eXTReMe Tracker

terça-feira, agosto 23, 2011

Coisas que se escrevem

O Farol de Esposende publicou na sua última edição de 19 de Agosto, pela pena de Manuel Maria Ferreira, um texto laudatório à recém-licenciada em Medicina, a esposendense Marina Carneiro.

Uma laude que descreve o percurso da jovem médica, de forma bastante emotiva, como são exemplos os seguintes pedaços de prosa:

- "A Dra. Marina cedo começou a dar provas da sua invulgar capacidade nos estudos pelo que em 2005, entra sem qualquer dificuldade no curso de Medicina na Universidade de Coimbra (...)"; ou

- "A sua simplicidade e humildade aliadas aos seus conhecimentos ora adquiridos serão, com certeza, dons aos quais poderão os seus doentes recorrer para que as suas maleitas possam ser rapidamente sanadas (...)".

Percebo a felicidade da família por ver um seu ente querido concluir um curso de grande exigência, sobretudo quando se provém de origens modestas. Mas aquilo que poderia ser um testemunho de contentamento, acaba por ser morto pelo ridículo com que é coberta a façanha da jovem - desde a invulgar capacidade nos estudos, passando pelos dons que irão curar as maleitas de que padecem os doentes.

Até parece que em Esposende não há outros jovens que concluíram o curso de Medicina. Até parece que em Esposende não há jovens de origens humildes que em semelhantes ou mais árduas condições também conseguiram concluir com sucesso as respectivas prestações académicas.

O anúncio da formatura da Marina Ribeiro é bem revelador da pequenez da mentalidade portuguesa para quem só se é alguém se se tiver um curso, e então se for de Medicina, merece toda a vassalagem e mais alguma.

Da minha parte, desejo à Marina Carneiro o mesmo que desejo à Margarida Viana, Ana Zão, Elena Meireles, Luís Vilas Boas ou Nuno Roriz, apenas para citar alguns dos esposendenses que também concluiram recentemente o curso de Medicina mas que tiveram a infelicidade de não verem as suas conquistas académicas soberbamente destacadas em qualquer jornal local, toda a sorte do mundo na profissão que irá abraçar, colocando os seus dons ao serviço do bem comum que é a saúde.

Sem comentários: