eXTReMe Tracker

terça-feira, dezembro 14, 2010

Uma noite especial

Há figuras que nos marcam. Na família, na profissão, na amizade, e também na fé.
O Padre Paulo Araújo, 41 anos, prior da Igreja de São Jorge de Arroios, é um desses casos.
Em meados de Setembro, tentando retomar uma velha aspiração, comecei a frequentar a Santa Missa durante a semana.
Por razões de proximidade, com a casa e o trabalho, o local escolhido foi a Igreja de São Jorge de Arroios. Nunca lá tinha ido à Missa. No entanto, vieram-me à memória conversas dos tempos da faculdade com colega oriundo daquela freguesia, e que me falava maravilhas do seu prior, referindo tratar-se de alguém com uma palavra e um dinamismo cativantes, que a todos conquistava.
A verdade, é que logo na 1ª missa fiquei muito bem impressionado com o Padre Paulo. E as eucaristias seguintes apenas vieram confirmar e reforçar a boa impressão causada.
O Padre Paulo tem um discurso fluente, e as suas homilias são um caso sério de Amor à Palavra de Deus. Palavra essa que nos consegue desconcertar e pôr a reflectir interiormente. O tipo de Padre que não deixa ninguém indiferente, atrever-me-ia a dizer, até mesmo um não-cristão que por alguma razão vá participar nalguma missa naquela Paróquia.
É óbvio que vou à Missa pelo Senhor, mas confesso que quando se tem um sacerdote do calibre do Padre Paulo, ajuda e muito à missão de contemplação e oração que nos move.
Ontem, quando entrava na Paróquia de São Jorge de Arroios para assistir à Missa das 19h15, dei-me conta, à entrada da Igreja, de um cartaz que indicava a celebração, pelas 21h, de uma noite de oração comunitária, a qual tinha por título ""Eu escolhi-te para amar!". Tratava-se, nada mais, nada menos, do que a comemoração festiva dos 12 anos de sacerdócio do Padre Paulo. E que bonita foi a festa!
A Igreja estava muito preenchida, com muita gente jovem, e menos jovens também. A celebração começou com um testemunho de uma amiga do Padre Paulo, que o conhecera ainda ele era rapazola. Contou um pouco do seu percurso de vida, do surgimento da vocação, até ao momento em que se tornou sacerdote. Depois explicou como é que um Padre natural e formado em Coimbra veio parar a Lisboa.
Seguidamente, o Padre Paulo proferiu um breve discurso de agradecimento, reafirmando o seu Amor por Cristo, e a fidelidade à missão para que foi confiado, a qual o honra muito. Mas o momento mais especial da noite ainda estava para vir.
Em homenagem ao dia 13 de Dezembro de 1998, data em que o Padre Paulo foi ordenado, repetiram-se, na noite de ontem, os principais momentos da sua ordenação. O Padre Paulo prostrou-se no chão, junto ao altar, num acto de entrega a Deus, e o povo, ajoelhado, foi entoando a Ladaínha.
De seguida, o Padre Paulo desceu até ao centro, onde as pessoas foram beijar as suas mãos e receber a sua benção. Foi um momento de grande comoção. Dizia depois o Padre Paulo "Sabe muito bem receber palmadinhas nas costas".
Novo momento de júbilo quando um membro do grupo de jovens, refere que uma imagem de Santa Teresa do Menino Jesus vem a caminho da Paróquia de Arroios, oferta da comunidade ao Padre Paulo pelos seus 12 anos de sacerdócio.
Foi uma noite especial, muito bem passada, e repito aqui os votos que expressei ao Padre Paulo: "Que Deus o abençoe e conserve por muitos anos!"

Sem comentários: