eXTReMe Tracker

segunda-feira, janeiro 11, 2010

A demagogia do pluralismo..

A saída de Marcelo Rebelo de Sousa da RTP era uma questão de tempo....
Desde há muito que o comentador político vinha mostrando o seu desagrado para com a redução do seu espaço de comentário, que associava a uma estratégia do Governo em calar as vozes críticas que peroravam contra as medidas por ele adoptadas.
Marcelo é o melhor analista político, o único político-comentador que consegue falar mal do seu partido, sem estar a prestar fretes (ao contrário do que sucede com António Vitorino). Além de que tem um discurso/cadência cativantes.
Por isso faz mal a RTP em encostar uma mais-valia da sua programação como é Marcelo. Ao que tudo indica a TVI poderá ser o próximo destino do Professor, no que seria o regresso à casa do filho pródigo.
Esta ideia da RTP em que os comentários/debates políticos deverão passar a ter incluídas todas as sensibilidade políticas é um tiro no pé. Porque nem todos os partidos têm expressão eleitoral para tal, assim como a lógica do comentário de Marcelo ia muito mais além da mera defesa dos interesses do partido da sua cor. Marcelo analisava os factos, da sua perspectiva, mas nunca sendo faccioso. Era por essas, e mais razões, que foi mantendo ao longo dos últimos 9 anos esta presença habitual na televisão sem nunca cansar.
À falta da sua falta de vontade em retomar os combates políticos em sede própria, espero que Marcelo não esteja muito tempo afastado da televisão. Porque os próximos tempos políticos prometem, e o contraditório deverá continuar a ter lugar.

Sem comentários: