eXTReMe Tracker

domingo, novembro 07, 2010

SPORTING


No dia dedicado a todas as emoções com um Porto-Benfica mais logo ao final da tarde, início de noite, não é do Porto (que espero logo ganhe confortavelmente e sem casos) ou do Benfica, que falo hoje no nosso blog.
Vou falar do Sporting... E não vou falar do Sporting pelas razões que devem estar a pensar, não vou falar do mau arranque de temporada, do seu treinador ou da sua estrutura organizativa. Vou falar do Sporting pelas melhores razões.
Ora bem, se um clube não se resume só ao futebol, o Sporting é o MAIOR clube Português e um dos MAIORES a nível mundial. Um clube não se cinge apenas ao futebol mas a todas as modalidades que o compôem. Sendo assim, o Sporting dá uma "abada" a todos os clubes nacionais e está na frente de grandes "colossos" mundiais.
O Sporting é o clube na Europa com mais troféus - 20.000 (é fantástico, sem dúvida). É o clube com mais atletas campeões europeus, mais atletas campeões mundiais e olimpicos. Apenas é ultrapassado pelo Barcelona no que reporta a atletas olimpicos (109). O Sporting aparece no 3º lugar de clubes com mais títulos Europeus (22), logo a seguir a Barcelona e Real Madrid. 22 títulos dos quais, 15 são em atletismo, 5 em hóquei e patins, um em futebol e um em andebol.
O Sporting a par com o Real Madrid e Barcelona é o clube com mais participações nas taças europeias de futebol, teve no seu plantel o primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa, José Travassos (Zé da Europa). É o único clube que se pode orgulhar de ter dois futebolistas por si formados eleitos melhores jogadores do mundo pela FIFA: Figo e Crisitiano Ronaldo.
O jornal "Sporting" é o mais antigo de todos os jornais de clubes mundiais (o primeiro número data de 31 de Março de 1922).
A Academia do Sporting é considerada a melhor academia de futebol de formação do mundo, sendo seguida pela academia do Lyon e do Ajax (que por muitos anos deteve este título).
Em hóquei em patins é o único clube Europeu com que ganhou as três competições Europeias; uma taça dos campeões, três taças das taças e uma taça CERS. É o único clube Europeu, que até ao momento, ganhou a Taça dos Campeões Europeus de pista, a Taça dos Campeões Europeus de crosse (por 14 vezes). No futebol é ainda o clube que detêm a maior goleada de sempre nas competições europeias, uns dignos 16-1 ao Apoel do Chipre na edição da Taça das Taças de 1963/64 e ainda o recorde de golos marcados por um só jogador num só jogo - 6, de Mascarenha, no jogo mencionado anteriormente.

Bem, não há muito que dizer, factos são factos e nisto o Sporting é campeão.

P.S. - O Melo vai delirar com este POST.

1 comentário:

Francisco Melo disse...

É um post que dá alegria ao ego, mas de pouca duração. O Sporting fez história no desporto em Portugal, ao ponto de ser o 2º maior clube a nível de futebol, e 1 referência nas modalidades. Hoje, no futebol, somos uma lástima, com 2 campeonatos nos últimos 30 anos, e nas modalidades amadoras, acabámos com a maior parte delas, só se safando o andebol, que até aí, não tem conseguido corresponder aos elevados investimentos feitos nos últimos anos. Em conclusão, não é o Sporting da RTP Memória que me interessa mais, mas um Sporting pujante na actualidade, que marcasse o panorama desportivo nos próximos anos.

P.S: Espero, mais logo, um empate. A bem do interesse do campeonato nacional além-Natal.