eXTReMe Tracker

quinta-feira, dezembro 30, 2010

2010 - Desporto

Altos
1 - José Mourinho, porque tudo ganhou, provando que é, sem sombra para dúvidas, o melhor treinador do mundo da actualidade.
2 - Benfica campeão, e Porto 1ª volta da Liga 2010/2011, porque jogaram muito acima da concorrência, do 1m ao min90, marcando muitos golos, e tendo defesa imbatível.
3 - Braga, porque pela primeira vez na sua história conseguiu intrometer-se até à última jornada com os grandes e meritoriamente conquistou lugar na Liga dos Campeões onde representou dignamente o País.
4 - Sporting andebol, porque conquistou primeira prova europeia da modalidade para o País.
5 - Volta ao Algarve em bicicleta, porque ano após ano, afirma-se como a única prova em ciclismo doméstica capaz de reunir as melhores equipas e corredores do pelotão internacional.
6 - Estoril Open, porque voltou a trazer o Roger Federer, e já anunciou alguns craques para a edição do próximo ano. Não é fácil, num torneio que não está na 1ª Liga dos torneios de ténis internacionais, conseguir, ano após ano reunir um excelente naipe de atletas.
7 - Teresa Portela. Pelos excelentes resultados desportivos obtidos este ano, que fazem prometer uma participação de luxo nos JO de Londres 2012.
Baixos
1 - Carlos Queiroz. Porque comprovou, definitivamente, ser um grande flop como treinador. Não conseguiu liderar um balneário, e jogou sempre a medo contra os adversários.
2 - Sporting. Não consegue afastar-se da crise de resultados e liderança que começou há ano e meio atrás. Não consegue rentabilizar os seus melhores jogadores, fez contratações de valor muito duvidoso, e vê os principais rivais a afastarem-se cada vez mais em resultados e adeptos. As audiências no Alvalade XXI baixaram 30% nos últimos anos. Sintomático...
3 - Belenenses. Depois das passagens administrativas, desceu finalmente de divisão e começa a fazer uma travessia do deserto que pode durar anos. É mais um histórico do futebol português que não se aguentou neste final de década.
4- Cristiano Ronaldo. Não soube ser um capitão à altura da Selecção Nacional, e perdeu muito território para Messi que fez um ano em cheio, para além de continuar a levar um estilo de vida discreto, por comparação a Ronaldo, o que o faz bem recebido por todos os estádios onde joga, ao contrário do CR7 que é sempre apupado.
5 - Madaíl. Porque o seu tempo esgotou-se há muito, mas continua agarrado ao lugar. E depois porque levou por diante uma candidatura ao Mundial que só envergonhou o País, para além de ser muito despropositada, numa altura em que o País se vê perante uma grave crise financeira.
6 - Vanessa Fernandes. Porque se eclipsou. A falta da medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim precipitaram a sua desmotivação para a modalidade, tendo até tido uma depressão. Espero que melhore rapidamente, e aproveite os 2 anos que restam até aos Jogos Olímpicos para se preparar bem e voltar a tentar uma medalha.
7 - Rivalidade Benfica/Porto. Cada vez mais insuportável o ambiente de guerrilha gerado entre estes 2 clubes. O próximo ano não promete ser diferente. Começa a ser mais complicado levar pessoas ao estádio quando os próprios intervenientes incendeiam o ambiente.

Sem comentários: