eXTReMe Tracker

terça-feira, outubro 26, 2010

Ditadores e Portugal

No passado fim de semana, tivemos novamente por terras Lusas o muito conhecido e controverso Hugo Chavez, presidente Venezuelano, que veio a Portugal numa visita de estado relâmpago para assinar uma mão cheia de contratos.

Chavez esteve na bela localidade de Viana do Castelo para assinar contrato para a manufactura nos Estaleiros Navais de dois navios para a Petrolifera Venezuelana e como se não bastasse levou consigo também (ao que parece) o ferry que por ali estava, ferry esse destinado ao Açores mas que se tornara o "elefante branco" dos Estaleiros Navais.
Ora bem, isto cai como mel na sopa para os Estaleiros Navais, já de si moribundos em termos financeiros e os quais apenas tinham contratos com o Estado para a renovação da nossa marinha de guerra. É engraçado, que outros que fizeram contratos milionários para a compra de submarinos com contrapartidas zero para o estado Português e que apenas levaram até Viana investimento estatal, não abram agora a boca para o "diz que disse" politico. Então Senhor Deputado Paulo Portas, o senhor anda esquecido de alguma coisinha???

Como se não bastasse, Chavez ainda assinou contratos para a exportação de tecnologia eólica para a Venezuela e ainda mais uma catrafada de computadores Magalhães.
Chamem manobra politica, chamem o que bem entenderem, mas a verdade é que os investimentos estão cá, são para ser produzidos cá e o resto é letra.

Se o outro ditador (Oliveira Salazar) foi o maior português de todos os tempos (segundo a votação) e se Chavez é também ditador, Portugal parece ter encontrado o seu caminho entre ditadores e parece que desta se esta a dar bem.

P.S. - Qualquer dia em vez do Caramuru em plena Praça da República de Viana do Castelo ainda vou ver uma estátua do Chavez, ou então o Chavez vestido de lavradeira nas festas da Agonia...

1 comentário:

Francisco Melo disse...

Investimentos estão cá? Quais? Aonde? A reportagem da SIC de ontem deu 1 perspectiva mt interessante - há 2 anos atrás, Sócrates e Chavez anunciavam 1 acordo mt bom pra ambas as partes: Pt comprava petróleo à Venezuela, e a Venezuela importava investimento de PT. Passados 2 anos, apenas 1 das partes cumpriu com a sua. Adivinhem qual?
Vi as imagens do Chavez todo contente nos estaleiros, e fico contente se realmente o impulso que os estaleiros estão a precisar vierem mesmo. Mas nisto de ditadores, e tratando-se de Chávez, a história recente ensina-nos a ter mais cautela, e fazer como São Tomé: só vendo para acreditar!