eXTReMe Tracker

segunda-feira, outubro 11, 2010

João Benta - que desilusão!


Há 2 semanas o ciclismo voltou a claudicar.
O actual rei da modalidade, Alberto Contador, acusou positivo no Tour de France que voltou a vencer pela 3ª vez consecutiva. O ciclista atribui a causa a um problema gástrico, que de resto teria sido comunicado à organização. Neste momento avalia-se a reacção das instâncias internacionais. Se Contador for efectivamente considerado culpado, será mais uma forte machadada numa modalidade já de si tão mal-tratada.
E como se isto não bastasse, eis que o jovem ciclista do concelho de Esposende, João Benta, que tanta alegria dera com uma fantástica prestação na sua 2ª Volta a Portugal, é notícia pelas piores razões. Acusou positivo num teste. O ciclista assumiu logo a culpa.
João Benta tem 23 anos, e numa modalidade tão vigiada como o ciclismo, onde heróis de outras épocas, como Pantani, Ulrich, Vinokourov, Floyd Landis, Tylor Hamilton, para não falar em tantos outros, caíram num ápice do seu pedestal, não mais se livrando dessa nódoa que se chama doping, como foi possível o corredor marinhense arriscar a sua carreira num acto tão imbecil e irreflectico? A sério, por mais voltas que dê à cabeça, não consigo pensar numa razão justificável. João Benta fala em acto de desespero. Mas que desespero? Seria pressão dos resultados? Pressão de renovar o contrato? Mas se até se estava a portar bem esta época e prometia tanto....
Fosse o que fosse, nada merecia que Benta arriscasse dessa forma. Agora foi apanhado e as consequências só poderão ser as piores.
Benta diz que ainda é novo e vai a tempo de recuperar os danos causados à imagem. Não sei não. Quem tão cedo cai na tentação da malha do doping, dificilmente se livrará do anátema.
Há muito que não ligo à modalidade, mas acompanhava as notícias sobre Benta com interesse e gosto nos jornais locais. Agora, sinceramente, perdi qualquer interesse. Temos alguns corredores a dar cartas no BTT, mas no ciclismo propriamente dito, começo a achar que é como o outro diz: mais vale liberalizar o doping.

1 comentário:

TVO disse...

Melo, o pior de tudo é que são praticantes ou melhor os próprios profissionais da modalidade que estão a "sujar" a imagem deste magnifico desporto.

João Cabreira, Nuno Ribeiro, João Benta e outros deveriam ser irradiados do Desporto !

Bem haja aos castigos destes " fracos do desporto"


PS: Ainda me lembro de em casa da tua avó assistirmos a volta a Portugal em bicicleta :) Boas memórias:)