadistas e estadistas que nunca serão politicos.
No meu país existem poetas, poetas que fingem tão convictamente que a sua poesia se esvai no marujar das ondas que banham a nossa costa.
No meu país ainda existe um Portugal profundo, diferente do Portugal moderno que nos querem fazer vender.
No meu país não existe confiança, não existe querer, não existe ambição...
Existe um país inventado, no qual temos de viver e ajudar a suster para que o país "inventado" não morra nas naus, que neste momento tenta dobrar novamente o cabo das tormentas e que sente que um "Adamastor" a qualquer momento o pode afundar.
Vamos ser fortes, confiantes e cooperantes para que o cabo das tormentas se torne novamente cabo da Boa Esperança e que a nau, na qual este país embarcou navegue em águas calmas e descubra o seu rumo, rumo a um futuro melhor e mais risonho para a nossa e as novas gerações.

Quando os livros de História voltam a ganhar vida

Taxas de emigração iguais às dos tempos do Estado Novo; Crise de Finanças Públicas pior que nos anos 80 que trouxeram o FMI até cá.
De repente, os períodos menos bons da nossa História, que nos bancos da escola estudávamos, suspirando por felizmente fazerem parte do Museu da Memória Colectiva, voltam a ganhar vida, parecendo regressar ainda de forma mais agressiva.
E aqueles que nesse passado eram os estudantes das cadeiras da escola, são agora as principais vítimas dos desgovernos e falências dos nossos políticos.
Estamos sempre a aprender com a vida.

quarta-feira, outubro 13, 2010

13 de Outubro

Sorte nenhuma!

Torneio interno da empresa de futebol indoor.
Levezinho entra na 2ª parte.
Primeiro lance que disputa, com adversário, bola foge, e leva em cheio no pé patada do adversário.
Resultado: marca de pitons bem vincadas no tornozelo.
I love this game!

segunda-feira, outubro 11, 2010

João Benta - que desilusão!


Há 2 semanas o ciclismo voltou a claudicar.
O actual rei da modalidade, Alberto Contador, acusou positivo no Tour de France que voltou a vencer pela 3ª vez consecutiva. O ciclista atribui a causa a um problema gástrico, que de resto teria sido comunicado à organização. Neste momento avalia-se a reacção das instâncias internacionais. Se Contador for efectivamente considerado culpado, será mais uma forte machadada numa modalidade já de si tão mal-tratada.
E como se isto não bastasse, eis que o jovem ciclista do concelho de Esposende, João Benta, que tanta alegria dera com uma fantástica prestação na sua 2ª Volta a Portugal, é notícia pelas piores razões. Acusou positivo num teste. O ciclista assumiu logo a culpa.
João Benta tem 23 anos, e numa modalidade tão vigiada como o ciclismo, onde heróis de outras épocas, como Pantani, Ulrich, Vinokourov, Floyd Landis, Tylor Hamilton, para não falar em tantos outros, caíram num ápice do seu pedestal, não mais se livrando dessa nódoa que se chama doping, como foi possível o corredor marinhense arriscar a sua carreira num acto tão imbecil e irreflectico? A sério, por mais voltas que dê à cabeça, não consigo pensar numa razão justificável. João Benta fala em acto de desespero. Mas que desespero? Seria pressão dos resultados? Pressão de renovar o contrato? Mas se até se estava a portar bem esta época e prometia tanto....
Fosse o que fosse, nada merecia que Benta arriscasse dessa forma. Agora foi apanhado e as consequências só poderão ser as piores.
Benta diz que ainda é novo e vai a tempo de recuperar os danos causados à imagem. Não sei não. Quem tão cedo cai na tentação da malha do doping, dificilmente se livrará do anátema.
Há muito que não ligo à modalidade, mas acompanhava as notícias sobre Benta com interesse e gosto nos jornais locais. Agora, sinceramente, perdi qualquer interesse. Temos alguns corredores a dar cartas no BTT, mas no ciclismo propriamente dito, começo a achar que é como o outro diz: mais vale liberalizar o doping.

sexta-feira, outubro 08, 2010

Eu e os U2

Já sabia que o www.u2gigs.com é um site incrível, com actualidade impressionante das Tours dos U2, e vídeos logo na hora.
O que não sabia, e descobri, é que também fazem um levantamento das músicas que uma pessoa ouviu, respectivos álbuns e snippets tocados. Basta seleccionar os concertos a que assistimos. Ficou assim o meu historial:

You've seen the following 4 shows:

· 2005-08-14 - Lisbon, Portugal - Estadio Jose Alvalade (23 songs)
· 2009-07-24 - Dublin, Ireland - Croke Park (24 songs)
· 2009-07-25 - Dublin, Ireland - Croke Park (23 songs)
· 2010-10-02 - Coimbra, Portugal - Estádio Cidade de Coimbra (24 songs)

We found 46 different songs played during these shows.

· Beautiful Day (4 times)
· City Of Blinding Lights (4 times)
· One (4 times)
· Sunday Bloody Sunday (4 times)
· Vertigo (4 times)
· Where The Streets Have No Name (4 times)
· With Or Without You (4 times)
· Elevation (3 times)
· Get On Your Boots (3 times)
· I Still Haven't Found What I'm Looking For (3 times)
· I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight (3 times)
· Magnificent (3 times)
· MLK (3 times)
· Moment of Surrender (3 times)
· Pride (In The Name Of Love) (3 times)
· Walk On (3 times)
· Breathe (2 times)
· I Will Follow (2 times)
· In A Little While (2 times)
· Miss Sarajevo (2 times)
· Mysterious Ways (2 times)
· No Line On The Horizon (2 times)
· The Unforgettable Fire (2 times)
· Ultra Violet (Light My Way) (2 times)
· Until The End Of The World (2 times)
· 40 (1 time)
· All Because Of You (1 time)
· Angel Of Harlem (1 time)
· Bad (1 time)
· Bullet The Blue Sky (1 time)
· Desire (1 time)
· Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me (1 time)
· Love And Peace Or Else (1 time)
· Mercy (1 time)
· Miracle Drug (1 time)
· New Year's Day (1 time)
· North Star (1 time)
· Return Of The Stingray Guitar (1 time)
· Sometimes You Can't Make It On Your Own (1 time)
· Stuck In A Moment You Can't Get Out Of (1 time)
· The Auld Triangle (1 time)
· The Electric Co. (1 time)
· The Fly (1 time)
· Unknown Caller (1 time)
· Yahweh (1 time)
· Zoo Station (1 time)

We found 27 different snippets played during these shows.

· Here Comes The Sun (3 times)
· You'll Never Walk Alone (3 times)
· Reverend Black Grape (2 times)
· Rock The Casbah (2 times)
· 40 (1 time)
· All You Need Is Love (1 time)
· Amazing Grace (1 time)
· Anthem (1 time)
· Blackbird (1 time)
· Break On Through (1 time)
· Bullet With Butterfly Wings (1 time)
· Do You Remember Rock 'n' Roll Radio? (1 time)
· Don't Stop 'Til You Get Enough (1 time)
· Fool To Cry (1 time)
· Let It Be (1 time)
· Mothers Of The Disappeared (1 time)
· One Love (1 time)
· Please (1 time)
· Rain (1 time)
· Relax (1 time)
· Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1 time)
· Stand By Me (1 time)
· Teenage Kicks (1 time)
· The Hands That Built America (1 time)
· Thunderstruck (1 time)
· Two Tribes (1 time)
· When Johnny Comes Marching Home (1 time)

Songs from 13 U2 albums have been played during these shows. Snippets are not counted.

· How To Dismantle An Atomic Bomb (7 songs)
· All Because Of You · City Of Blinding Lights · Love And Peace Or Else · Miracle Drug · Sometimes You Can't Make It On Your Own · Vertigo · Yahweh
· No Line On The Horizon (7 songs)
· Breathe · Get On Your Boots · I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight · Magnificent · Moment of Surrender · No Line On The Horizon · Unknown Caller
· Achtung Baby (6 songs)
· Mysterious Ways · One · The Fly · Ultra Violet (Light My Way) · Until The End Of The World · Zoo Station
· All That You Can't Leave Behind (5 songs)
· Beautiful Day · Elevation · In A Little While · Stuck In A Moment You Can't Get Out Of · Walk On
· The Joshua Tree (4 songs)
· Bullet The Blue Sky · I Still Haven't Found What I'm Looking For · Where The Streets Have No Name · With Or Without You
· The Unforgettable Fire (4 songs)
· Bad · MLK · Pride (In The Name Of Love) · The Unforgettable Fire
· Unreleased Songs (3 songs)
· Mercy · North Star · Return Of The Stingray Guitar
· War (3 songs)
· 40 · New Year's Day · Sunday Bloody Sunday
· Boy (2 songs)
· I Will Follow · The Electric Co.
· Rattle And Hum (2 songs)
· Angel Of Harlem · Desire
· Cover songs (1 song)
· The Auld Triangle
· Non-album songs (1 song)
· Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me
· Passengers: Original Soundtracks 1 (1 song)
· Miss Sarajevo

Opening songs
· Breathe (2)
· Vertigo (1)
· Return Of The Stingray Guitar (1)

Closing songs
· Moment of Surrender (3)
· 40 (1)

Shows by tour
· 360° Tour (3)
· Vertigo Tour (1)

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Ontem foi a Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Eu católico me confesso: embora reze o terço, nunca soube as razões da sua origem, nem o porquê da designação de Rosário a Nossa Senhora.
A comemoração de ontem despertou-me essa curiosidade, que partilho agora:
**************
A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V, em 1571, quando se celebrava o aniversário da batalha naval de Lepanto. Segundo consta, os cristãos saíram vitoriosos porque invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus, rezando o rosário. A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais.
O Venerável Beda sugerira aos irmãos leigos, pouco familiarizados com o Saltério latino, que se utilizassem de grãos enfiados em um barbante na recitação dos pai-nossos e ave-marias. Segundo a lenda, em 1328 Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, recomendando-lhe a reza do rosário para a salvação do mundo. Rosário significa coroa de rosas oferecidas à Nossa Senhora.
A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha.
Os promotores e divulgadores da devoção do rosário no mundo inteiro foram os dominicanos.
Diz o Papa João Paulo II na sua Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae": "O Rosário, de facto, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio.
Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor."

terça-feira, outubro 05, 2010

Definitivamente....os maiores de todos os tempos!

O regresso dos U2 a Portugal, desta feita em dose dupla, foi, como poderei dizer (se é que há adjectivo que faça toda a justiça aos sentimentos que perpassaram na noite do dia 2)....magnificent!
Claramente melhor que Alvalade há 5 anos. E, vistas as reviews da noite de Domingo, o melhor dos 2 concertos em Portugal da 360º Tour.
O Bono, cinquentão e operado há poucos meses às costas, não parou um segundo, nem no esforço físico, nem na voz, em grande forma e como se quer de um rockeiro...pujante! Com uma set a fazer bombar 45,000 pessoas do primeiro acorde da Return of the stingray guitar, terminando no oh oh oh da Moment of Surrender, no final o cansaço físico só poderia ser enorme, mas 1000 vezes superior a ele, a felicidade interior pelas 2h de concerto intensamente vividas, que só a banda da nossa vida, banda-sonora dos momentos mais importantes da nossa vida, poderia proporcionar.
Não me vou alongar em grandes reviews. A da Blitz diz tudo e remeto para ela.
Apenas acrescentar que foi mágico ouvir a Mercy, uma das músicas que mais gosto dos U2, e agora a ser tocada pela primeira vez ao vivo. Como pela primeira vez foi tocada a North Star, uma balada que tem tudo para entrar no top das músicas de isqueiro dos U2. Fantástica.
I can’t wait any longer for your love
I can’t wait, I can’t wait I can’t wait any longer for it
I can’t wait any longer for your love
Já ficou no ouvido.
Havia algum receio de a Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me sair menos pujante que a Ultraviolet, mas afinal, foi receio sem sentido. Foi uma música fantástica, e ver o Bono a baloiçar com o seu micro-volante avermelhado foi um momento cénico bem divertido.
Como divertida foi a referência à Universidade de Coimbra e à sua antiguidade, e o Bono dizer que a banda nunca andou na Universidade. Gargalhada geral. Mas como se não bastasse, o Bono decidiu perguntar a cada um dos colegas da banda que curso escolheriam tirar se fossem pra Universidade de Coimbra. Foi um momento bem hilariante que vale a pena ser visto.
Se há 5 anos o Bono dizia "hoje somos portugueses", na noite de sábado, ecoavam os primeiros acordes de Moment of Surrender, o público ainda a entoar a With or Without cada vez mais alto, e o Bono, emocionado, a dizer "we surrender to you Portugal". E ajoelhou-se a seguir fazendo a vénia a todos os Portugueses presentes. É um facto: Portugal adora os U2, e os U2 adoram Portugal.
Se há 5 anos pensava que tinha atingido o céu, no que toca à felicidade proporcionada por um concerto, tenho que reconhecer: o de sábado em Coimbra conseguiu bater todos os níveis de felicidade e provar que os U2 não descansam em presentear os seus fãs com o seu melhor: palco, músicas e entrega em cada música e em cada momento!
Foi uma noite muito especial. Como especial foi ter tido a Elena a meu lado, no seu primeiro concerto de U2. Também por isso, Coimbra e a noite com os U2, ocuparão um lugar muito especial no meu coração.
Alinhamento:
Return Of The Stingray Guitar
Beautiful Day
I Will Follow
Get On Your Boots
Magnificent
Mysterious Ways
Elevation
Until The End Of The World
I Still Haven't Found What I'm Looking For
North Star
Mercy
In A Little While
Miss Sarajevo
City Of Blinding Lights
Vertigo
I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
Sunday Bloody Sunday
MLK
Walk
One
Where The Streets Have No Name
Hold Me Thrill Me Kiss Me Kill Me
With Or Without You
Moment of Surrender