eXTReMe Tracker

terça-feira, janeiro 12, 2010

Ridículos...

Nos últimos tempos, portistas e benfiquistas têm mostrado grande animosidade entre si.
Enquanto os da Luz, entusiasmados por uma temporada como não viam há muito, apregoam um novo slogan pelos estádios por este país fora intitulado "Carrega Benfica!", o qual é inspirado na veia goleadora da equipa, já os rapazes do Dragão, acossados pela perda da liderança à dobragem da 1ª volta (o que não se via há muito tempo), e sentindo-se provocados pelos festejos dos lampiões, apregoam que vão conquistar o penta "Contra tudo e contra todos!". Qual deles o mais ridículo...
Relativamente ao Benfica, estão a fazer uma 1ª volta sensacional, com muitos golos marcados e poucos sofridos. É legítima esta confiança reforçada. No entanto, cabe dizer que o Benfica não é nem foi o líder incondicional da Liga durante a 1ª volta. Quando muito, este à frente do campeoanato, 2, 3 jornadas no máximo. O mérito, esse, vai por inteiro para o Braga. Por isso, faz um pouco confusão quando se ouve "Carrega Benfica!". Porque indicia que o Benfica está a demolir os adversários (o que só é verdade para Setúbal e Nacional), e que em consequência lideram incontestavalmente a Liga, o que também não é verdade. Por isso, a frase acaba por perder boa parte do seu encanto quando se vê que nem mesmo carregando forte o Benfica consegue ser 1º no campeonato! Além de que já está eliminado da 2ª prova mais importante em Portugal, a Taça...
Já quanto ao Porto, o grito de revolta "Contra tudo e contra todos!" é argumento jurássico, que não convence ninguém. O Porto se acaba a 1ª volta em 3º é porque não conseguiu ser superior ao sensacional Braga e ao sensacional Benfica. E não reconhecer o mérito do adversário fica (muito)mal, sobretudo a quem foi campeão nos últimos 4 anos.
O Porto até que fez mais 1 ponto que no período homólogo, mas quando os rivais são mais fortes, nada há a fazer, que não respeitar (primeiro) e tentar contrariar (segundo).
Agora, retomar a já gasta e velha guerra contra Lisboa é argumento que deu jeito a Pinto da Costa e ao Porto há 15 anos atrás, mas que nos dias de hoje já ninguém leva a sério.
O Porto tem que se convencer que ninguém é 1º eternamente. Os campeões também perdem. O Porto, que se saiba, ainda não perdeu. Mas tentar contrariar isso fora do campo, em vez das 4 linhas, que é a sede própria, é mais um tiro no pé, como foram as contratações de Prediguer ou Guarín.
Por isso, o Porto tem que se concentrar antes em melhorar o nível da sua equipa, e não embandeirar com mais pseudo-guerrilhas Norte-Lisboa, porque se serve para desviar as atenções, pode não ser suficiente para ganhar jogos em campo.
P.S: amigo meu lembrava-me hoje ao almoço que nos 5 anos que o Dragão já leva como casa do FCP, não se lembra de ver um penalty marcado contra o Porto já em descontos, e quando o Porto ganhava por 1 golo de vantagem. Estive a pensar e também não me lembro. Elogiámos a coragem do árbitro (quem mais se atreveria na casa do Porto a marcar um penalty nesse momento do jogo?). Se alguém souber quando é que foi marcado o último penalty contra o Porto no Dragão a partir do min 85 (e com vantagem de 1 golo ou empate do Porto), a gerência agradece...

Sem comentários: