eXTReMe Tracker

segunda-feira, setembro 20, 2010

Do fds que passou

- Confesso-me triste pela derrota do Sporting.
Na véspera, o Benfica estava na mó de baixo, a equipa B do Sporting dera boa conta de si em Lille, e no domingo sem apelo nem agravo fomos batidos pelas águias de rapina, sem dar qualquer resposta à altura dum "suposto" candidato ao título.
Paulo Sérgio prometia mas parece um "Carvalhal" um pouco melhor.
Vale que de momento o Benfica, para olhar pro Sporting na tabela classificativa, tem que levantar a cabeça. Mas consolo de pouca duração....
- Diz-se que Paulo Bento será hoje anunciado como novo Seleccionador, ou pelo menos, estará ainda mais encaminhado. Depois da novela "Mourinho", trata-se de uma segunda escolha, que o antigo treinador do Sporting não merecia, e a fazer à sua fama de homem que não pactua com essas "novelas" custa-me acreditar que venha aceitar o comando técnico neste contexto.
- A Paróquia de São João de Brito, em Alvalade, Lisboa, testemunhou ontem a posse do novo prior, Padre João Crispim Valente, que vem substituir o veterano Padre Lereno, que era o prior há mais de 35 anos. Durante os anos que vivi em Alvalade, frequentei muitas vezes a missa de São João de Brito e de vez em quando ainda lá vou, como foi ontem o caso, ainda por cima celebrada pelo Cardeal-Patriarca.
Padre Lereno é um bom homem, que desempenhou o seu ministério com muito fervor e empenho. Mas é também o caso de quem a certa altura não soube adaptar a prática à realidade. Homilias de longa-duração, cantorias que nunca mais acabavam e muitas vezes a lembrar as missas fúnebres, com práticas deste género a paróquia do bairro de Alvalade, onde residem mais de 40,000 pessoas, foi perdendo fiéis e crentes, que se mudaram para outras paróquias.
É, por isso, enorme a tarefa do Padre João Valente. Dinamizar, modernizar e reavivar uma Paróquia que em tempos idos foi grande, e hoje perdeu muita da sua pujança.
- Este foi também o casamento de um grande amigo, na simpática terra de Alenquer. No Convento de São Francisco, muito bonito por sinal.
Destaco a homilia do Padre: Com mais de 50 anos de magistério, dizia ter pena dos casamentos que celebrou, e que passado 1 mês os noivos estavam a separar-se. E olhava para os noivos que estava a casar naquele momento e perguntava a si mesmo "que será deles?".
Segundo o Padre, a razão para no casamento muitas relações durarem pouco e os casais romperem logo à primeira discussão prende-se com o seguinte: enquanto que no namoro as discussões regra geral ultrapassam-se bem, porque estamos a querer conquistar o outro, e por isso ficamos mais humildes e damos melhor o braço a torcer, já no casamento como o "outro" já foi conquistado, encontramo-nos num pedestal em que nos achamos superiores, deixando a arrogância, soberba e falta de tolerância moldarem-nos um pouco o espírito.
Foram palavras acertadas, e que deram que pensar!

2 comentários:

Anónimo disse...

Discordo em absoluto da crítica feita ao Padre Lereno. Para mim, uma figura de grande carisma e santidade.
1 abraço,
Rui Santos

Francisco Melo disse...

Caro Rui, mt obg pelo seu comentário.
Quero notar que o Pe. Lereno merece-me toda a estima e consideração, tendo cumprido a sua missão pastoral de forma exemplar.
O balanço é claramente positivo. No entanto, quando se fizer o balanço não podemos fugir ao facto de nos últimos anos o Pe. Lereno se ter esticado demasiado na duração das cerimónias, a par da música pouco estimulante que era tocada nas homilias, tendo levado muitos crentes a procurarem outras paróquias. Dá que pensar porque é que o Campo Grande tem sempre muita assistência e jovens. Por alguma coisa será.
Um abraço