eXTReMe Tracker

terça-feira, outubro 05, 2010

Definitivamente....os maiores de todos os tempos!

O regresso dos U2 a Portugal, desta feita em dose dupla, foi, como poderei dizer (se é que há adjectivo que faça toda a justiça aos sentimentos que perpassaram na noite do dia 2)....magnificent!
Claramente melhor que Alvalade há 5 anos. E, vistas as reviews da noite de Domingo, o melhor dos 2 concertos em Portugal da 360º Tour.
O Bono, cinquentão e operado há poucos meses às costas, não parou um segundo, nem no esforço físico, nem na voz, em grande forma e como se quer de um rockeiro...pujante! Com uma set a fazer bombar 45,000 pessoas do primeiro acorde da Return of the stingray guitar, terminando no oh oh oh da Moment of Surrender, no final o cansaço físico só poderia ser enorme, mas 1000 vezes superior a ele, a felicidade interior pelas 2h de concerto intensamente vividas, que só a banda da nossa vida, banda-sonora dos momentos mais importantes da nossa vida, poderia proporcionar.
Não me vou alongar em grandes reviews. A da Blitz diz tudo e remeto para ela.
Apenas acrescentar que foi mágico ouvir a Mercy, uma das músicas que mais gosto dos U2, e agora a ser tocada pela primeira vez ao vivo. Como pela primeira vez foi tocada a North Star, uma balada que tem tudo para entrar no top das músicas de isqueiro dos U2. Fantástica.
I can’t wait any longer for your love
I can’t wait, I can’t wait I can’t wait any longer for it
I can’t wait any longer for your love
Já ficou no ouvido.
Havia algum receio de a Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me sair menos pujante que a Ultraviolet, mas afinal, foi receio sem sentido. Foi uma música fantástica, e ver o Bono a baloiçar com o seu micro-volante avermelhado foi um momento cénico bem divertido.
Como divertida foi a referência à Universidade de Coimbra e à sua antiguidade, e o Bono dizer que a banda nunca andou na Universidade. Gargalhada geral. Mas como se não bastasse, o Bono decidiu perguntar a cada um dos colegas da banda que curso escolheriam tirar se fossem pra Universidade de Coimbra. Foi um momento bem hilariante que vale a pena ser visto.
Se há 5 anos o Bono dizia "hoje somos portugueses", na noite de sábado, ecoavam os primeiros acordes de Moment of Surrender, o público ainda a entoar a With or Without cada vez mais alto, e o Bono, emocionado, a dizer "we surrender to you Portugal". E ajoelhou-se a seguir fazendo a vénia a todos os Portugueses presentes. É um facto: Portugal adora os U2, e os U2 adoram Portugal.
Se há 5 anos pensava que tinha atingido o céu, no que toca à felicidade proporcionada por um concerto, tenho que reconhecer: o de sábado em Coimbra conseguiu bater todos os níveis de felicidade e provar que os U2 não descansam em presentear os seus fãs com o seu melhor: palco, músicas e entrega em cada música e em cada momento!
Foi uma noite muito especial. Como especial foi ter tido a Elena a meu lado, no seu primeiro concerto de U2. Também por isso, Coimbra e a noite com os U2, ocuparão um lugar muito especial no meu coração.
Alinhamento:
Return Of The Stingray Guitar
Beautiful Day
I Will Follow
Get On Your Boots
Magnificent
Mysterious Ways
Elevation
Until The End Of The World
I Still Haven't Found What I'm Looking For
North Star
Mercy
In A Little While
Miss Sarajevo
City Of Blinding Lights
Vertigo
I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight
Sunday Bloody Sunday
MLK
Walk
One
Where The Streets Have No Name
Hold Me Thrill Me Kiss Me Kill Me
With Or Without You
Moment of Surrender

1 comentário:

Elena Meireles disse...

Faço minhas as tuas palavras, e de facto a minha estreia dos U2 ao vivo não poderia ter sido melhor! Foi um concerto muito especial, inesquecível, que me deixou com saudades e vontade de repetir o quanto antes! :P A tua paixão pelos U2 contagiou-me por completo e foi sem dúvida dos melhores concertos de sempre... :)***