eXTReMe Tracker

quinta-feira, dezembro 30, 2010

2010 - Um ano para não mais esquecer!

Altos

1. Conclusão do estágio e obtenção do título de Advogado.
2. Conclusão do curso de Medicina da Elena.
3. Promoção a Senior Consultant.
4. Casamentos de grandes e queridos amigos.
5. Amigos e familiar que anunciaram que vão ser pais.
6. Visita do Papa Bento XVI a Lisboa.
7. Concerto U2 em Coimbra.
8. Viagem aos Açores.
9. Visita a Fátima.
10. Familiares e Amigos que passaram ano com saúde.
11. Amigos que arranjaram trabalho.
12. Ordenação do amigo Zé Maria Moreira.

Baixos

1. Desaparecimento do Kuky.
2. Amigos que estão sem emprego.
3. Falecimento de Saldanha Sanches, Mário Bettencourt Resendes e Ernâni Lopes.
4. Falta de comparência em Alvalade. O Sporting já não entusiasma.
5. Problema de saúde do Sr. Monteiro, meu senhorio, e um bom camarada.
6. Perda de dias de férias para fazer exames da Ordem. Fizeram falta mais dias de descanso.

2010 - Desporto

Altos
1 - José Mourinho, porque tudo ganhou, provando que é, sem sombra para dúvidas, o melhor treinador do mundo da actualidade.
2 - Benfica campeão, e Porto 1ª volta da Liga 2010/2011, porque jogaram muito acima da concorrência, do 1m ao min90, marcando muitos golos, e tendo defesa imbatível.
3 - Braga, porque pela primeira vez na sua história conseguiu intrometer-se até à última jornada com os grandes e meritoriamente conquistou lugar na Liga dos Campeões onde representou dignamente o País.
4 - Sporting andebol, porque conquistou primeira prova europeia da modalidade para o País.
5 - Volta ao Algarve em bicicleta, porque ano após ano, afirma-se como a única prova em ciclismo doméstica capaz de reunir as melhores equipas e corredores do pelotão internacional.
6 - Estoril Open, porque voltou a trazer o Roger Federer, e já anunciou alguns craques para a edição do próximo ano. Não é fácil, num torneio que não está na 1ª Liga dos torneios de ténis internacionais, conseguir, ano após ano reunir um excelente naipe de atletas.
7 - Teresa Portela. Pelos excelentes resultados desportivos obtidos este ano, que fazem prometer uma participação de luxo nos JO de Londres 2012.
Baixos
1 - Carlos Queiroz. Porque comprovou, definitivamente, ser um grande flop como treinador. Não conseguiu liderar um balneário, e jogou sempre a medo contra os adversários.
2 - Sporting. Não consegue afastar-se da crise de resultados e liderança que começou há ano e meio atrás. Não consegue rentabilizar os seus melhores jogadores, fez contratações de valor muito duvidoso, e vê os principais rivais a afastarem-se cada vez mais em resultados e adeptos. As audiências no Alvalade XXI baixaram 30% nos últimos anos. Sintomático...
3 - Belenenses. Depois das passagens administrativas, desceu finalmente de divisão e começa a fazer uma travessia do deserto que pode durar anos. É mais um histórico do futebol português que não se aguentou neste final de década.
4- Cristiano Ronaldo. Não soube ser um capitão à altura da Selecção Nacional, e perdeu muito território para Messi que fez um ano em cheio, para além de continuar a levar um estilo de vida discreto, por comparação a Ronaldo, o que o faz bem recebido por todos os estádios onde joga, ao contrário do CR7 que é sempre apupado.
5 - Madaíl. Porque o seu tempo esgotou-se há muito, mas continua agarrado ao lugar. E depois porque levou por diante uma candidatura ao Mundial que só envergonhou o País, para além de ser muito despropositada, numa altura em que o País se vê perante uma grave crise financeira.
6 - Vanessa Fernandes. Porque se eclipsou. A falta da medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim precipitaram a sua desmotivação para a modalidade, tendo até tido uma depressão. Espero que melhore rapidamente, e aproveite os 2 anos que restam até aos Jogos Olímpicos para se preparar bem e voltar a tentar uma medalha.
7 - Rivalidade Benfica/Porto. Cada vez mais insuportável o ambiente de guerrilha gerado entre estes 2 clubes. O próximo ano não promete ser diferente. Começa a ser mais complicado levar pessoas ao estádio quando os próprios intervenientes incendeiam o ambiente.

terça-feira, dezembro 28, 2010

Salvar Portugal!!!

Continuo a ouvir falar na crise, continuamos neste "triste fado" da instabilidade financeira, da instabilidade política e até da instabilidade moral.
Todos opinão, mas ninguêm dá uma solução para salvar o nosso Portugal, ninguêm consegue ter uma única ideia para consolidar as contas, é só cortar onde é mais fácil, no bolso dos trabalhadores, no bolso daqueles que contribuem activamente para o crescimento do país.
Pois bem, eu tenho uma ideia... Pode parecer maluca, mas é uma ideia...
Ora bem, Portugal necessita de uma injecção de capital de cerca de 500.000 milhões de euros (não sei ao certo, mas vamos acho que é um valor aproximado); existem agora cerca de 500.000 milhões de utilizadores do facebook, essa "poderosa" rede social. Porque não utilizar o poder das redes sociais em favor do país, da economia mundial e do bem estar comum???
Se todos os utilizadores doarem 1€, conseguimos tapar o buraco financeiro do país e assim evitar cortes salariais, evitar despedimentos, evitar aumentos da carga fiscal...
E vendo bem as coisas, o que custa 1€ a cada um de nós????

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Da minha viagem de comboio de ontem

Um homem dizer palavrões não é, já de si, muito bonito. Então se for uma mulher a dizê-los pior ainda. É feio. Não combina nada com a elegância e educação que associamos às mulheres. Não é machismo, mas no que toca a elegância, as mulheres costumam superar os homens, e não fica nada bem quando elas nos imitam no que temos de pior. Porque sai ainda mais rude.
Ontem, na viagem que fiz de volta até Lisboa, tinha a meu lado uma jovem dos seus 22, 23 anos. Conversava ao telemóvel, toda irritada. Não se escusava nos palavrões que dizia:
- Mandei o Jorge pro c*****
- Tou aqui toda f****
- P*** que o p****

Depois levantou-se e foi conversar para o intervalo entre as carruagens. Os meus ouvidos voltaram a ganhar um novo sossego.
Quando regressou, puxou duma camisola sobre a mesa, para fazer de almofada, e adormeceu sobre ela. E assim fez o resto da viagem.
Antes de chegarmos a Lisboa, decide tirar a camisola para a trocar por outra mais grossa. Apercebi-me então das suas várias tatuagens.
Realmente, uma personagem esta companheira de lugar que me calhou em sorte.

sábado, dezembro 25, 2010

Um Santo e Feliz Natal!

«Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu», por presente, «o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que crê n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna» (Jo 3, 16).
Um Santo e Feliz Natal para todos!

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Separados à nascença


Alguêm se enganou na maternidade e as separou...


quinta-feira, dezembro 23, 2010

Beatles

Há personalidades que mudam indelevelmente a forma como vemos o mundo e outras que mudam o mundo. Acho que os quatro senhores ao qual este post é dedicado, conseguiram as duas.
Os Beatles são uma banda de referência e uma inspiração para muitas outras bandas que surgiram no pós-beatles. A música tem sem dúvida um periodo antes dos Beatles e depois dos mesmos.
Pois bem, uma das capas mais famosas dos seus albúns, a famosa fotografia numa passadeira de "Abbey road", levou que a mesma passadeira para peões fosse transformada em patrimonio pelo Estado britânico.

Aqui se vê a força de uma banda de rock -- Ver mais

terça-feira, dezembro 21, 2010

Solidariedade para os Dragões

Dia triste para os adeptos portistas, e também para todos aqueles que gostam da bola acima de qualquer clubite.
Pôncio Monteiro, um dos mais antigos comentadores de futebol, não resistiu a um AVC e faleceu hoje aos 70 anos. Defendia apaixonadamente o seu FCP e provocou grandes momentos televisivos, muitos deles recheados de bom humor. Fica o lamento de ter partido tão cedo, e de deixar um vazio na cadeira de comentador desportivo. Porque não era qualquer um que representava o Porto de forma tão peculiar como ele.
Jorge Costa, despediu-se da Académica e disse que vai abandonar o mundo do futebol. Alguma razão pessoal muito grave deve estar por detrás desta decisão. Espero que o "Bicho" regresse rapidamente, pois tem feito um percurso de treinador muito interessante e, acima de tudo, com grande desportivismo, respeitando de forma educada os adversários.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Presidenciais 2011


"Sou muito amigo do professor Cavaco Silva, pessoalmente tenho muito respeito por ele, foi meu professor, trabalhei com ele quatro anos. Mas politicamente desta vez não o apoio. Apoiei-o nas duas candidaturas e fiz parte da comissão. Desta vez não aceitei, e não é por nenhuma contestação pessoal, mas porque a assinatura dele está numa enorme quantidade das piores leis contra a família da História de Portugal”, João César das Neves
Faltou acrescentar que na promulgação das piores leis contra a família da História de Portugal, Cavaco inaugurou um estilo muito peculiar de "promulgo mas não presta!".
Pelas mesmíssimas razões invocadas por João César das Neves, também eu, que há 5 anos votei em Cavaco, desta feita não lhe darei o meu apoio político.
Cavaco promulgou leis que efectivamente não prestam para nada, mas poderia ter usado do veto político como manifestação das suas convicções. Mesmo que elas fossem de novo confirmadas pelo Parlamento, e aí ele não teria mais hipótese de vetar, ao menos tinha vincado de forma firme a sua posição. Mas fez precisamente o contrário. Promulgou leis que eram más e ao mesmo tempo criticou-as duramente, achando que com isso passava a mão no pêlo dos seus eleitores. Patético!

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Bater no fundo

20h15, entro num restaurante pra reservar mesa pra 1 jantar de Natal, e aproveito pra perguntar:
- Sabe-me dizer quanto ficou o Sporting?
- Perdeu 1-0.
Faço má cara. Muito mau perder contra o Levski, que tinha levado 5 em Alvalade.
O meu interlocutor nem dá hipótese e acrescenta logo de seguida:
- Já nem vale a pena perguntar se o Sporting ganhou!
Realmente, que outro resultado se pode esperar deste Sporting, nas actuais condições?
Estamos mesmo a bater no fundo.

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Carlos Pinto Coelho

Um grande comunicador, que promoveu e levou a Cultura de Portugal a todos os cantos do País, fazendo certamente mais por ela do que muitos Ministros que tutelaram a pasta.
Um dia, sem mais, decidiram acabar com o seu programa, na altura, aquele que detinha maior longevidade na grelha da televisão.
Depois do Acontece, não mais voltou a haver um programa do género. E disso viemos a sentir falta. Como ainda hoje...acontece!

quarta-feira, dezembro 15, 2010

E a personalidade do ano para a revista Time é....

Mark Zuckerberg, 26 anos, criador do Facebook.
Segundo a revista, Mark é a segunda personalidade mais jovem a merecer a capa especial da publicação. O que definiu o voto em Mark foi a sua capacidade de alcançar outras pessoas, disse o editor da revista. Em 2010, o FB atingiu 500 milhões de utilizadores.
«É algo que está a transformar a forma como nós vivemos todos os dias», disse Richard Stengel, editor da revista, em entrevista ao programa Today, da NBC, esta quarta-feira. «É uma engenharia social, mudando a maneira como nos relacionamos uns com os outros», completou.
Concordo plenamente que é algo que está a transformar a forma como nós vivemos todos os dias. Mas não sei se para melhor.
O FB é interessante até ao ponto em que permite reencontrar velhos conhecidos que o rasto do tempo nos fez perder o contacto; agendar eventos e poder de uma assentada convidar quem queremos; e acompanhar o que se passa com algum amigo que está longe do País por razões de trabalho.
No entanto, o FB parece-me trazer a desvantagem de outras redes sociais do género: isola as pessoas. As amizades deixam de ser vividas presencialmente, para passarem a ser ocupadas online, ao teclado. Acredito mesmo que muitos que no passado ainda tomavam a iniciativa de combinar um encontro para pôr a conversa em dia, dispensem agora esse esforço, na medida em que já põem a conversa em dia pela net. Mas nada substitui uma boa conversa ao vivo.
Uma das principais características da sociedade contemporânea é a perda do sentido de solidariedade. As pessoas vivem cada vez mais fechadas no seu mundo, de costas voltadas para a multidão. E o FB não ajuda a inverter a tendência, muito pelo contrário.
O FB é um acontecimento extraordinário, que certamente ninguém porá em causa a eleição do seu fundador para personalidade do ano, mas sinceramente, continuo a preferir escolhas como Bono ou Bill Gates, que fazem no terreno o bem pelo próximo.
Em contacto directo com as pessoas, não contacto virtual....

terça-feira, dezembro 14, 2010

Excelente animação

Uma noite especial

Há figuras que nos marcam. Na família, na profissão, na amizade, e também na fé.
O Padre Paulo Araújo, 41 anos, prior da Igreja de São Jorge de Arroios, é um desses casos.
Em meados de Setembro, tentando retomar uma velha aspiração, comecei a frequentar a Santa Missa durante a semana.
Por razões de proximidade, com a casa e o trabalho, o local escolhido foi a Igreja de São Jorge de Arroios. Nunca lá tinha ido à Missa. No entanto, vieram-me à memória conversas dos tempos da faculdade com colega oriundo daquela freguesia, e que me falava maravilhas do seu prior, referindo tratar-se de alguém com uma palavra e um dinamismo cativantes, que a todos conquistava.
A verdade, é que logo na 1ª missa fiquei muito bem impressionado com o Padre Paulo. E as eucaristias seguintes apenas vieram confirmar e reforçar a boa impressão causada.
O Padre Paulo tem um discurso fluente, e as suas homilias são um caso sério de Amor à Palavra de Deus. Palavra essa que nos consegue desconcertar e pôr a reflectir interiormente. O tipo de Padre que não deixa ninguém indiferente, atrever-me-ia a dizer, até mesmo um não-cristão que por alguma razão vá participar nalguma missa naquela Paróquia.
É óbvio que vou à Missa pelo Senhor, mas confesso que quando se tem um sacerdote do calibre do Padre Paulo, ajuda e muito à missão de contemplação e oração que nos move.
Ontem, quando entrava na Paróquia de São Jorge de Arroios para assistir à Missa das 19h15, dei-me conta, à entrada da Igreja, de um cartaz que indicava a celebração, pelas 21h, de uma noite de oração comunitária, a qual tinha por título ""Eu escolhi-te para amar!". Tratava-se, nada mais, nada menos, do que a comemoração festiva dos 12 anos de sacerdócio do Padre Paulo. E que bonita foi a festa!
A Igreja estava muito preenchida, com muita gente jovem, e menos jovens também. A celebração começou com um testemunho de uma amiga do Padre Paulo, que o conhecera ainda ele era rapazola. Contou um pouco do seu percurso de vida, do surgimento da vocação, até ao momento em que se tornou sacerdote. Depois explicou como é que um Padre natural e formado em Coimbra veio parar a Lisboa.
Seguidamente, o Padre Paulo proferiu um breve discurso de agradecimento, reafirmando o seu Amor por Cristo, e a fidelidade à missão para que foi confiado, a qual o honra muito. Mas o momento mais especial da noite ainda estava para vir.
Em homenagem ao dia 13 de Dezembro de 1998, data em que o Padre Paulo foi ordenado, repetiram-se, na noite de ontem, os principais momentos da sua ordenação. O Padre Paulo prostrou-se no chão, junto ao altar, num acto de entrega a Deus, e o povo, ajoelhado, foi entoando a Ladaínha.
De seguida, o Padre Paulo desceu até ao centro, onde as pessoas foram beijar as suas mãos e receber a sua benção. Foi um momento de grande comoção. Dizia depois o Padre Paulo "Sabe muito bem receber palmadinhas nas costas".
Novo momento de júbilo quando um membro do grupo de jovens, refere que uma imagem de Santa Teresa do Menino Jesus vem a caminho da Paróquia de Arroios, oferta da comunidade ao Padre Paulo pelos seus 12 anos de sacerdócio.
Foi uma noite especial, muito bem passada, e repito aqui os votos que expressei ao Padre Paulo: "Que Deus o abençoe e conserve por muitos anos!"

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Uma morte muito estúpida

Embora paroquiano da Igreja de Santa Maria dos Anjos em Esposende, também costumo ir à Igreja de São Miguel nas Marinhas.
Foi com enorme estupefacção e pesar que tomei hoje conhecimento do falecimento trágico do sacristão da Igreja das Marinhas, momentos antes de se iniciar a missa das 18h.
Os desígnios do Senhor são insondáveis, aprendi desde pequeno pelo meu Pai. E ontem, dia da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, foi dia de Festa para toda a Igreja.
Não deixa de ser paradoxal que um dos mais devotos fiéis e cooperantes da nossa Igreja, tenha falecido nesse dia, e por circunstâncias tão trágicas.
Que à Igreja das Marinhas, e muito em particular aos familiares do Sr. Januário Martins, não faltem as orações e bençãos, nesta hora difícil.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

O pecado original é uma realidade misteriosa e pouco evidente para nós enquanto comporta um prolongamento da culpa dos progenitores até todos nós. Neste dia, nós o consideramos na sua conspícua excepção ou melhor no singular privilégio concedido a Maria, que foi dele preservada desde o primeiro instante da sua concepção, da sua existência humana. O valor doutrinal desta festividade é manifesto na prece da celebração litúrgica, que sublinha o privilégio concedido à futura Mãe de Deus; "Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparaste ao teu Filho uma morada digna dele...", e a própria natureza deste privilégio, enquanto não subtrai Maria à Redenção universal efectuada por Cristo: "Tu que a preservaste de toda a mancha na previsão da morte do teu Filho..."

Antes que Pio IX, com a bula Ineffabilis Deus em 1854, definisse solenemente o dogma da Imaculada Conceição, não obstante as hesitações de alguns teólogos, que podiam apelar para o próprio São Tomás de Aquino, tinha-se chegado a um desenvolvimento não só da devoção popular para com a Imaculada mas também nas intervenções dos papas a favor desta celebração. Antes que o calendário romano incluísse a festa em 1476, esta já havia aparecido no Oriente no século sétimo, e contemporaneamente na Itália meridional dominada pelos bizantinos.

Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e finalmente em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória, a toda a cristandade. Mas desde a origem do cristianismo Maria foi venerada pelos fiéis como a TODA SANTA. No primeiro esboço da festa litúrgica da Conceição, anterior ao século sétimo, nota-se, se não a profissão explícita da isenção da culpa original, pelo menos uma persuasão teologicamente equivalente. "Potuit, decuit, ergo fecit", havia argumentado um brilhante teólogo medieval: "Deus podia fazê-lo, convinha que o fizesse, portanto o fez." Do infinito amor de Cristo para com a Mãe, que a pré-redimiu e a cumulou do Espírito Santo desde o primeiro instante da sua existência, derivou este singular privilégio, que a Igreja hoje celebra para nos fazer meditar sobre a beleza de toda alma santificada pela graça redentora de Cristo.

Quatro anos após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, a Virgem apareceu a Santa Bernadette Soubirous. Para a menina que, timidamente, perguntava: "Senhora, quer ter a bondade de me dizer o seu nome?", Maria respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição."


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Notas soltas

- Portugal perdeu a corrida à organização do Mundial 2018. Ainda bem! Foi uma derrota saborosa. A candidatura já de si era sofrível, pois os principais jogos iam todos para Espanha, e depois não se via qualquer mais-valia económica na realização de tal empreitada, por muito que Madaíl e seus comparsas dissessem o contrário.
Custa que Sócrates e Zapatero, que têm em mãos a pior crise dos últimos 15 anos, tenham embandeirado nesta loucura. Tivessem juízo e teriam posto fim a esta brincadeira, com a mesma determinação (?) com que suspenderam o TGV.
- Marinho Pinto foi reeleito Bastonário da Ordem dos Advogados. Foi uma não surpresa. O estilo agressivo, trauliteiro, muitas vezes a roçar a má educação, contribuiu para baixar o nível e prestígio da Ordem junto da sociedade. Mas não é a sociedade que dá votos, mas sim os advogados. E aí há milhares e milhares de jovens, sem oportunidades, ou quando as têm não são pagos por elas, e para esses, que são a maioria, Marinho Pinto surge como um justiceiro, alguém que os defende junto dos opressores. Foi essa a lógica que ditou o sentido de voto na Ordem, daí a estrondosa vitória de Marinho.
Os próximos 3 anos vão ser mais do mesmo. Ataques à Justiça, diabolização do sistema de ensino do Direio junto das faculdades, necessidade da Ordem se proteger dos milhares de licenciados que vão a parar a Direito à falta de imaginação, e os órgãos da Ordem a quererem sabotar o mandato de Marinho.
- Ernâni Lopes e Tânia Silva. O primeiro, uma figura de alto relevo da sociedade, a quem o País muito deveu nos tempos do Bloco Central, no controlo do défice orçamental e entrada na CEE, e que nos últimos anos travou dura batalha contra um linfoma de que padecia. A segunda, um nome desconhecido para o País, mas não para Esposende, onde a sua luta contra a leucemia, em que procurou um dador de medula óssea compatível, moveu a sociedade esposendense como nunca se tinha visto, num exemplo de persistência e coragem que a todos impressionou, puxando a solidariedade e generosidade de um povo ao de cima. Faleceram os 2 esta semana, depois de terem combatido sem quartel as doenças de que padeciam.
Quando vemos casos assim, de pessoas com um percurso de vida extraordinário, ou de tenra idade, que deram uma luta sem igual contra uma doença terrível, e acabarem vencidos por ela, a primeira reacção é de desânimo e pensar "perderam!". Mas não temos que ir por este lado pessimista e redutor do sucedido. Há dias deparei-me com uma máxima, que em tradução livre, dizia mais ou menos o seguinte "não chores porque acabou, alegra-te porque aconteceu".
Ernâni Lopes e Tânia Silva já não vão estar mais aqui connosco, mas enquanto cá estiveram foram certamente pessoas maravilhosas para os seus mais próximos, e que deram testemunhos de vida impressionantes que a todos que com eles conviveram seguramente marcarão as suas vidas para todo o sempre. É essa lembrança o melhor testemunho que nos deixaram, e de que nos devemos sempre lembrar nos momentos de maior aflição. E testemunhos de alegria também, porque eles tiveram os seus momentos de risos. Por isso, só temos de dar Graças por termos tido a felicidade de conhecer, pessoalmente, ou à distância, pessoas assim. Que nos marcam!
Como crente, e porque também já "perdi" 1 familiar e 1 grande amigo que me diziam muito, acredito, e gosto de pensar nisso com frequência, que não os perdi mas antes ganhei dois intercessores muitos especiais junto de Deus, e que intercederão por mim quando as ocasiões da vida o exigirem. A verdade, é que olhando para alguns acontecimentos da minha vida nos últimos anos, sinto que isso já aconteceu algumas vezes.
Gostaria que fosse essa a forma de olhar dos amigos e familiares da Tânia. Certamente que nem todos alinharão pelo mesmo pensamento, pois as crenças e fés são próprias de cada um. Mas o luto não tem que ser visto necessariamente como uma fatalidade, podendo ser encarado com optimismo. Quando leio testemunhos no FB de que "ganhou-se um anjo no Céu", é a esse optimismo que me refiro. Que não seja uma frase de despedida feita, mas antes um encarar de vida verdadeiro e sincero.